domingo, outubro 30, 2011

A Rainha Dª Maria, esposa de D. Manuel I, casou com Rei de Portugal há 511 anos

D. Maria de Aragão e Castela ou D. Maria de Trastâmara y Trastâmara (Córdoba, 29 de Junho de 1482 - Lisboa, 7 de Março de 1517) foi uma infanta aragonesa, segunda esposa de D. Manuel I, a qual viria a ser rainha de Portugal desde 1501 até à sua morte.
Teve quatro irmãos, entre os quais Joana a Louca, rainha de Castela, e Catarina de Aragão, esposa de Henrique VIII de Inglaterra (da qual o rei inglês se virá a querer divorciar e que estará na origem da separação da Igreja Anglicana da Católica Romana), e ainda Isabel de Aragão (esposa do príncipe Afonso de Portugal e primeira mulher de D. Manuel I).
A morte desta última, em 1498, durante o parto do seu filho, levou a que D. Manuel, numa política de aproximação entre as duas casas reais peninsulares, se viesse a consorciar com a sua irmã Maria em 30 de Agosto de 1500, tendo aí iniciado-se uma ligação dinástica com a Espanha tão profunda que, em última análise, estará na origem dos acontecimentos de 1580.
D. Maria faleceu em 1517, com apenas 35 anos, de causas naturais. Foi sepultada na Madre de Deus, donde foi trasladada para o mosteiro de Belém.

Sem comentários: