terça-feira, março 09, 2010

O sismo da Turquia no Público

Tremor de terra de magnitude 6
Sismo faz pelo menos 57 mortos no Leste da Turquia

Um tremor de terra de magnitude 6 na escala de Richter matou esta madrugada pelo menos 57 pessoas no Leste da Turquia. Há ainda algumas pessoas debaixo dos escombros e pelo menos 70 feridos, incluindo dez com gravidade.


A terra tremeu em seis aldeias na província de Elazig, com 320 mil habitantes, atravessada pela falha sísmica da Anatólia Oriental. As casas desta região são na sua maioria construídas em adobe e pouco resistentes aos frequentes abalos.

“Houve muito medo e pânico entre as pessoas. Durou cerca de um minuto. Sentimo-lo com muita força e toda a gente tentou sair para a rua”, disse à CNN turca Nursel Sengezer, correspondente da agência de notícias Dogan em Elazig.

Seguiram-se entre 20 e 30 réplicas. “A situação é terrível, as pessoas estão assustadas. Há chuva e nevoeiro, ninguém pode regressar a casa”, descreveu Yasar Çagribay, director do Crescente Vermelho na região.

Esta organização tem passado a manhã a distribuir cobertores e refeições aos habitantes, que participam também nos trabalhos de socorro malgrado o intenso frio. Muitos acenderam fogueiras.

O Centro de Crise de Elazig avançava com o número de 50 feridos. O sismo derrubou os minaretes de três mesquitas.

Tremores de terra com consequências graves são frequentes na Turquia, país atravessado por várias falhas sísmicas. Em 1999, dois sismos, em Agosto e em Novembro, fizeram 20 mil mortos no Nordeste, zona industrial com alta densidade populacional.

Sem comentários: