domingo, outubro 31, 2010

... e amanhã é dia de todos-os-santos...

só não vê quem não quer ver




o Orçamento tá aparovado o Nani marca um golo bizarro a chuva parou o éfeémeí nomeou o Borges o meu vizinho do quinto esquerdo não teve nenhum acidente de automóvel esta semana istu está tudo ligado ....
in anårca cønštipadö - post de José Manuel Fonseca

Habemos orçamentus

OE - 2011...



O deslizamento da Ribeira Quente (S. Miguel) foi há 13 anos

Geólogos alertam para perigo na Ribeira Quente

Tragédia matou 29 pessoas há 13 anos, mas possibilidade de se repetir é quase certa

Um violento deslizamento de terras e pedras provocado pela chuva torrencial matou 29 pessoas na madrugada de 31 de Outubro de 1997 na freguesia da Ribeira Quente, em São Miguel, Açores. A tragédia que arrasou uma parte antiga da localidade aconteceu há, precisamente, 13 anos. Hoje, apesar das intervenções que mudaram a face da Ribeira Quente e melhoraram a sua segurança, a verdade é que o risco de uma nova catástrofe natural, semelhante à de 1997, não desapareceu.

A ameaça está sempre presente com a aproximação da época das chuvas que "ressuscita" o fantasma de mais derrocadas e soterramentos na freguesia. Segundo o geólogo João Luís Gaspar, "não é preciso ser-se investigador para perceber que, infelizmente, a possibilidade de tal vir a repetir-se é quase certa".

Aqui, as catástrofes naturais, geralmente, repetem-se de uma forma cíclica. Prova disso é que na Ribeira Quente, com a configuração de uma fajã, já ocorreram pelo menos 20 desabamentos ao longo dos séculos, com perda de vidas humanas.

A área geográfica em torno da Povoação, e que se estende entre o Faial da Terra e Ribeira Quente, é a mais fustigada de São Miguel durante mais de 500 anos da sua história. A orografia específica, a constituição geológica das vertentes e a vulnerabilidade a chuvas intensas tornam a zona de elevado risco.

O resultado destas condições é previsível: a catástrofe que se abateu sobre a Ribeira Quente em 1997 poderá voltar a acontecer no futuro. Mesmo sem data ou local marcado. "Esperemos que esteja errado, mas a história repete-se", reforçou.

João Luís Gaspar entende que "a Ribeira Quente precisa de um plano especial de emergência e um novo olhar em termos de ordenamento". Para este geólogo, "é imperativo apostar em sistemas de aviso e alarme, repensar a questão dos acessos e reavaliar os mecanismos de resposta".

Por seu lado, o vulcanólogo Victor Hugo Forjaz defende a transferência "gradual" de famílias que residam em zonas de risco na Ribeira Quente para sítios mais seguros. "Noventa por cento da freguesia são seguros, 10 por cento são inseguras", sendo que os que aqui habitam "deveriam ser deslocalizados, nem que seja faseadamente". Aliás, sabe que existem pessoas que concordam com a ideia de que "houve más construções (por baixo de escarpas) e que gradualmente deveriam ser deslocadas para espaços nos arredores que cumpram regras de ocupação do território.

Depois da tragédia há 13 anos, foi criada uma zona-tampão para a construção. Porém, nem todos os habitantes aceitaram o repto lançado na altura pelas autoridades técnicas no sentido de abandonarem as casas situadas em locais considerados instáveis (sobretudo na parte antiga da Ribeira Quente) e passarem a viver em lugares mais seguros da freguesia ou do concelho.

Para minimizar a vulnerabilidade da Ribeira Quente, que se "mantém", Victor Hugo Forjaz entende que as ribeiras deveriam ser mais bem limpas, assim como ser construída uma via de acesso alternativa à localidade, "não só para retirar pessoas, mas também para fazer chegar alimentos" em alturas de emergência.

in DN - ler notícia

Hoje é dia de pão por Deus...

Google Doodle do dia, com a novidade de ser uma banda desenhada do Scooby-Doo:





Hoje é dia do bolinho...

Humorista juntou cerca de 200 mil pessoas em Washington
No comício de Jon Stewart, a América teve o seu momento zen

Jon Stewart e o seu comparsa Stephen Colbert fizeram três horas de espectáculo

Quando Jon Stewart explicou o motivo que o levou a realizar um “comício” em Washington, no final de três horas de espectáculo, o público já tinha visto o seu comparsa Stephen Colbert atribuir uma medalha à T-shirt preta justa de Anderson Cooper, repórter-estrela da CNN, o robô da Guerra das Estrelas R2D2 falar em palco — ou seja, proferir uma série de bips — e o Peter Pan cantar. Mas faltavam dez minutos para acabar e o espectáculo estava a atingir, se não o seu momento zen, pelo menos o seu momento de sinceridade.

“Estou muito feliz por estarem aqui, apesar de alguns não saberem muito bem porquê”, começou Stewart. Mas foi o seu último suspiro de ironia. O que se seguiu foi um discurso que ecoou o que Barack Obama andou a fazer durante a campanha presidencial, tentando unificar uma América dividida. O humorista Jon Stewart, que entrevistou o Presidente americano na quarta-feira no seu programa, emergiu ontem como um conciliador nacional. “O que é que foi isto exactamente?”, perguntou. Não foi um comício para ridicularizar pessoas de fé, esclareceu, nem para olhar com snobismo para o país real, nem “para sugerir que os tempos não são difíceis e que não temos nada a recear”. Stewart referia-se aos activistas do Tea Party, o movimento de descontentamento popular e ultra-conservador. “Vivemos tempos difíceis, e não o fim dos tempos. E não temos de ser inimigos”, disse.

A mensagem de Stewart, admirado e seguido pela esquerda americana, não se dirigia apenas, nem sobretudo, aos conservadores — os que alguns participantes se referiram como “o outro lado”. “Não ser capaz de distinguir entre racistas a sério e os membros do Tea Party é um insulto, não só para essas pessoas como para os racistas, que são incansáveis no esforço que é preciso para odiar.” Ou ser incapaz de distinguir entre muçulmanos e terroristas. E, no entanto, Stewart sentia-se bem. Porque a imagem dos americanos reflectida pelo sistema político ou pelos media “é falsa”. Os americanos, disse, são gente trabalhadora, “pessoas que estão ligeiramente atrasadas para qualquer coisa que têm de fazer”.

Para ilustrar o seu ponto de vista, os ecrãs gigantes mostraram imagens da fila de trânsito à entrada do túnel que liga New Jersey e Nova Iorque. Os americanos são pessoas que deixam o carro do lado avançar primeiro. O discurso de Stewart vai certamente tornar-se viral no YouTube, como aconteceu com os de Obama em 2008.

in Público - ler o resto da notícia AQUI

A ética republicana e socialista - versão manter os boys com a mão na massa


(imagem daqui)

Altos quadros da REN acusados no processo Face Oculta mantêm-se em funções

O ex-presidente das Redes Energéticas Nacionais (REN), José Penedos, conduziu a empresa entre 2001 e 2010, tendo sido afastado em Novembro do ano passado após o juiz de instrução do processo Face Oculta ter determinado a sua suspensão de funções. Mas o mesmo não aconteceu com três outros altos quadros da empresa, constituídos arguidos mais tarde e agora acusados de vários crimes, entre os quais corrupção para acto ilícito, participação económica em negócio e abuso de poder, que continuam em funções, sem que a REN tenha detectado qualquer tipo de irregularidade no seu comportamento, nas várias auditorias realizadas após a megaoperação de há um ano.

Victor Baptista saiu da administração, mas continua director-geral da REN-SGPS, Fernando Santos mantém-se administrador da REN Trading e Juan Oliveira permanece na Divisão Comercial. A confirmação foi dada ao PÚBLICO por Rodrigo Deus, da LPM, a agência que assessoria a REN, que se recusa a comentar a acusação, argumentando que a empresa ainda não teve acesso ao documento.

A REN garante, contudo, que a nova administração - igual à anterior, com a excepção de José Penedos e Victor Baptista - "implementou importantes alterações na gestão da empresa durante o ano de 2010". E exemplifica: passou a participar na plataforma de compras do Estado, alterou o manual de procedimentos para compras e adjudicações e criou um departamento de compras. "Estas alterações colocam a REN em linha com aquelas que são as melhores práticas a nível europeu", alega a empresa responsável pelo transporte da electricidade em alta tensão.

EP sanciona quatro

Um entendimento bastante diferente tem o procurador Carlos Filipe, no despacho de encerramento do processo Face Oculta. Referindo-se à REN, à Rede Ferroviária Nacional (Refer) e à Estadas de Portugal, o magistrado sublinha por diversas vezes a "absoluta ausência de mecanismos de controlo", quer do património das empresas, quer dos contratos por estas celebrados.

Em relação à REN, o procurador realça que "as pesagens dos resíduos, critério de aferição da sua valoração, foram sempre realizadas nas instalações da O2 [a principal empresa de Manuel José Godinho, o único preso preventivo do processo], inexistindo quaisquer mecanismos de controlo por parte da REN para a sua validação". E salienta: "Aliás, e por paradoxal que pareça, a REN, antes da certificação ambiental, controlou a pesagem de resíduos no momento da carga, quando saíam das suas instalações [...], sendo que, a partir de 2003, no quadro do contrato de gestão global de resíduos e suas prorrogações, deixou, pura e simplesmente, de controlar o processo de pesagem."

Deste modo, conclui o magistrado, "os valores apresentados pela O2 foram aceites pela REN sem que se tenha previamente assegurado, através da pesagem de resíduos, de que o respectivo valor correspondia à quantidade dos indicados pela O2". O procurador refere ainda uma série de quatro "incidentes com valores de pesagem" da O2 que prejudicaram a REN, mas dos quais a sociedade não se queixou. Por isso, explica, foi obrigado a arquivar estes episódios.

O mesmo aconteceu com um caso que envolve a Estradas de Portugal (EP). Contactada pelo PÚBLICO, a EP justifica que do inquérito interno instaurado em Outubro do ano passado "não foi possível obter provas que pudessem consubstanciar queixa-crime contra a O2". E acrescenta que, na sequência da fiscalização, sancionou quatro quadros da empresa, um dos quais com despedimento com justa causa. A empresa recusa, contudo, tornar públicas as conclusões da auditoria, adiantando apenas que o inquérito foi dado a conhecer na altura própria ao Departamento de Investigação e Acção Penal de Aveiro.

Também a Refer, que tem sete funcionários entre os acusados (um já não está na empresa), recusa-se a tornar públicas as irregularidades detectadas no inquérito que abriu o ano passado. Diz apenas que está a acompanhar o processo Face Oculta, do qual se constituiu assistente. E adianta que o inquérito, conduzido por um instrutor externo, resultou na instauração de diversos processos disciplinares, alguns com a intenção de despedimento.

"Atenta a complexidade da sua instrução e tramitação, esses processos encontram-se ainda pendentes para decisão final, situação que, por ora, inviabiliza a Refer de prestar quaisquer informações adicionais", alega a empresa numa resposta enviada por e-mail. O PÚBLICO sabe que entre os quadros envolvidos há funcionários que se mantêm em funções, alguns suspensos e outros de baixa.

Acção de Formação - Educador Ambiental


Acção de Formação - Educador Ambiental

Data: 13 e 14 de Novembro de 2010

Local: Centro de Interpretação Ambiental de Leiria

Horário: das 09.30-13.00 e das 14.00-18.30 horas

Formadoras: Mariana Cruz e Raquel Lopes



Conteúdos gerais
  • Fundamentação histórica da Educação Ambiental
  • A crise ambiental e as respostas da sociedade
  • Actuação da Educação Ambiental
  • Estratégias e técnicas a desenvolver em Educação Ambiental

Outros aspectos

Ficheiros de apoio:

A ética republicana e socialista - versão ordenações mário-linas

premios legislatura Mario Lino jamais digas jamais

sábado, outubro 30, 2010

A ética republicana e socialista - versão pressão alta de vereador PS sobre ex-secretária de estado

(imagem daqui)


A ética republicana e socialista - versão ex-ministro Mário Lino e amigos do PS

'Face Oculta'
Mário Lino investigado por suspeitas de corrupção


Ministério Público de Aveiro utilizou declarações de Ana Paula Vitorino para abrir uma investigação. Crime de abuso de poder também pode estar em causa.

Corrupção ou abuso de poder. São estes os dois crimes que o Ministério Público de Aveiro pretende apurar se foram ou não cometidos por Mário Lino, ex-ministro das Obras Públicas. A investigação foi aberta na sequência das declarações prestadas por Ana Paula Vitorino, secretária de Estado de Mário Lino, no processo "Face Oculta", nas quais revelou ter sido alvo de recados por parte do antigo governante.

A informação da abertura de um inquérito contra o antigo ministro - que durante o dia de ontem nunca esteve acessível para atender o DN - foi divulgada, ontem, pelo jornal Sol, cujo subdirector Vítor Rainho é assistente no processo. Também Ana Paula Vitorino, actualmente deputada do PS, não respondeu às chamadas do DN.

Segundo o despacho do procurador de Aveiro, João Marques Vidal, "importa apurar se o então ministro Mário Lino teve uma interferência no processo de reestruturação da Refer ou outro tratamento de favor, factos susceptíveis de integrar, em abstracto, os crimes de corrupção ou abuso de poder".

Segundo Ana Paula Vitorino, o antigo ministro das Obras Públicas transmitiu-lhe recados cuja origem estava em dois "indivíduos" que o próprio Mário Lino qualificou de "muito importantes para o PS": Armando Vara e Lopes Barreira. Ambos, segundo as declarações prestadas por Ana Paula Vitorino estavam "muito preocupados com o comportamento inflexível do presidente do Conselho de Administração da Refer Luís Pardal para com a O2", a empresa de Manuel Godinho.

A antiga secretária de Estado revelou ainda que Mário Lino lhe disse que Manuel Godinho era "amigo do PS" e que ela, como elemento do secretariado nacional socialista (órgão executivo do partido), não poderia ficar indiferente a esse facto. Por outro lado, o Ministério Público afirma que Manuel Godinho prometeu a Armando Vara e a Lopes Barreira contrapartidas financeiras pelos contactos efectuados, assim como "donativos para o PS".

Todo este encadeamento de acontecimentos surgiu - tendo em conta o despacho de acusação - na sequência de queixas feitas por Manuel Godinho a Armando Vara e Lopes Barreira acerca do comportamento de Luís Pardal, enquanto presidente da Refer, no sentido de fechar a porta às empresas do empresário de Ovar.

Como Ana Paula Vitorino se recusou a demitir o presidente da Refer, acabou por ser o próprio Mário Lino a falar com Luís Pardal. Desta diligência foi dado conhecimento a Manuel Godinho que, dias depois, conseguiu uma reunião com o presidente da Refer, segundo consta do despacho de acusação.

Tendo em conta um dos crimes em causa, o de corrupção, fica a dúvida: se, em tese, Mário Lino na qualidade de ministro é suspeito de corrupção passiva, quem é o corruptor activo? Manuel Godinho? Ou o próprio PS, uma vez que seria, nesta versão, o beneficiário das actos de Mário Lino?

A ligação de Mário Lino ao processo (o ex-ministro foi ouvido como testemunha logo no início da investigação) abunda nos autos. Sobretudo nas escutas telefónicas realizadas a Armando Vara e Lopes Barreira, ambos acusados de três crimes de tráfico de influências. O nome do antigo ministro foi sempre invocado como a pessoa que poderia resolver os problemas de Manuel Godinho. Lopes Barreira, por exemplo, chegou a dizer ao telefone que iria encontrar-se com Mário Lino para tratar dos negócios do empresário de Ovar.

As conversas telefónicas interceptadas pela Polícia Judiciária de Aveiro revelam ainda suspeitas de que estariam a ser desenvolvidos mais contactos junto do poder político para obter vantagens para Manuel Godinho. Lopes Barreira, por exemplo, foi escutado a prometer ao empresário de Ovar negócios com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, dizendo-se "amigo pessoal" do secretário de Estado que tinha a respectiva tutela. À altura dos factos era João Mira Godinho, secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar.

Entretanto, Rui Patrício, advogado que representa José Penedos, ex-presidente da REN acusado de quatro crimes, declarou, ontem, que a acusação deduzida contra José Penedos no caso "não retira um milímetro à convicção e ao caminho" seguido para provar a sua inocência. "A acusação agora feita, que deixa alguma sensação de déjà vu, não retira um milímetro à convicção e ao caminho da defesa de José Penedos", disse à Lusa Rui Patrício. Ao todo, o MP acusou 36 arguidos - 34 pessoas e duas empresas - por associação criminosa, corrupção, participação económica em negócio e tráfico de influências, entre outros.

in DN - ler notícia

Um dinossáurio muito católico

Mármore veio da Suíça
Itália: Fóssil de dinossauro encontrado em catedral


Restos do dinossauro ficaram 'impressos' no mármore

Um paleontólogo encontrou o fóssil do crânio de um dinossauro no mármore da escadaria do altar da Catedral de Santo Ambrósio, na cidade italiana de Vigevano.

Em declarações ao site Discovery News, o paleontólogo Andrea Tintori, da Universidade de Milão, responsável pela descoberta, disse que o fóssil "mostra claramente o crânio, as cavidades nasais e numerosos dentes".

Na igreja, construída entre 1532 e 1660, foi utilizado mármore proveniente de uma região da Suíça onde têm sido encontrados muitos fósseis.

Segundo Andrea Tintori, o dinossauro ainda não identificado deverá ter vivido no Baixo Jurássico, há cerca de 190 milhões de anos.

in CM - ler notícia

Uns comem o marisco, os outros pagam a conta - notícia completa

Pagam por sandes em festa da GNR


Rui Pereira presidiu à inauguração do Quartel de Silves antes do almoço numa marisqueira da cidade

Marisqueira exclusiva para entidades oficiais após inauguração do quartel de Silves.


Acabada a cerimónia de inauguração do quartel da GNR, em Silves, na quarta-feira, seguiu-se o almoço. A refeição foi servida na marisqueira Rui, mas foi exclusiva para as entidades oficiais. Aos militares foi servido um lanche, com sandes, mas cada um teve de pagar 2,80 €.

Foram 25 os participantes no almoço, onde foi servido arroz de marisco. Entre eles, o ministro Rui Pereira, que presidiu à inauguração. A conta ficou a cargo da câmara.

"Fomos contactados pelo Governo Civil para saber se oferecíamos o almoço", conta a presidente da autarquia, Isabel Soares. "Apesar da contenção, aceitámos por ser no nosso concelho", explica, referindo que a lista de convidados foi feita "depois de consultado o Governo Civil e a GNR".

Aos militares que trabalham no Quartel, por iniciativa do comandante, foi servido um lanche, a meio da tarde, mas cada um teve de pagar a sua parte. "Na crise actual, a população portuguesa pode tirar as suas conclusões deste caso", comentou ao CM a delegação sul da Associação Profissional da Guarda. "É elucidativo do País. Quem tem menos é que paga", disse, por seu lado, José Alho, da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda. 

in CM - ler notícia

9º Encontro Geologia no IST



A secção de Minas e Georrecursos do Instituto Superior Técnico vai realizar o 9º Encontro “Geologia no IST”. Este encontro é dedicado aos novos desafios que se colocam à indústria mineira, e nele serão debatidos temas como os novos projectos mineiros em Portugal, a problemática dos riscos geológicos e da segurança sendo abordados exemplos mediatizados. Revisitar-se-á neste Encontro a exploração de hidrocarbonetos com particular ênfase para o caso de Portugal e será discutida a vida dos espaços mineiros para além do fim da exploração, em particular serão analisados a reconversão em reservatórios de gás natural e para turismo.

Assim, vimos convidá-la(o) a participar neste 9º Encontro que se realizará no próximo dia 6 de Novembro de 2010 (sábado) às 14.00 horas no Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico.

A participação é gratuita estando sujeita a inscrição prévia, até ao próximo dia 2 de Novembro, pelo e-mail teresa.carvalho@ist.utl.pt, para onde podem também ser pedidas mais informações.

PROGRAMA – AQUI.

HUMOR: Novas Oportunidades vão certificar incompetetências

Um texto meu, recentemente publicado no Inimigo Público:

Feira de Minerais de Coimbra já tem data

AVISO

Vai realizar-se, em Coimbra, no Departamento de Ciências da Terra, de 26 a 28 de Novembro de 2010 (6ª a Domingo), a tradicional Feira de Minerais (XVI Feira Internacional de Minerais de Coimbra).

Em breve serão colocadas mais informações nomeadamente do horário e do número de expositores.

Seminário sobre geotermia em Lisboa



A ARENA – Agência Regional de Energia e Ambiente dos Açores implementa, a nível nacional, o projecto GEOFAR – Geothermal Finance and Awareness in European Regions.

O projecto promovido pela Comissão Europeia no âmbito do Programa IEE – Inteligent Energy for Europe tem por objecto a promoção da energia geotérmica e desenvolvimento de esquemas financeiros para investimentos em energia geotérmica e conta com parceiros de vários países: Erlangen AG Technologie Scouting & Marketing (Alemanha) [coordenador]; Bureau de Recherches Géologiques et Minières (França); ENERGO Group SA (Grécia); Institute of Energy for South-East Europe (Grécia, com competência em vários países); Institute of Geology and Mineral Exploration (Grécia); Instituto Geológico y Minero de España (Espanha); Rödl & Partner GmbH (Alemanha).

A página do projecto pode ser consultada em http://www.geofar.eu/

No próximo dia 5 de Novembro decorrerá um seminário em Lisboa - Hotel SANA Lisboa, Av. Fontes Pereira de Melo, n.º 8 - de acordo com o programa que a seguir disponibilizamos, organizado pelo IENE com a colaboração da ARENA.

Apesar do número de participantes ser limitado, a entrada será gratuita e, no final, será oferecido um almoço buffet aos participantes.

Para os interessados, podem inscrever-se até ao dia 4 de Novembro para geofar@arena.com.pt.

Link para Programa – AQUI.

sexta-feira, outubro 29, 2010

Uns comem o marisco, os outros pagam a conta...

Cartoon de Antero (Blog Anterozóide )


Ainda sem link para a notícia completa, aqui fica a estória: na inauguração do quartel de Silves da GNR o Ministro foi comer, sem pagar, um generoso Arroz de Marisco com as individualidades presentes - os soldados tiveram direito a um tardio lanche de sandes pagas (a 2,8 euros a dose...). Se era para pagar o marisco, acho pouco, mesmo que os desgraçados tenham repetido - devia ser bastante mais, para os que pagam sempre se irem habituando.



ADENDA: a notícia já está completa no site do CM - e vale a pena ler...

A ética republicana e socialista - versão mandar cantar um cego por meio milhão de euros

(imagem daqui)

Meio milhão de euros

"O que é meio milhão de euros? Acha que dá para mandar cantar um cego?". Foi assim que um dos consultores de comunicação favoritos do Governo respondeu à pergunta que lhe foi feita pela revista ‘Sábado’. A empresa deste consultor foi criada em 2007 e facturou 1,2 milhões de euros em adjudicações directas do Governo e do Estado.

A First Five Consulting é uma sociedade anónima criada pelo referido consultor, com um cunhado de um assessor de Sócrates, que entretanto a abandonou, e um advogado que tem relações profissionais com o actual chefe de gabinete do primeiro-ministro. O que choca aqui, porém, não são estas coincidências que aparentemente colocam esta empresa numa plataforma de proximidade com o actual poder.

Os 1,2 milhões de adjudicações directas em tão pouco tempo é certo que não estão ao alcance de qualquer empresa. Mas, na verdade, ninguém está limitado na sua autonomia privada por ser cunhado ou prestador de serviços a pessoas que exercem funções políticas relevantes. O que aqui choca é a total insensibilidade dos insultos feitos aos portugueses com a pornográfica relativização do valor de meio milhão de euros. Só gente muito confortada com o futuro fala desta maneira. E se esse futuro passa pela adjudicação directa de mais 1,2 milhões é uma vergonha sem nome...

in CM - ler texto

ADENDA - este é o post n.º 3750 deste Blog...!

A ética republicana e socialista - versão perdoa-me


Quinta da Escola – um local no PNSAC recomendado por nós



O ano passado colaborámos, no âmbito de uma visita ao Carsoscópio, com uma mestranda da Universidade de Lisboa, permitindo que os nossos alunos respondessem a um inquérito.

Essa mesma mestranda (Verónica Paiva) enviou-nos a versão final da Tese (que iremos aqui divulgar quando a tiver defendido) e ainda o Plano Anual de Actividades da Quinta da Escola – Centro de Educação Ambiental, com imensas actividades, local para dormidas e refeições.

O Blog Geopedrados recomenda este local, situado entre as localidades de Alvados e Serra de Santo António, cuja localização aqui fica (seta verde):


Ver mapa maior

quinta-feira, outubro 28, 2010

A ética republicana e socialista - versão peixe podre do PS

Polícia
Armando Vara acusado de três crimes de tráfico de influências

Armando Vara foi acusado de três crimes de tráfico de influência no âmbito do caso "Face oculta". Penedos, pai e filho, também acusados de crimes neste processo.


O ex-administrador do BCP é acusado de beneficiar o empresário Manuel Godinho. Segundo a acusação revelada hoje, quinta-feira, pelo Departamento de Investigação e Acção penal de Aveiro, "Armando Vara teria recebido 25 mil euros em 20 de Junho de 2009, das mãos de Manuel Godinho, na casa deste sucateiro, no Furadouro, em Ovar", diz o Expresso.

José Penedos, então presidente da Rede Eléctrica Nacional (REN), está acusado de dois crimes de corrupção passiva e dois delitos de participação económica em negócio.

Paulo Penedos, advogado e filho do ex-presidente da REN, foi acusado de um crime de tráfico de influência, confirmou o advogado do arguido.

Ricardo Sá Fernandes adiantou à agência Lusa que o seu constituinte lhe comunicou ter sido notificado pela Comarca do Baixo Vouga, em Aveiro, daquela acusação.

Duas empresas visadas e 34 arguidos

O processo ficou anteontem concluído e na acusação do Ministério Público da Comarca do Baixo-Vouga foram incluídos 34 arguidos e ainda duas empresas. Vão responder por crimes de associação criminosa, corrupção activa e passiva, tráfico de influências, burla agravada, furto qualificado, participação económica em negócio, corrupção activa e passiva no sector privado, falsificação de notação técnica e perturbação de arrematações.

Também no rol dos acusados estão vários administradores de empresas de capital público que efectuaram negócios com Godinho, em que o erário público terá ficado a perder. Fonte ligada ao processo explicou ao JN que o julgamento pode realizar-se em Lisboa, local da sede de empresas públicas lesadas.

in JN - ler notícia

Carta aberta ao Sr. José

O Vendedor de Magalães

Caro Sr. José Sócrates, primeiro ministro de Portugal e vendedor de computadores:

Há coisa de ano e meio, frequentavam os meus filhos respectivamente o 2º e 3º ano do 1º ciclo, foi-me dito que deveria adquirir 2 PC's Magalhães pois os mesmos passariam a ser usados nas escolas.


Dado que:

- Actualmente os meus filhos frequentam respectivamente o 4º ano do 1º ciclo e o 5º ano do 2º ciclo e até à data nenhum dos dois Magalhães teve o prazer de pôr os K's na escola;
- Apesar de ter pago 50€ (cinquenta euros) por cada um, ambos já sofreram avarias;
- Das três vezes que tive que proceder à reparação das avarias paguei mais do que os 50 euros do custo do computador (exemplo: avaria na fonte de alimentação: 70 euros);
- Não sou livre de escolher onde ou por quem quero que o(s) Magalhães sejam reparados, antes sou obrigado a recorrer aos serviços de uma empresa que não conheço e que amavelmente se oferece para fazer a recolha do Magalhães avariado em casa sem avisar que posteriormente cobrará 20 euros por essa deslocação;
- Por virem com dois sistemas operativos instalados (Windows e Linux) e respectivos inúteis programas, não têm espaço de memória livre em disco para guardar nem um documento de Word;
- Não me permitirem, pela mesma razão, desinstalar o Microsoft Office e instalar um programa alternativo como o Open Office (que como deverá saber não tem custos de licenças, nem para mim utilizador, nem teria para mim, contribuinte, se usado de raiz);
- Simplesmente não servem para nada.

Venho pelo acima exposto solicitar a V. Exa. que aceite de volta os dois inúteis Magalhães que tenho cá em casa, devolvendo-me os 100 euros que me custaram e respectivas despesas de reparações (que somam à data 240 euros) pois neste momento estes 340 euros fazem-me muito mais falta do que os ditos Magalhães que ademais V. Exa. não terá dificuldade em revender ao seu amigo Hugo Chávez.

Quanto à educação dos meus filhos não se apoquente V. Exa. pois cada um tem um PC (chama-lhes "torres", não sei se já ouviu falar) que com software livre (linux), apropriado espaço de memória e com o auxílio de um modem que fornece internet (em inglês diz-se "u-ái-re-lé-sse") a toda a casa não ficarão desamparados.

Certo da sua compreensão que desde já agradeço, fico a aguardar que me indique para onde devo enviar os 2 Magalhães. Após receber (em numerário, por favor) os referidos 340 euros.

Cordialmente

João Moreira de Sá


PS (é post scriptum, não um viva ao partido): por favor não mande buscar porque a empresa a quem o governo concedeu o exclusivo da recolha e reparação dos Magalhães cobra carote, conforme informado acima.


NOTA - O meu filho tem muita sorte: está no 3º Ano, numa escola privada, de Leiria,e pediu Magalhães há 3 anos (no seu 1º Ano). A DREC perdeu os papéis de 200 alunos da Escola e no 1ª ano não houve Magalhães; no segundo mandámos novamente os papéis e houve promessa de virem nesse ano, se o Sócrates ganhasse as eleições.... Este ano veio a informação de que não virá para nenhum, excepto para os do 1º Ano...

Indonésia a ferro e fogo

Número de vítimas mortais de sismo e tsunami sobe para 343
Indonésia: Vulcão Merapi volta a entrar em erupção

Quatro mil pessoas perderam as suas casas

O número de mortos devido ao terramoto seguido de tsunami que atingiu na segunda-feira o arquipélago de Mentawai, Indonésia, aumentou esta quinta-feira para 343. A juntar-se à tragédia está novamente o vulcão Merapi, que entrou em actividade esta manhã, dois dias depois da primeira erupção que levou à retirada de mais de 40 mil pessoas e à morte de mais de outras 30.

Ferry Faisal, funcionário da Agência Nacional de Gestão de Desastres de Sumatra Ocidental, indicou que "338 pessoas permanecem desaparecidas" devido ao terramoto magnitude 7,7 na escala Richter e do tsnunami que se fez sentir no país.

Além disso, cerca de 4 mil pessoas perderam as suas casas, destruídas por ondas de até seis metros que entraram nas ilhas Mentawai, situadas próximo ao litoral de Sumatra.

Quarta-feira, chegou à ilha de Pagai, norte de Mentawai, o primeiro avião com ajuda humanitária, carregado com 16 toneladas de barracas, remédios, alimentos e roupas. Contudo as equipas de emergência estão a ter problemas para chegar às ilhas mais remotas.

À tragédia causada pelo tsunami juntou-se a erupção do vulcão Merapi, na região central da ilha de Java, que deixou pelo menos 30 mortos, cerca de 100 feridos e quase 42 mil desalojados.

Esta manhã, família e amigos acompanharam enterros colectivos de algumas vitimas da tragédia que abateu o país.

A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande actividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil terramotos anualmente, a maioria de baixa magnitude e não sentida pela população.




in CM - ler notícia

Música para uns políticos muitos infelizes e tristes


Tango para um novo dia


quarta-feira, outubro 27, 2010

Sugestão para um novo local para futuras negociações do orçamento (do leite achocolatado...)

Aqui:


PS - e assim:


Acabou o tango - viva a margarina com 23% de IVA!

Acabou a negociação do orçamento do leite (achocolatado...)


Mad World

All around me are familiar faces
Worn out places, worn out faces
Bright and early for their daily races
Going nowhere, going nowhere
And their tears are filling up their glasses
No expression, no expression
Hide my head I want to drown my sorrow
No tomorrow, no tomorrow
And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I'm dying
Are the best I've ever had
I find it hard to tell you
'Cos I find it hard to take
When people run in circles
It's a very, very
Mad World
Children waiting for the day they feel good
Happy Birthday, Happy Birthday
Made to feel the way that every child should
Sit and listen, sit and listen
Went to school and I was very nervous
No one knew me, no one knew me
Hello teacher tell me what's my lesson
Look right through me, look right through me 

NOTA - para os puristas, a versão original, dos anos oitenta, dos Tears for Fears:

E não é só o planeta...

O planeta pode estar a perder a coluna vertebral da biodiversidade

Rã da Papuásia - Nova Guiné

A primeira grande avaliação à escala global da taxa de declínio dos vertebrados concluiu que a Terra pode estar a perder a coluna vertebral da biodiversidade. Quase um quinto de todas as espécies de vertebrados tem o estatuto de “quase ameaçadas” no Livro Vermelho da União Internacional para a Conservação da Natureza. Além disso, uma média de 52 espécies de mamíferos, aves e anfíbios sobem todos os anos uma categoria no estatuto de conservação que as aproxima da extinção.


Estas são algumas das conclusões de uma avaliação do estatuto dos vertebrados a nível mundial, liderada por Michael Hoffmann, da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Estiveram envolvidos 174 cientistas, de 115 instituições e 38 países, que publicam hoje esta investigação na edição online da revista Science. Na mesma edição é também publicada uma análise global de vários estudos sobre biodiversidade, feita por uma equipa de 23 cientistas de nove países, liderada pelo português Henrique Miguel Pereira, do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e por Paul Leadley, da Universidade Paris-Sul (ver texto “Cientistas propõem criação de um painel para a biodiversidade”).

O estudo coordenado por Michael Hoffmann utilizou informação existente no Livro Vermelho sobre 25 mil espécies de vertebrados (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes), para ver se o seu estatuto de conservação sofreu alterações ao longo do tempo. Em termos de extinção, esse estatuto é classificado segundo as categorias de “pouco preocupante”, “quase ameaçado”, “vulnerável”, “em perigo”, “criticamente em perigo”, “extinto na natureza” ou “extinto”.

Ora, 20 por cento dos vertebrados de todo o mundo estão hoje classificados como “quase ameaçados” – incluindo 25 por cento de todos os mamíferos, 13 por cento das aves, 22 dos répteis, 41 dos anfíbios, 33 dos peixes cartilaginosos e 15 dos peixes com ossos. Embora os vertebrados sejam apenas três por cento de todas as espécies da Terra, sublinha um dos vários comunicados de imprensa sobre esta avaliação, eles representam papéis vitais nos seus ecossistemas e têm grande importância cultural e económica para os seres humanos.

“A ‘coluna vertebral’ da biodiversidade está a ser erodida”, lamenta o famoso biólogo norte-americano Edward O. Wilson, da Universidade de Harvard, citado num dos comunicados. “Um pequeno passo para cima no Livro Vermelho é um grande passo em direcção à extinção. Esta é apenas uma pequena janela para as perdas globais que actualmente estão a ocorrer.”

Os vertebrados nas regiões tropicais, em particular no Sudoeste asiático, são os que têm conhecido o declínio mais acentuado. A expansão agrícola, o corte de árvores e a caça estão entre as principais causas desse declínio.

Nem tudo é mau. A avaliação também sublinha que as perdas e o declínio teriam sido cerca de 20 por cento piores se não tivessem sido postas em prática acções de protecção das espécies em risco. Os esforços de conservação têm sido mais eficazes no combate às espécies invasoras do que na luta contra a perda de habitats ou a caça.

E a avaliação realça 64 exemplos de mamíferos, aves e anfíbios que tiveram melhorias graças a acções de conservação, incluindo três espécies que tinham sido dadas como extintas na natureza (o condor da Califórnia e o furão de patas negras, nos Estados Unidos, e o cavalo de Przewalski, na China e Mongólia) e estão em recuperação.

A ética republicana e socialista - alguns (bons) exemplos governamentais


"Elevada complexidade técnica" é um dos argumentos oficiais
Governo pagou por um projecto de diploma de arbitragem que propõe justiça fiscal à parte


O Ministério das Finanças pagou 42 mil euros a um escritório de advogados por um projecto de diploma sobre arbitragem fiscal que, caso fosse promulgado, limitaria a acção da administração fiscal e autonomizaria o contencioso judicial de primeira instância, por pressupor que é difícil melhorar o funcionamento do Fisco ou dos tribunais tributários.
O Governo justificou esta encomenda por se tratar de um tema de "elevada complexidade técnica e necessidade de trazer ao texto experiência da advocacia em matéria de contencioso tributário". O processo iniciou-se em 2010 com a audição informal de juristas. E a escolha recaiu sobre Gonçalo Leite de Campos, advogado do escritório Sérvulo & Associados e filho de Diogo Leite de Campos, jurista que é actualmente vice-presidente do PSD e um dos defensores públicos da arbitragem.

Notícia sobre as catástrofes indonésias

Balanço actualizado de 154 mortos
Equipas de resgate lutam para socorrer vítimas de tsunami e vulcão na Indonésia

O vulcão de Mount Merapi entrou em erupção no fim de Agosto, pela primeira vez em séculos

As equipas de socorro indonésias prosseguem as buscas pelos mais de 400 desaparecidos num tsunami que varreu aldeias inteiras no arquipélago de Mentawai, e cujo balanço oficial de vítimas mortais ascendeu esta manhã a 154.


O chefe dos serviços de emergência da província de Sumatra Oeste sublinhou que as operações de resgate enfrentam muitas dificuldades, dado o difícil acesso às ilhas mais afectadas pela vaga gerada pelo terramoto (de 7,7 na escala de Richter, com epicentro a 78 quilómetros a oeste de Pagai Sul, na noite de segunda-feira).

À dificuldade de acesso juntam-se ainda más condições atmosféricas, com chuvas intensas que se devem prolongar nos próximos dias, além de réplicas do terramoto.

As autoridades sublinham ser urgente fazer chegar ajuda aos sobreviventes que perderam casas e não dispõem nem de alimentos. “Já há algumas tendas de campanha [nos locais], mas não são suficientes, são precisas muitas mais”, avaliava o responsável de Sumatra Oeste.

Hoje o Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyoni – que se encontra em visita ao Vietname – deslocar-se-á a Padang, bem perto das zonas mais devastadas em Sumatra, para avaliar as operações de resgate.

Ao mesmo tempo, as autoridades indonésias enfrentam os efeitos da erupção do vulcão de Mount Merapi, ontem, que provocou 28 mortos e 14 feridos graves. Os esforços estão agora em conseguir deslocar mais de 11 mil aldeões que habitam em redor do vulcão, um dos mais activos da Indonésia, nos arredores da cidade de Yogyakarta, na ilha de Java. O alerta permanece elevado, mas os peritos dizem que o vulcão está agora “bastante calmo”.



NOTA: embora com erros (basta ler atentamente a legenda da figura para descobrir dois...) aqui fica a notícia.

Música adequada às negociações de amanhã sobre o IVA da margarina e do leite (achocolatado...)


O orçamento do leite achocolatado - a visão de Mário Soares



A ética republicana e socialista - versão ex-deputado e actual chefe de gabinete de governador civil

Ex-deputado do PS acusado de 19 crimes de corrupção

O Ministério Público acusou um ex-deputado do PS de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva. Carlos Lopes é suspeito de prometer obras a troco de dinheiro para o partido.


Carlos Lopes, ex-deputado do PS pelo círculo de Leiria, foi acusado pelo Ministério Público de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva. Em causa está uma investigação à campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2005 no concelho de Figueiró dos Vinhos. O antigo deputado é acusado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de ter invocado aquela qualidade de forma a angariar dinheiro para a campanha eleitoral junto de construtores civis.

Na investigação levada a cabo pela Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária (UNCC) foi apreendida a Carlos Lopes uma lista, escrita em papel timbrado da Assembleia da República, que discriminava os "doadores" e os "não doadores" para a campanha. Isto num esquema, segundo o Ministério Público, de pagamentos "por fora".

De acordo com informações recolhidas pelo DN, o Ministério Público acusa Carlos Lopes - que era dirigente local do PS - de se ter aproveitado do facto de ser deputado para, nos contactos com os construtores civis a quem pediria dinheiro, aludir futuras obras públicas e concursos que iriam ser abertos, como forma de aliciar os empreiteiros.

A investigação apurou ainda que, no final da campanha, os arguidos aperceberam-se de que as contas não batiam certo.

O PS perdeu a autarquia e nos últimos dias de mandato do socialista Fernando Manata, os arguidos terão levado a cabo um esquema que levou a que fosse a autarquia a pagar algumas despesas partidárias. Terá sido assim com despesas de tipografia e com a contratação de um grupo musical. Esta despesa, segundo a acusação, entrou nas contas da Câmara de Figueiró dos Vinho na rubrica "Festas do Concelho".

Contactado pelo DN, o ex-deputado Carlos Lopes, actualmente chefe de gabinete do governador civil de Leira, rejeitou "por inteiro" a acusação do Ministério Público. "Em 2005, não tinha qualquer responsabilidade que me permitisse prometer obras em troca de favores", justificou ainda o Carlos Lopes, manifestando-se "completamente tranquilo e sereno" com a situação. "Quando fui ouvido na Polícia Judiciária, garantiram-me que não havia nenhuma suspeita de que eu tivesse obtido qualquer vantagem pessoal e isso convém sublinhar", declarou, ontem, ao DN o ex-deputado.

Notícia sobre a mina de Aljustrel

Mineiros pedem mais trabalho

Cobre valorizou quase 300% desde o ano passado mas Portugal não lucra com este 'boom' do mercado.


Os mineiros de Aljustrel dizem-se "enganados" e "traídos" pelo Governo. Isto porque em Dezembro de 2008 o primeiro-ministro, José Sócrates, e o então ministro da Economia, Manuel Pinho, anunciaram a retoma da laboração e, passados quase dois anos, a quantidade de minério extraída é "insignificante", não tendo a empresa gerado mais do que 400 postos de trabalho, "um terço dos necessários para uma actividade de acordo com os valores normais".

Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, Jacinto Anacleto, "numa altura em que o país precisa de criar riqueza e emprego, não se percebe porque é que as minas de Aljustrel não se encontram a funcionar como foi anunciado pelo Governo".

Uma delegação dos trabalhadores mineiros foi ontem recebida em Lisboa por assessores do ministro da Economia, Vieira da Silva, não tendo avançado pormenores sobre a retoma da laboração.

"Foi uma reunião para empalhar. O Estado português já financiou a empresa em muitos milhões de euros para a criação de emprego e formação profissional e não percebemos a razão deste impasse", diz Jacinto Anacleto, referindo que a quantidade de minério actualmente extraída em Aljustrel é "muito pouca face às reservas existentes".

Por outro lado, apesar de os níveis de cobre na mina do Gavião, próximo de Aljustrel, serem "bastante aceitáveis", o sindicato diz que "nem um trabalho de desenvolvimento mineiro" foi feito naquele espaço nos últimos dois anos.

"Não percebemos as razões de tudo isto, o Governo nada nos diz, não foram criados novos postos de trabalho e tememos que venha a acontecer o que sucedeu no passado, ou seja, a suspensão da laboração."

Apontada inicialmente para meados de 2009, a retoma da extracção de minério em Aljustrel foi adiada para Julho deste ano.

"Recomeçaram a actividade extractiva mas em quantidades muito reduzidas", refere Jacinto Anacleto.

Ao DN, o presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Nelson Brito, diz ter garantias de uma retoma "em pleno" até final do ano. "A empresa tem referido a existência de problemas técnicos [para o não cumprimento dos prazos]. O minério que tem estado a ser extraído fica armazenado no interior da mina, algumas quantidades já terão sido comercializadas e a minha expectativa é que a actividade da empresa venha a corresponder às expectativas criadas", adianta o autarca.

Detida pela I'M Mining, controlada pelos irmãos Martins (grupo Martifer), a Almina - Minas do Alentejo é a sociedade que detém o complexo mineiro de Aljustrel, no Alentejo,tendo assinado um contrato de 103,8 milhões de euros com o Estado português para o relançamento das actividades de extracção de cobre, cujo preço no mercado internacional "face à quebra do preço do zinco, assegurará a viabilidade da exploração".

Na London Metal Exange (LEM), bolsa de referência para o preço dos metais a nível mundial, o cobre valorizou-se em quase 300 por cento desde Fevereiro de 2009, estando a ser transaccionado a cerca de 8,3 mil dólares por tonelada.

"É uma cotação que torna este projecto viável gerando a expectativa da criação de novos postos de trabalho", sublinha Nelson Brito, recordando que a mina tem uma "repercussão enorme" na actividade económica do concelho e da região.

in DN - ler notícia

terça-feira, outubro 26, 2010

Erupção na Indonésia

19 mil habitantes retirados do local
Indonésia: Vulcão Merapi entra em erupção


O vulcão indonésio Merapi, localizado na ilha de Java, entrou esta terça-feira em erupção, emitindo por três ocasiões nuvens e cinzas vulcânicas, indicou um vulcanólogo.


"Ouvimos três explosões por volta das 18.00 horas (12.00 horas em Lisboa), que lançaram cinzas até 1,5 quilómetros de altitude e nuvens de vapor ao longo das encostas" do vulcão, afirmou Surono, responsável pela vigilância dos vulcões indonésios.

As autoridades indonésias ordenaram na segunda-feira a retirada de cerca de 19 mil pessoas que vivem num raio de 10 quilómetros, depois de terem elevado o nível de alerta para erupção iminente.

O vulcão Merapi, situado a 26 quilómetros a norte da cidade de Yogyakarta, é um dos 129 vulcões indonésios activos com maior actividade, entrando em erupção, em média, de quatro em quatro anos.

O vulcão, que entrou em erupção pela última vez em 2006, já tinha lançado na segunda-feira pequenas quantidades de lava que atingiram o rio Gendol.

As autoridades oficiais explicaram então que a erupção do Merapi poderia ser idêntica à ocorrida em 1930 quando soterrou 13 aldeias e provocou a morte a 1.400 pessoas.

Em 2006, o vulcão entrou em erupção depois de um terramoto em Yogyacarta e provocou uma nuvem de cinza e gás que causou dois mortos.