quarta-feira, agosto 03, 2011

O poeta Políbio Gomes dos Santos faleceu há 72 anos

(imagem daqui)

Políbio Gomes dos Santos (Ansião, 7 de Agosto de 1911 - Ansião, 3 de Agosto de 1939, foi um poeta português.
Políbio, frequentou o Instituto Militar dos Pupilos do Exército em Lisboa e terminou os seus estudos liceais em Coimbra, tendo aí ingressado na Faculdade de Letras e Direito.
Devido a ter adoecido em Setembro 1938 com tuberculose, esteve internado no Sanatório da Guarda.
Foi um dos colaboradores dos Cadernos da Juventude, da Presença, do Sol Nascente e do O Diabo, assim como fez parte do grupo Novo Cancioneiro de tendência neo-realista.
Actualmente, existe o prémio literário Políbio Gomes dos Santos em homenagem ao poeta.


Poema da Voz Que Escuta



Chamam-me lá em baixo.


São as coisas que não poderam decorar-me:


As que ficaram a mirar-me longamente


E não acreditaram;


As que sem coração, no relâmpago do grito,


Não poderam colher-me.


Chamam-me lá em baixo,


Quase ao nível do mar, quase à beira do mar,


Onde a multidão formiga


Sem saber nadar.


Chamam-me lá em baixo


Onde tudo é vigoroso e opaco pelo dia adiante


E transparente e desgraçado e vil


Quando a noite vem, criança distraída,


Que debilmente apaga os traços brancos


Deste quadro negro - a Vida.


Chamam-me lá em baixo:


Voz de coisas, voz de luta.


É uma voz que estala e mansamente cala


E me escuta.

Sem comentários: