quinta-feira, agosto 04, 2011

A Rainha-Mãe do Reino Unido nasceu há 111 anos

Elizabeth Bowes-Lyon (Londres, 4 de Agosto de 1900 — Londres, 30 de Março de 2002) foi rainha consorte de Jorge VI do Reino Unido de 1936 a 1952. Ela é mãe da Rainha Elizabeth II, a actual monarca britânica.
Após a morte de seu marido, ela passou a ser titulada como Rainha-Mãe, para evitar confusão com sua filha, de mesmo nome.
Ela foi a última rainha consorte da Irlanda e imperatriz da Índia a morrer, tendo seu funeral presenciado por Mary Mc Aleese, então presidente da Irlanda. Quando se casou, em 1923, ela adquiriu o título de duquesa de York, já que seu marido era o segundo filho do então rei, Jorge V, e não o herdeiro aparente da Coroa britânica.
Ela ficou famosa pelo papel que desempenhou para apoiar moralmente seu povo durante Segunda Guerra Mundial. Anos mais tarde, Elizabeth foi considerada o membro mais popular da Família Real Britânica.

A Rainha-Mãe morreu aos 101 anos de idade enquanto dormia no Castelo de Windsor, próximo de Londres em 30 de Março de 2002. Segundo a nota oficial divulgada pelo Palácio de Buckingham, ela morreu às 15.15 horas, com sua filha, a rainha Elizabeth II, ao seu lado.
A saúde da Rainha-Mãe começou a piorar, até que infelizmente morreu no Castelo de Windsor, devido a uma pneumonia e infecção pulmonar. O funeral foi realizado na Abadia de Westminster, de onde o caixão foi levado para o Castelo de Windsor, nos arredores de Londres, e enterrada junto ao marido, na Capela de Saint George. Morreu tão popular quanto o era meio século atrás, depois da II Guerra.
Foi a primeira pessoa da família real britânica a ultrapassar a idade centenária completando 100 anos de idade, com vigor físico e lucidez. Os britânicos a chamavam de a ovó mais querida do país. Adolph Hitler a definiu como a mulher mais perigosa da Europa.


Sem comentários: