terça-feira, setembro 27, 2011

O cantor Meat Loaf nasceu há 64 anos

Meat Loaf é o nome artístico de Michael Lee Aday (nascido com o nome de Marvin Lee Aday a 27 de setembro de 1947, nos Estados Unidos da América). Michael é cantor e ator e lidera uma banda de música, também com o nome de Meat Loaf, onde é vocalista. É conhecido pelo seu álbum Bat Out of Hell e por muitas canções que fizeram parte de bandas sonoras de filmes.
O nome, traduzido em português significa "Rolo de Carne" (prato típico nos EUA, feito com carne picada, queijo, tomate, cebola e especiarias).

Inicia a sua carreira musical aos 20 anos, em Los Angeles, com a banda "Meat Loaf Soul".
Após trabalhar um tempo como mecânico, é contratado para a ópera rock Hair, de estilo hippy, com a qual faz uma digressão pelos EUA.
Gravou um disco em Detroit, com uma cantora chamada Stoney, sendo os primeiros cantores de raça branca a gravar na Motown. Tiveram um êxito relativo.
Em 1971 decide associar-se ao compositor e pianista Jim Steinman. Dois anos mais tarde decidem ir a Los Angeles para apresentar o seu disco, mas este é recusado em todas as discográficas. Decidem financiar o disco pelos seus próprios meios.
Em 1976, num concerto em Woodstock (Nova Iorque), conhece a sua mulher, Leslie Edmond, que trabalhava como manager de Bob Dylan e Janis Joplin.
Após gravarem o disco Bat out of Hell, continuam sem conseguir apoio de nenhuma discográfica. Todd Rundgren, integrante do grupo Utopia, produz o disco.
Em 1977, a sua mulher fica grávida da sua filha Amanda.
Meat Loaf e Jim Steinman decidem fazer uma pausa, mas a discográfica não aceitou, porque queria lançar um segundo disco (Bad for Good). Segundo parece, Meat Loaf estava com uma infecção nas cordas vocais, e isto fê-lo abandonar o projecto, tendo o disco saído como um trabalho a solo de Steinman.
Em 1981 encontrava-se em graves dificuldades financeiras, e o seu trabalho como actor, assim como o seu disco Dead Ringer não tiveram o êxito esperado. O disco de Jim Steinman e o do próprio Meat Loaf competiam nas vendas e nas campanhas de marketing.
Em 1983 triunfa numa digressão pela Europa, mas os seus problemas financeiros agravam-se devido a petições judiciais, ficando na ruína. Apesar disso, consegue gravar Midnight At The Lost And Found, que passa sem pena nem glória, com o tema chamado Wolf At Your Door, que faz referência aos seus múltiplos problemas económicos.
Em 1984 muda para a Arista Records - que anteriormente havia recusado Bat Out Of Hell - para gravar Bad Attitude e Blind Before I Stop.
Consegue alcançar pouco êxito à custa de digressões constantes, até que em 1989 volta a associar-se a Steinman, editando Bat Out Of Hell II, que é lançado no mercado 1993, sendo número um em vendas em todo o mundo. O single I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That) alcança os primeiros lugares nos tops e o videoclip dirigido por Michael Bay é emitido em todo o mundo.
Consegue reconhecimento internacional, sendo galardoado com um Grammy. Após o rotundo êxito do segundo volume de Bat Out Of Hell, lança-se num novo projeto, que saíria em 1995 (Welcome To The Neighbourhood), mas não consegue alcançar o êxito esperado, retomando a faceta de ator, sem deixar de dar concertos. Durante este período pôde-se vê-lo em "Loucos em Alabama" (com Antonio Banderas) ou em "O Clube da Luta" (de David Fincher).
Em 2003, lança um novo disco intitulado Couldn't Have Said It Better (Myself), que conclui com uma versão do clássico de Bob Dylan Forever Young.
Em 2006, volta a unir-se a Jim Steinman para criar a terceira parte da "saga". O disco saiu a 23 de outubro desse ano, com o nome Bat Out Of Hell III: The Monster Is Loose.
Em 2011, sua música Alive foi a banda sonora do Filme Fúria sobre rodas (Drive Angry) com Nicolas Cage no papel principal.

Sem comentários: