terça-feira, maio 18, 2010

Ano de Mundial

Felizmente este ano o Mundial de Futebol começa quase depois de acabarem as aulas (o fim do ano lectivo é a 19 de Junho e o Mundial começa dia 11...) pois há o velho ditado estudantil, bastante sábio que refere que Ano de Mundial, chumbo no pessoal (este aplica-se mais a rapazes, há ainda o outro, mais antigo, que diz Páscoa alta, chumbo na malta...).


Para animar as hostes, dois filmes com músicas divertidas, uma de apoio à selecção alemã (em que a equipa lusa é muito referida...) e outra de apoio à nossa selecção (uma coisa muito estilo Antigo Testamento mas divertidíssima...):


ESTA É UMA GUERRA QUE SE GANHA DE RODEIOS
A ESTRATÉGIA É SIMPLES, NÃO SE CONTAM OS MEIOS
NO ALTO DA MURALHA ELES ATÉ PODEM RIR
UMA VOLTA DADA P'RA MURALHA CAIR

CONTRA OS TIJOLOS MARCHAM AS CANÇÕES
PARECEMOS TOLOS MAS TEMOS OS REFRÕES
É ASSOBIANDO P'RO AR QUE VAMOS INSISTIR
DUAS VOLTAS DADAS P'RA MURALHA CAIR

NÃO É A GEOESTRATÉGIA QUE DIZ
MAS A HOSPITALIDADE DA MERETRIZ
PRENDAM OS CLIENTES, DEIXEM A POBRE SAIR
TRÊS VOLTAS DADAS P'RA MURALHA CAIR

NÃO TEMOS QUARTEL, DORMIMOS NO ARRAIAL
ORQUESTRA DE SOPROS SEM PAUTA MUSICAL
AO AR-LIVRE É QUE GOSTAMOS DE NOS OUVIR
QUATRO VOLTAS DADAS P'RA MURALHA CAIR

NÃO HÁ BATERIA, BAIXO, GUITARRA, MICROFONE
NA TROMBETA TEMOS O NOSSO PROTO-TROMBONE
HAJA BOCA P'RA SOPRAR E PÉS P'RA FUGIR
CINCO VOLTAS DADAS P'RA MURALHA CAIR

UM AGRUPAMENTO QUE NINGUÉM ATURA
O SOM NÃO ENTRETEM, O SOM SÓ DESMURA
NÃO É PARA EMBALAR É MESMO P'RA DEMOLIR
SEIS VOLTAS DADAS P'RA MURALHA CAIR

É AGORA OU NUNCA ENCHAM OS PULMÕES
É MESMO P'RA GRITAR SEM CONTEMPLAÇÕES
DE JERICÓ NEM UMA PEDRA VAI RESISTIR
SÃO SETE VOLTAS P'RA MURALHA CAIR

Construída sobre um pormenor da tarola de uma canção de uma banda evangélica sueca.
Música e letra de Tiago Guillul.

[Guillul: vozes, baixo, guitarra acústica e manipulação do excerto sonoro; Silas: órgão; Ben: guitarra eléctrica; Joaquim: vozes e gritos; Miriam: vozes; Joel Silva: bateria; palmas: Guillul, Silas, Ben, Baridó, Fernandes, Ramos, Pires e Alex]


Os portugueses têm os melhores jogadores,
os brasileiros são muito rápidos,
os espanhóis não perdem há três anos,
mas nós temos o hotel mais bonito.

O Ronaldinho tem a melhor técnica,
o Ronaldo tem o melhor físico,
David Beckham tem um pé de aço,
mas Jogi Low tem o penteado mais bonito.

Dá-me esperança, Joachim,
dá-me esperança, Joachim!
Dá-me esperança para o Mundial!
Dá-me esperança, Joachim, dá-me esperança, Joachim!
Dá-me esperança para a África do Sul.

Os coreanos têm pernas ágeis,
os mexicanos têm um remate potente,
os franceses têm um bom guarda-redes,
mas nós temos o autocarro maior.

Os dinamarqueses fortalecem-se com proteínas,
os sérvios trabalham meio mortos,
os argentinos torturam nos campos da selva,
mas o Jogi espalha Nutella no seu pão.

Dá-me esperança, Joachim,
dá-me esperança, Joachim!
Dá-me esperança para o Mundial!
Dá-me esperança, Joachim, dá-me esperança, Joachim!
Dá-me esperança para a África do Sul!

Os gregos estão outra vez protegidos,
os suíços vencem com jogadores a mais,
os holandeses estão de volta,
mas traz-nos a Taça, Jogi.

Sem comentários: