segunda-feira, maio 31, 2010

Compre, freguês, enquanto pode...


PM - Primeiro Mentiroso

 

A propaganda rasca de Sócrates

A história que o Gabriel Silva refere aqui resume bem o nível desta gente. Depois do próprio Sócrates pedir um encontro com Chico Buarque, o gabinete do Primeiro-ministro tratou de espalhar pelos jornais portugueses que o famoso músico brasileiro é que tinha pedido a Lula da Silva o encontro. Segundo as notícias fabricadas, porque Chico Buarque "queria muito conhecer José Sócrates". Definitivamente não há vergonha neste Governo.
in O Cachimbo de Magritte - post de Nuno Gouveia

largo dos ratos

Com a devida vénia publicamos, ipsis verbis, um post do Blog portadaloja, do Magistrado do Ministério Público que assina simplesmente José:


Ratos por todo o lado


Um dos fenómenos constantes e preocupantes ligados a este governo de José S. é a quantidade inusitada de coisas que desaparecem, sempre que poderiam esclarecer acontecimentos noticiados. Devido ao relativamente elevado número desses fenómenos, sem autor conhecido, poderão ser atribuídos a ratos metafóricos que os retiram da atenção pública sempre a favor dos mesmos.

Quanto a documentos desaparecidos é uma catástrofe a sucessão de azares que foram acontecendo a este primeiro-ministro, cuja credibilidade, devida à erosão decorrente, se assemelha a uma metáfora da mentira.

Tudo começou mediaticamente com os problemas da licenciatura na Independente, denunciados publicamente por um blog e depois os jornais, a reboque.

Os documentos nunca fizeram bater a bota com a perdigota e tudo por causa de infelizes desaparecimentos de originais que deveriam estar arquivados e nunca estiveram. Em vez dos devidos originais apareceram apócrifos justificativos e alguns notoriamente falseados. Pouca gente se importou a sério e ninguém com responsabilidades políticas de pôr cobro a tal situação ( Parlamento e Presidente da República).

Depois, surgiram casos isolados que atestam um ambiente deletério de ocultação. O processo registral do prédio onde habita uma familiar directa, desapareceu do notário que fez a escritura e o processo camarário do anterior prédio, desapareceu igualmente.

Quando se procurava a ficha biográfica do visado, como deputado na A.R. apenas se encontraram dois exemplares fotocopiados e apócrifos. A original desaparecera misteriosamente e sem deixar rasto sequencial. Pouca gente se importou verdadeiramente e nem o MP investigou devidamente tal fenómeno grave, cujo rato ficou por descobrir.

No caso Freeport os desaparecidos em combate foram as testemunhas de factos contraditórios. Fugidos ou ausentes, desapareceram da ribalta durante o tempo precioso das notícias da TVI.

Mais recentemente, os desaparecimentos foram alargando a outros indivíduos da mesma área de fenómenos estranhos. O deputado Ricardo Rodrigues não encontrou melhor maneira de evitar perguntas incómodas de jornalistas, do que fazer desaparecer os corpos de delito, ou seja, os gravadores que registavam a conversa inoportuna. E os gravadores, eles mesmos, desapareceram depois.

As escutas do Face Oculta, depois de desaparecerem por ordem discutível do poder judicial, desapareceram em forma de resumo, da atenção pública, no Parlamento, por ordem do presidente de uma comissão de inquérito.

Mais recentemente, foi notícia o desaparecimento de documentos de contrapartidas importantes no negócios dos submarinos. Desapareceram, pelos vistos, de uma firma de advogados ligada a estes governos e já na altura em que o presente governo sabia onde estavam.

Quantos mais desaparecimentos vão ainda ser precisos para se restabelecer a normalidade democrática da transparência governativa e política?

O país do faz de conta


PS - quanto professores ou alunos têm de se suicidar para que quem manda veja que o rei vai nu? Quantas mais agressões a professores ou funcionário terão de ocorrer até dizermos basta?

O treme-treme dos Açores


Aqui fica um mapa dos Açores, do Instituto de Meteorologia português, como deve ser: 5 sismos sentidos pela população nos últimos 5 dias...!

Os últimos da nova crise sísmica do Faial, já hoje aqui referida, que parece ser a continuação da do meio deste mês, também por nós já aqui esmiuçada.

E agora os dados dos sismos:

Arquipélago dos Açores (Data de actualização 2010-05-31 18:45)
Data(TU)Lat.Lon.Prof.Mag.Ref.GrauLocal
2010-05-31 04:30 38,70 -29,07 11 3,9 W Faial II/IIICapelo
2010-05-30 21:24 38,76 -28,99 5 3,7 W Faial II/IIIFlamengos
2010-05-30 19:59 38,77 -29,00 6 4,5 W Faial IV/VPraia do Norte
2010-05-27 04:59 37,78 -25,33 3 1,8 Maciço das Furnas IIFurnas

O sismo no Faial de 30.05.2010

Sismo de grau moderado no Faial e Pico

Um sismo com epicentro a cerca de 20 quilómetros a noroeste do Capelo, ilha do Faial, foi registado esta noite, às 20.59 horas (19.59 locais), pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, anunciou o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros.


De acordo com a informação disponível o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (grau moderado na Escala de Mercalli Modificada) em Capelo, Praia do Norte, Cedros, Salão e Castelo Branco, na ilha do Faial, e intensidade III (fraca) em Madalena, na ilha do Pico. Não foram divulgados eventuais danos.

Clint Eastwood - 80 anos

Só para recordar, com música (hoje é dia de festa...) que o consagrado Clint Eastwood faz hoje 80 anos...

Os 13 milagres de 18 de Maio de 2010

Com a devida vénia pela descoberta, publicamos o seguinte post, do Blog portadaloja, de um magistrado que se assina simplesmente José:


Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Requisita à empresa Deloitte & Touche, Lda., António José Oliveira Figueira, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Requisita à Associação dos Bombeiros Voluntários de Colares Rui Manuel Alves Pereira, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Requisita ao Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Hotelaria e Serviços Vítor Manuel Gomes Martins Marques Ferreira, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Augusto Lopes de Andrade para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Requisita à empresa Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S. A.,Arnaldo de Oliveira Ferreira, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o assistente operacional Jorge Martins Morais da Secretaria-Geral do Ministério da Cultura, para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o assistente operacional Jorge Orlando Duarte Vouga do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I. P., para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Jorge Henrique dos Santos Teixeira da Cunha para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa a agente principal da Polícia de Segurança Pública Liliana de Brito para exercer funções de apoio administrativo no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública José Duarte Barroca Delgado para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Manuel Benjamim Pereira Martinho para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Horácio Paulo Pereira Fernandes para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral 
Designa o agente principal da Polícia de Segurança Pública Custódio Brissos Pinto para exercer funções de motorista no Gabinete do Primeiro-Ministro

NOTA: o José não comentar, mas comentamos nós: a pouca vergonha e a impunidade chegaram ao topo da hierarquia do estado português - só estranhamos que não haja nenhum motorista de nome Carlos e forte sotaque brasileiro na lista...

Os duros também envelhecem e fazem anos


Clinton "Clint" Eastwood, Jr. (São Francisco, 31 de Maio de 1930) é um actor, cineasta, produtor e compositor dos Estados Unidos famoso pelos seus papéis típicos em filmes de ação como um cara durão e anti-herói, principalmente como o Homem sem nome da Trilogia dos Dólares nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, e interpretando o Inspector 'Dirty' Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry dos anos 70 e 80.
Como director, seus filmes têm sido criticados positivamente. Já ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme, e foi homenageado em 1995, recebendo o prémio Prémio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o actor favorito dos estadunidenses, e é o único actor da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas.

domingo, maio 30, 2010

Blog em autogestão

Informamos os nossos leitores que os últimos postes aqui colocados são pré-fabricados, pois o trabalho desta semana (uma acção de formação, uma saída de campo, dois testes, uma visita de estudo e os Nacionais de Desporto Escolar de Xadrez...) nos impediram de colocar aqui tudo o habitualmente fazemos.

Logo à noite, depois de 3 dias de trabalho constante (que começou às 09.00 de 6ª e terminará lá para as 19.00 horas de domingo, incluindo dormidas em sala de aula com alunos...) poderemos descansar um pouco e colocar aqui algumas novidades...!

sábado, maio 29, 2010

Saudades do Max


Max morreu há 30 anos

Maximiano de Sousa ou Max (Funchal, Madeira, 20 de Janeiro de 191829 de Maio de 1980) foi um cantor e fadista português.



Tive a sorte de ainda o ouvir cantar, na minha terra, era ainda criança... Uma das sua músicas mais bonitas, para o recordar:






terça-feira, maio 25, 2010

Parabéns José Mário Branco!

José Mário Branco (n. Porto, 25 de Maio de 1942) é um músico e compositor (cf. cantautor) português.

Filho de professores primários, cresceu no Porto e frequentou o curso de História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que não concluiu. Expoente da música de intervenção portuguesa, iniciou a sua carreira durante o Estado Novo, tendo sido perseguido e exilado em França, entre 1963 e 1974. Com ele trabalharam José Afonso, Sérgio Godinho, Luís Represas, Fausto e Camané, entre outros, com os quais participou em concertos ou em álbuns editados como cantautor e/ou como responsável pelos arranjos musicais. Igualmente compôs e cantou para o teatro, o cinema e a televisão.




Lauryn Hill - 35 anos!


Lauryn Hill, nascida como Lauryn Noel Hill (South Orange, em 25 de Maio de 1975) é uma cantora norte-americana de hip-hop e soul e produtora musical.



segunda-feira, maio 24, 2010

O descanso do guerreiro viquingue

Paragem definitiva ou trégua?
Erupção do vulcão islandês está parada


Ainda não é certo se é uma paragem definitiva da erupção ou apenas uma trégua

O vulcão islandês Eyjafjallajökull, que há mais de um mês perturba o tráfego aéreo na Europa, já não está em erupção, declarou o geofísico islandês Magnus Gudmundsson, citado pela agência noticiosa AFP.

No entanto, é ainda demasiado cedo para dizer se a actividade deste vulcão terá verdadeiramente cessado, ou se estaremos só perante uma trégua.

“O que posso confirmar é que cessou a actividade na cratera. Já não há magma a vir à superfície”, disse à AFP o cientista da Universidade da Islândia. “A erupção parou, pelo menos por agora. Da cratera só está a sair fumo”.

Outros cientistas e observadores islandeses confirmaram desta acalmia do vulcão, que aliás nos últimos dias tinha vindo a emitir muito menos cinzas. Mas o Instituto de Meteorologia islandês não arrisca previsões sobre a erupção. Segundo o site Iceland Review, desde o meio-dia de sábado que a erupção estava a abrandar. Poucos sismos se têm verificado na zona nos últimos dias.

Hoje é dia dos Açores!


Segunda-feira do Espírito Santo
Dia dos Açores celebrado na mais pequena ilha da região

Os Açores celebram amanhã, segunda-feira do Espírito Santo, o Dia da Região Autónoma, instituído há 20 anos pela respectiva Assembleia Legislativa em 1980. O 24 de Maio, observado em toda a Região como feriado regional, celebra a “afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional”, consideradas “base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam”.


Com uma das maiores taxas de crescimento do país e a menor de desemprego do país, os Açores regista uma incidência importante do Rendimento Social de Inserção. “Já não somos a região mais pobre do país, como éramos em 96, mais ainda estamos a 89 por cento da média nacional”, frisa o presidente do governo regional, Carlos César.

“Não vivemos no paraíso, temos dificuldades. Os Açores têm feito um percurso ascensional mas ainda não estão na média nacional e comunitária em muitos indicadores económicos e sociais relevantes. Mas temos algumas diferenças: desde logo uma dívida pública correspondente a 9,3 por cento do PIB, graças a uma condução muito responsável das finanças públicas e uma atenção muito cuidada à dimensão da despesa. A dívida indirecta da região é cinco vezes inferior à da Madeira”, acrescenta o governante que, no discurso a proferir hoje, deverá reiterar o contributo da região para o equilíbrio das finanças do Estado.

As celebrações oficiais, promovidas conjuntamente pelo parlamento e pelo governo regionais, têm este ano lugar no Corvo, a mais pequena ilha do arquipélago a que corresponde um município com 425 habitantes, o único dos concelhos do país que não tem qualquer freguesia.

Na sessão comemorativa serão agraciados com as insígnias honoríficas açorianas a 30 personalidades e uma empresa local, a Fábrica de Chá Gorreana. Atribuídas desde 2007, estas condecorações foram instituídas em 2002 com o objectivo de prestar homenagem a pessoas singulares ou colectivas que, em múltiplas vertentes da sua actuação e em actos com os mais diversos enquadramentos, se hajam distinguido em benefício da comunidade e na valorização dos Açores.

Pela primeira vez a lista dos condecorados não foi aprovada por unanimidade pela assembleia regional, registando um voto contra do deputado regional do PPM, Paulo Estêvão. O também líder nacional monárquico discordou da atribuição, a título póstumo, da Insígnia Autonómica de Valor, a mais importante das distinções, aos antigos Presidentes da República Manuel de Arriaga e Teófilo Braga, ambos naturais dos Açores, o primeiro do Faial e o segundo de S. Miguel. "Não podemos concordar com a condecoração destas duas figuras, que ficaram ligadas à ditadura que foi a Primeira República", justificou o deputado.

Os Açores assumem este ano o galardão de Região Europeia do Ano 2010, tendo o chefe do executivo, Carlos César, sido eleito na passada sexta-feira, por unanimidade, presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM). A mais antiga comissão geográfica da CRPM agrega os governos de 24 regiões insulares europeias, representando um total de cerca de 13,5 milhões de cidadãos do Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Itália, Malta, Espanha, Suécia, Reino Unido e Portugal.


NOTA: sugere-se ainda, para melhor entendimento, a leitura do artigo da Wikipédia sobre o Dia dos Açores...

domingo, maio 23, 2010

Convite para apresentação de livro em Alcobaça


Um amigo (o Doutor - em História - António Maduro) apresenta o seu último livro no primeiro sábado de Junho, em Alcobaça.

Aqui fica a referência e o convite - até porque temos leitores nessa cidade...

O princípio do fim do Eduquês?

Texto de Guilherme Valente publicado no "Público" de hoje (versão ligeiramente ampliada, publicada no Blog De Rerum Natura):

Demoraram, mas são boas notícias! Afinal o doutor Daniel Sampaio (tem nome e respeito-o) também é um crítico do eduquês (ver Pública, 16/5/10). Apesar de se tratar, como escreve DS, de um grupo de intelectuais, cujo nome não refere, que «´sabem`tudo sobre a escola», da «pressa crítica» que diz terem, do seu «discurso pessimista», do «narcisismo solitário e redutor das suas opiniões», «de se considerarem os únicos que têm razão», DS partilha, afinal, críticas que fazem ao eduquês. E isso é que importante! E vão aparecer mais. Não é novo na História. Pressinto que no final irá restar apenas a doutora Ana Benavente. Um mérito dela, talvez. «Sê tu próprio», exortava-se na Grécia Clássica.

O resto do que DS escreve, sem conseguir iludir quem conheça o pensamento e a acção do tal grupo de intelectuais cujos nomes DS omite, é irrelevante e será, porventura, do foro das afecções que os psicólogos costumam resolver. Os médicos não estão imunes à doença.

Apenas umas breves notas sobre contradições e erros mais gritantes:

DS afirma estar com os professores, mas umas linhas antes atribuíra a responsabilidade da indisciplina às «hesitações dos docentes» (com amigos assim…). Porém, em breve também nisso irá concordar connosco: na forma, no grau, na generalização como se manifesta, a indisciplina é um produto do eduquês. É mesmo um instrumento ao serviço do seu projecto insensato. Uma táctica que também não é nova na História. Esta é, digamos, a «causa formal». A «causa eficiente» é a desvalorização do papel do professor, a sua desautorização, o seu desprestígio aos olhos dos alunos, dos pais e da sociedade, perpretados pelo Ministério e os seus «especialistas» Tudo ligado à desvalorização relativista do conhecimento e da sua transmissão, ao facilitismo, enfim.

Como pode haver disciplina se defendem e impõem que se aprenda a brincar? Se vêem a indisciplina e, por isso, a suscitam, como revelação desejável de traumas e ressentimentos sociais? A verdade é que o sentido do bem e do mal, a inteligência, o sentimento e o juízo de justiça, não são qualidades sociais ou de riqueza, são qualidades humanas, que os pobres também têm. As crianças e os jovens não são insectos, como o eduquês as trata.

Estar ao lado dos professores é promover as condições para o ensino de qualidade que os realiza e dignifica. Pergunte-se aos professores.

E mais: não se percebe se DS reprova ou não a tolice ou o expediente das «competências»; se acha bem a «escola exigente, organizada e geradora de conhecimento e de progresso» (transmissora de conhecimento, precise-se).

Fala ainda na «exigente burocracia ministerial» - está a louvar ou a criticar a burocracia? -- que «fez com que predominasse o pessimismo». Não se percebe aonde quer chegar. E -- fantástico, mesmo que seja tão tarde -- afirma que a «a escola deve garantir um mínimo de conhecimentos que possibilite aos jovens que não pretendem continuar a estudar a aprendizagem de um ofício que lhes permita um percurso de autonomia digna». Ora, os tais intelectuais «narcisistas» não se têm cansado de propor isso desde há muitos anos (DS esteve ausente no estrangeiro?), mas de modo muito claro e coerente: uma via técnica-profissional, com dignidade, qualidade e exigência iguais às da via de acesso ao ensino superior, oferecida aos jovens por iniciativa e com o apoio criterioso das escolas, a tempo de evitar o abandono, as retenções, ou os diplomas mentirosos que não correspondem a qualificação nenhuma. Uma via como existe, por exemplo, na Finlândia, sendo ali frequentada, aliás, pela maioria dos estudantes. A Finlândia, que gostam tanto de citar, mas citam quase sempre erradamente.

DS acusa esses intelectuais «redutores» de não apresentarem soluções. Não têm feito outra coisa se não sugerir soluções, desde logo mostrando o que é o eduquês . DS escreve como se fosse ele a ter proposto os exames sérios e universais e as vias técnico-profissionais, que agora diz defender.

E que soluções avança DS? Repare-se na solução que dá para a indisciplina: «A disciplina só será alcançada com um esforço conjunto dos professores, alunos, e pais». E o Ministério? Pensei que acrescentaria: colocando os alunos e os pais no mesmo plano dos professores… Como se os alunos fossem iguais aos professores, mas não.

Um ensino «que inclui», diz DS? Com 40% de abandono escolar? Ouvi o Senhor Primeiro Ministro falar em 30% (deve continuar a ser, portanto, mais de 40%), como se isso, tanto quanto percebi, fosse um êxito. E com que qualificações reais sai do sistema a maioria dos que não o abandonam? Não conheço hoje na Europa sistema de ensino que produza mais exclusão do que este do eduquês.

Atente-se na irresponsabilidade mais gritante: a aprendizagem da leitura e da escrita, os níveis de «iliteracia», palavra importada para evitar o termo português que toda a gente perceberia: analfabetismo funcional. Segundo o estudo comparativo mais recente, um estudo oficial, muito eduquês, aliás, na trapalhada nada inocente do seu conteúdo e da sua escrita iletrada, a percentagem de iliteracia (na verdade puro e simples analfabetismo, perguntem aos docentes) é em Portugal de 60%!!! Num País em que o analfabetismo é desde sempre a grande chaga, não seria a alfabetização real do País o grande desafio a empreender e a estar há muito vencido?

Continuo a pensar que o Primeiro-Ministro quis enfrentar o problema, como indica o facto de terem sido anunciadas algumas medidas acertadas, que há muito vínhamos propondo. Mas foram logo neutralizadas na sua concretização. Veja-se, por exemplo, o que aconteceu com a avaliação: inventou-se um modelo absurdo, impraticável. Provavelmente para distrair o País do essencial.

Fez-se muito, diz o doutor DS. Não fez. Fez-se apenas o que a mudança dos tempos impôs.

Não se aproveita nada? Não, não se aproveita nada. Quando não se consegue o mínimo, é preciso varrer tudo. Ou melhor, aproveita-se apenas a resistência de grandes professores, as suas práticas, o seu exemplo.

Grandes professores que resistem e continuam a salvar muitos alunos. Estive com Professores assim, recentemente, numa escola pública da Caparica, com professores e alunos que todos os dias enfrentam e vencem o delírio ou a insensatez do eduquês imposto pelo Ministério.

Tenho procurado explicar a natureza do eduquês, a essência do problema da educação em Portugal. Natureza que por ser impensável poucos compreenderam. E o eduquês pôde, assim, ocupar o sistema educativo, dominar as escolas de formação de professores, impor a ideologia e as teorias educativas que têm impedido a construção da escola que é imperativa para o progresso do País. Quando acabará o delírio ou a insensatez? Quem pára a besta?

Pessimista é quem desiste de lutar, quem se cala perante o mal, acabando, assim, por servi-lo. «Pessimistas», «redutores», «narcisistas», hoje os adjectivos são outros, mas o método velhíssimo. Argumentos, venham os argumentos e os factos.

Guilherme Valente