sexta-feira, julho 29, 2011

O segundo Rei de Itália, irmão da Rainha de Portugal Maria Pia, foi assassinado há 111 anos

Humberto Rainiero Carlos Emanuel João Maria Fernando Eugénio de Sabóia (em italiano: Umberto Rainerio Carlo Emanuele Giovanni Maria Ferdinando Eugenio di Savoia) (Turim, 14 de Março de 1844 - Monza, 29 de Julho de 1900), cognominado "o Rei Bom", foi o segundo rei da Itália.

(...)
Em 29 de Julho de 1900, Umberto I foi convidado a Monza para participar de uma cerimónia de entrega de prémios organizada pela Società Ginnastica Monzese Forti e Liberi, evento que contou com equipes de atletas de Trento e Trieste. Embora ele costumasse usar uma cota de malha de protecção sob a camisa, decidiu não usá-la naquele dia em virtude do calor, atitude que contrariava as instruções de seus agentes de segurança. Entre os populares que o saudavam também se encontrava Gaetano Bresci, com um revólver no bolso.
O rei permaneceu no local por cerca de uma hora e, segundo testemunhas, estava de bom humor: "Entre esses jovens inteligentes me sinto rejuvenescido", teria declarado. Ele decidiu retornar ao palácio da Villa Reale di Monza por volta de 22.30 horas, caminhando entre a multidão e a banda de música, que iniciava a "Marcha Real".
Aproveitando-se da confusão, Bresci postou-se à frente do rei e disparou três tiros. Umberto, baleado no ombro, pulmão e coração, dirigiu-se ao general Ponzio Vaglia: "Vamos, eu acho que estou ferido!".
Logo após, a polícia prendeu Brescia (que não ofereceu nenhuma resistência), livrando-o do linchamento pela multidão. Enquanto isso, a carruagem chegava à Villa Reale onde a rainha, já avisada do ocorrido gritava: "Façam algo, salvem o rei!" Mas nada mais podia ser feito, o rei já estava morto.
Seu corpo foi sepultado Panteão de Roma, em 13 de Agosto. Bresci foi julgado e condenado à morte por regicídio em 29 de Agosto, mas a condenação foi comutada em prisão perpétua pelo novo rei, Vítor Emanuel III.

Sem comentários: