domingo, agosto 07, 2011

O poeta Políbio Gomes dos Santos nasceu há 100 anos

(imagem daqui)

Políbio Gomes dos Santos (Ansião, 7 de Agosto de 1911 - Ansião, 3 de Agosto de 1939, foi um poeta português.
Políbio, frequentou o Instituto Militar dos Pupilos do Exército em Lisboa e terminou os seus estudos liceais em Coimbra, tendo aí ingressado na Faculdade de Letras e Direito.
Devido a ter adoecido em Setembro 1938 com tuberculose, esteve internado no Sanatório da Guarda.
Foi um dos colaboradores dos Cadernos da Juventude, da Presença, do Sol Nascente e do O Diabo, assim como fez parte do grupo Novo Cancioneiro de tendência neo-realista.
Actualmente, existe o prémio literário Políbio Gomes dos Santos em homenagem ao poeta.



Génesis


O mundo existe desde que eu fui nado.

Tudo o mais é um... era uma vez

- A história que se contou.

No princípio criou-se o leite que mamei

E eu vi que era bom e chorei

Quando a fonte materna secou.

A terra era sem forma

E vazia;

Havia trevas no abismo.

E formou-se o chão

E amassou-se o pão

Que eu comi.

(Era este aquela esponja que eu mordia,

Que eu babava,

Que eu sujava,

Que uma gente andrajosa pedia).

E então se fez

a geração remota dos papões:

Nascera a esmola, o medo, a prece

E o rosto que empalidece...

E a rosa criou-se,

Desejada,

E logo o espinho,

A lágrima,

O sangue.

Este era vermelho e doce,

A lágrima doce, brilhante, salgada;

No espinho havia o gosto

Da vingança perfumada.

E eu vi que tudo era bom.

E fizeram-se os luminares

Porque eu tinha olhos,

E o som fez-se de cantares

E de gemidos, Porque eu tinha ouvidos.

Nasceram as águas

E os peixes das águas

E alguns seres viventes da terra

E as aves dos céus.

O homem que então era vagamente feito,

Dominou o homem, comprimiu-lhe o peito,

E fizeram-se as mágoas

E o adeus.

E eu vi que tudo era bom.

A mulher só mais tarde se fez:

Foi duma vez

Em que eu e ela nos somámos

e ficámos três.

Nisto e no mais se gastaram

Sete longuíssimos dias.

O mundo era feito

E embora por tudo e por nada imperfeito,

Eu vi que era bom.

Acaba o mundo

Quando eu morrer.

Sim... será o fim!:

Também tu deixas de existir,

No mesmo dia.

E o resto que se seguir

É profecia.

Sem comentários: