quarta-feira, maio 11, 2011

Hoje era dia para fugir de Roma

Milhares de romanos abandonam a cidade com medo de profecia sísmica

Bendandi terá indicado que no dia 11 de Maio de 2011 a cidade ficaria totalmente destruída

Milhares de pessoas vão estar fora de Roma nos próximos dias com medo que uma profecia que data do século passado se torne realidade. A profecia prevê que a capital italiana seja abalada por um potente sismo hoje mesmo, dia 11 de Maio.

A profecia foi feita pelo sismólogo Raffaele Bendandi, morto em 1979, que previu que Roma seria devastada por um potente tremor de terra durante o dia de hoje. À conta desta profecia, milhares de pessoas têm saído da cidade e muitos trabalhadores não se apresentaram hoje ao trabalho, relata a BBC.

As autoridades já apelaram à calma, dizendo que esta profecia não tem fundamento, mas têm passado na televisão diversos programas especiais dedicados ao assunto.

“Vou dizer ao meu patrão que tenho uma consulta médica e que vou tirar o dia”, dizia ontem à Reuters o barman Fabio Mengarelli. “Se tenho de morrer, vou morrer com a minha mulher e com os meus filhos, e muitas outras pessoas farão o mesmo que eu”.

A profecia de Bendandi tem circulado online e de boca em boca há várias semanas. O astrónomo e sismólogo que foi ordenado cavaleiro pelo ditador fascista Mussolini em 1927 pelos seus poderes proféticos ligados à meteorologia terá usado nas suas previsões uma teoria ligada ao movimento dos planetas.

Antes de morrer, Bendandi teria indicado - segundo estes rumores - que no dia 11 de Maio de 2011 a cidade de Roma ficaria totalmente destruída. Este episódio seria seguido por mais dois eventos catastróficos em Maio de 2012.

Porém, a presidente do Osservatorio Geofisico Comunale já veio dizer que não há indícios que justifiquem esta alegada catástrofe iminente. “Posso dizer com certeza absoluta que nos documentos de Raffaele Bendandi não há nenhuma previsão de um sismo para Roma no dia 11 de Maio de 2011”, indicou Paola Lagorio em Março. “Não está lá a data nem o local”.

Tommaso Profeta, director dos serviços romanos de protecção civil, disse ao jornal “La Repubblica” que têm recebido inúmeras chamadas de cidadãos preocupados mas que não há perigo. “Dito isto, o nosso plano é estarmos preparados para um desastre natural”.

Sem comentários: