terça-feira, agosto 02, 2011

Um patriota morreu há 431 anos

 (imagem de Luís Boléo daqui)
Dom Diogo de Meneses (c. 1520 - Cascais, 2 de Agosto de 1580) foi capitão-mor e 15.º governador da Índia, de 1576 a 1578, em substituição de Rui Lourenço de Távora, que morreu durante a viagem para a Índia. Durante o seu governo deu-se a derrota desastrosa de Alcácer Quibir, o que contribuiu para a degradação progressiva do império português no Oriente.
Lutou ao lado de D. António, prior do Crato, contra a invasão de Portugal por Filipe II de Espanha e foi feito prisioneiro e, posteriormente, decapitado (ou enforcado) por ordem do Duque de Alba : "Após atacar o Castelo de Setúbal, as tropas castelhanas iam submetendo os redutos anti-filipistas. Em Cascais, no mês de agosto, o Duque de Alba venceu a guarnição portuguesa enforcando o comandante dela, D. Diogo de Meneses, além do alcaide Henrique Pereira e dois artilheiros".
Em 17 de Abril de 2010 foi inaugurada em Cascais uma estátua da autoria de Augusto Gil, em homenagem a D. Diogo : " 26.º Governador da Índia chamado a organizar a defesa em Portugal contra a entrada do exército espanhol em território nacional, primeiro no Alentejo e depois em Cascais, tendo sido executado (na fortificação à data existente na Cidadela de Cascais) pelos invasores por não se ter entregue nem rendido."

Sem comentários: