sexta-feira, agosto 19, 2011

A tentativa de golpe de estado e o estrebuchar dos comunistas ortodoxos soviéticos foi há 20 anos

 Grande manifestação em Moscovo contra a tentativa de golpe de Estado de 1991

A tentativa de golpe na União Soviética, também conhecido como o Golpe de Agosto ou o Putsch de Moscovo é o nome de um golpe de Estado ocorrido num período de três dias, entre 19 e 21 de Agosto de 1991 na União Soviética por um grupo da "linha dura" no seio do Partido Comunista da União Soviética, que depuseram brevemente, o líder estabelecido Mikhail Gorbachev e tentaram tomar o controle do país.
Os autores do golpe de Estado foram comunistas conservadores que acreditavam que o programa de reformas de Gorbachev estava indo longe demais e que o novo Tratado da União que chegou a ser negociado imediatamente dispersava o demasiado poder por parte do Governo central para as repúblicas componentes da URSS. O golpe de Estado falhou em três dias e Gorbachev regressou ao poder. Ainda assim, os acontecimentos prejudicaram a legitimidade da PCUS, contribuindo para o colapso da União Soviética.


ADENDA: para quem se quiser rir ou quiser pensar que o tempo parou antes do desaparecimento do Império Soviético, convém ler ISTO...

Sem comentários: