segunda-feira, agosto 09, 2010

O bombardeamento de Nagasaki foi há 65 anos


Nagasaki é uma cidade japonesa localizada na província de Nagasaki.

Em 2004 a cidade tinha uma população estimada em 447 419 habitantes e uma densidade populacional de 1 320,91 h/km². Tem uma área total de 338.72 km².

Recebeu o estatuto de cidade antes de 1500.

É um importante porto do sudoeste do Japão, sendo capital da província do mesmo nome e constituindo um grande centro industrial.

(...)

Em 1570 os navegadores portugueses — que aportaram pela primeira vez no Japão em 1543 — fundaram a cidade de Nagasaki, na baía do mesmo nome, onde passaram a habitar. Criaram um centro comercial que durante muitos anos foi a porta do Japão para o mundo, um porto comercial para os ingleses, holandeses, coreanos e chineses. Mas em 1637 devido a uma grande reacção interna, os portugueses foram expulsos, e também outros povos ao longo do século XVII . Dotada pela natureza de um belo porto natural, esta cidade foi o cenário da ópera "Madame Butterfly" de Giacomo Puccini. Apesar disso, a cidade de Nagasaki só ficou mundialmente conhecida em 1945, por ter sido quase totalmente destruída no dia 9 de Agosto, após sofrer um ataque com a segunda bomba atómica, lançada pelos Estados Unidos.

Sem comentários: