segunda-feira, janeiro 17, 2011

A roleta sino-árabe de Sócrates

(imagem daqui)

Há negócios que devem ser conhecidos

José Sócrates está nos países árabes com o objectivo reafirmado de promover as exportações nacionais (com ele viajaram 50 empresários) e também para angariar investidores para as empresas portuguesas, sobretudo as públicas que vão ser privatizadas.

O Qatar, ontem, e os Emirados Árabes, hoje e amanhã, são pois, publicamente, mais uma etapa da já tão famosa "diplomacia de negócios", que teve passagens e visitas semelhantes do Brasil à Venezuela, da Líbia à China. Mas, no quadro da actual situação do País, por mais que o primeiro-ministro não queira confirmá-lo, estas suas viagens têm servido igualmente para que o Governo consiga compradores directos para a dívida portuguesa.

Para já, o único caso conhecido oficialmente foi o da China. Depois de o ministro das Finanças se ter recusado sucessivamente a admitir que os chineses nos tinham emprestado dinheiro, foi o próprio vice-presidente do Banco Chinês a confirmá-lo. Ajuda semelhante poderá vir do Brasil. E existirá igual disponibilidade pelo menos da Líbia e, no final da semana, talvez dos países árabes. Estes são os parceiros mais desejáveis para o País fazer frente à grave crise financeira que atravessamos? Seguramente que nem todos eles. Mas são os que temos e é importante que eles existam.

O que está mal neste processo é os contribuintes não só não saberem com quem se está a negociar, mas, sobretudo, a troco de que contrapartidas. Já se sabe que o segredo é a alma do negócio. Mas neste processo de colocação de dívida há sempre um preço a pagar. Os quase 7% que os mercados estão a cobrar-nos são incomportáveis por muito mais tempo. E é preciso perceber se o que estamos a dar em troca aos "países amigos" não terá a médio prazo um custo ainda mais alto.

Os portugueses têm por isso todo o direito de serem informados. A tradição de esconder todas as grandes questões da governação é um mau serviço ao País.


NOTA: acompanhar a leitura do texto com as seguintes músicas:

Aloe Blacc - I Need A Dollar


Gnarls Barkley - Run (I'm A Natural Disaster)

Sem comentários: