segunda-feira, janeiro 24, 2011

O país dos mentirosos, aldrabões e cobardes



Em causa o Cartão do Cidadão
Conselho de Ministros rejeita responsabilidades nas dificuldades em votar

O Ministro da Administração Interna deverá explicar no Parlamento a razão dos problemas ocorridos

A Presidência do Conselho de Ministros (PCM) clarificou que o cartão de cidadão “serve apenas para identificar” e “não possui o número de eleitor” em chip ou sob qualquer outra forma.

Deste modo, segundo o assessor de imprensa da PCM, a responsabilidade dos problemas que se verificaram no domingo, com os eleitores que tiveram dificuldades a votar, não estão relacionadas com o cartão de cidadão, uma vez que é a Direcção Geral da Administração Interna (DGAI) que tem a cargo a gestão do recenseamento.

No entanto, a página oficial do cartão de cidadão na Internet – gerida pela Agência para a Modernização Administrativa que pertence à Presidência do Conselho de Ministros – explica que o cartão de cidadão “agrega e substitui os actuais cartões de contribuinte, de utente do serviço nacional de saúde, de beneficiário da segurança social e de eleitor”. Uma informação que pode ter criado alguma confusão.

Muitos eleitores com cartão de cidadão não se tinham apercebido que lhes tinha sido atribuído novo número de eleitor – devido a alguma alteração efectuada quando fizeram o pedido do cartão - e que por isso votavam numa assembleia de voto diferente do habitual. Esta situação foi agravada pelo bloqueio, durante a tarde, dos serviços tecnológicos da DGAI, que não conseguiram responder aos pedidos dos cidadãos que procuravam saber o seu número de eleitor e local de voto.

Ontem, o PSD e o BE requereram a ida do Ministro da Administração Interna ao Parlamento para explicar o sucedido. Mas esta terça-feira mesmo, o ministro da Administração Interna deverá ser questionado sobre o assunto numa audição parlamentar pedida pelo PCP sobre a detenção de sindicalistas em frente à residência oficial do primeiro-ministro.

in Público - ler notícia

Sem comentários: