quarta-feira, setembro 30, 2009

Sismo no Pacífico com tsunami - duas notícias

Alerta na Samoa Americana e na Nova Zelândia
Sismo no Pacífico causa tsunami
29.09.2009 - 20h47 Agências


O tsunami afectou partes do Pacífico

Um sismo de 8,3 de magnitude na escala de Richter na Samoa Americana, no Pacífico, causou um tsunami, anunciou o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera. O tsunami terá causado mortos, segundo a Reuters, mas ainda não se sabe quantos.

A agência já tinha lançado um alerta de tsunami para a Nova Zelândia, Samoa Americana e outras pequenas ilhas do Pacífico. O epicentro do sismo foi a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana, uma distante ilha do Pacífico, a cerca de 33 quilómetros de profundidade.

O Centro de Alerta de Tsunamis da Costa Leste/Alasca anunciou que foi detectado um tsunami em Ápia, Samoa Ocidental, e em Pago Pago, na Samoa Americana. As ondas em Pago Pago atingiram 1,57 metros acima do nível habitual do mar. Segundo o centro de alerta de tsunamis, o tsunami não atingirá a costa oeste dos Estados Unidos.

Em Samoa Ocidental, alguns habitantes disseram à Rádio New Zeland que sentiram um abalo e que lhes foi recomendado pelas autoridades que se deslocassem para locais de maior altitude.

Uma autoridade local da Samoa Americana disse à estação de televisão Fox que sentiu um abalo que se prolongou por mais de cinco minutos. Inicialmente, um comunicado do Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico anunciou em comunicado citado pela agência AFP que não havia certezas quanto à existência de um tsunami, mas adiantou que “um sismo desta intensidade pode potencialmente criar um tsunami destruidor em alguns minutos junto ao epicentro e em algumas horas nas zonas costeiras”.

Foi feito um apelo às autoridades para que “tomassem as medidas necessárias”, tendo em conta essa eventualidade”.

Na Samoa Americana vivem cerca de 65 mil pessoas. “Estamos alarmados”, disse Holly Bundock, porta-voz do Serviço Nacional de Parques dos EUA na Califórnia, citada pela Reuters.

Segundo informações que lhe foram dadas por Mike Reynolds, no Parque Nacional da Samoa Americana, verificaram-se quatro ondas com 4,6 a seis metros de altura, que terão alcançado 800 metros para o interior na ilha de Tutuila, onde fica Pago Pago.

“O centro de visitantes do Parque Nacional em Samoa parece ter sido destruído”. Reynolds também confirmou que o tsunami causou mortos mas adiantou que não tinha confirmação sobre os números, disse Bundock à Reuters. “Ele está completamente isolado do resto da ilha”.




Sismo de magnitude 8 provoca devastação nas Samoa
Número de mortos de tsunami no Pacífico sobe para mais de 110
30.09.2009 - 13h35 AFP


Várias aldeias costeiras e hotéis ficaram totalmente destruídos pela força das águas

O número de mortos do tsunami registado no Pacífico subiu nas últimas horas para 113, de acordo com o último balanço avançado pelas autoridades das ilhas Samoa, onde várias aldeias costeiras e hotéis ficaram totalmente destruídos pela força das águas.

Os muros de água provocados pela série de tsunamis ocorridos ontem chegaram a atingir os oito metros de altura, destruindo todas as estruturas que se encontravam junto à costa. Nas ilhas do Pacífico da Samoa Ocidental o número de mortos chega já aos 84, enquanto na Samoa Americana o tsunami fez, para já, 22 vítimas mortais. No arquipélago vizinho de Tonga, também afectado, sete pessoas perderam a vida.

O alerta de tsunami foi emitido ontem depois de o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico – ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera – ter registado um sismo de magnitude 8 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana. Pouco antes fora emitido alerta englobando também a Nova Zelândia e outras pequenas ilhas do Pacífico. Vinte minutos após o sismo, foi registado um tsunami. Testemunhas citadas pela AFP contaram que “vagas imensas chegaram à costa”.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, já declarou o estado de calamidade na Samoa Americana e prometeu a mobilização dos “meios necessários para uma resposta completa, rápida e agressiva” na ajuda à população.

Tuilaepa Sailele Malielegaoi, primeiro-ministro das Samoa, um arquipélago com perto de 219 mil habitantes, afirmou-se destroçado com a devastação provocada pelo tsunami. “Tantos mortos. Estou chocado e triste com todas estas perdas”.

O secretário-geral da Cruz Vermelha, Talutala Mauala, admitiu que o número de mortos irá “subir provavelmente”, já que outras vítimas ainda não foram registadas pelas autoridades devido a “problemas de comunicação”.

A União Europeia anunciou estar preparada para ajudar a população e a desbloquear uma primeira ajuda de emergência de 150 mil euros. Este apoio financeiro será entregue à Cruz Vermelha para ser utilizado em ajuda médica, abastecimento de água e abrigos para as pessoas desalojadas.

terça-feira, setembro 29, 2009

Mafaldinha


A pequena Mafalda faz 45 anos

A primeira história de Mafalda foi publicada a 29 de Setembro de 1964. O seu criador, o argentino Quino, pensara pela primeira vez na menina contestatária dois anos antes, para uma campanha publicitária da marca de electrodomésticos Mansfield que nunca chegou a ver a luz do dia.

in Público - ler notícia (com filme)

segunda-feira, setembro 28, 2009

Parabéns Brigitte!


A diva Brigitte Bardot faz 75 anos

Brigitte Bardot, nascida Brigitte Anne-Marie Bardot (Paris, 28 de Setembro de 1934) é uma atriz e cantora francesa. Conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual dos anos 1960 e 70. Tornou-se ativista dos direitos animais, após se retirar do mundo do entretenimento e se afastar da vida pública.

Portugal e a Socratilândia

Se as projecções se confirmarem e o PS ganhar as eleições, parece-me evidente que Portugal, entre outras coisas, se transformou numa grande Felgueiras. Ou será Gondomar? Ou Oeiras? Ou, sobretudo, numa pequena e ridícula Itália.


domingo, setembro 27, 2009

Um dia menos mau


Agora que o partido de Sócrates perdeu a maioria absoluta (menos 8% de votos e vinte e tal deputados foram para o maneta...) há que esperar que a oposição interna no PS (e a oposição dos outros partidos no parlamento) façam o que têm a fazer...

E só não é festa amanhã nas Escolas, nos Tribunais, nas Esquadras, nos Hospitais, nas Repartições de Finanças e em muitos outros locais porque o Louçã foi uma desgraça nos debates, o PSD não soube escolher uma verdadeira líder e defender as suas ideias, porque a Central de Informações e Controlo dos media funcionou em pleno e porque o nosso Presidente da República interferiu, estúpida, tardia, escandalosamente e por omissão, na campanha eleitoral - mai nada!

Here's Where The Story Ends

Uma música para recordar que hoje podemos livrar-nos (pôr a correr...) um pseudo-engenheiro aldrabão:


Xutos & Pontapés - 30 anos!

27 Setembro 2009 - 00h30
Música: Entrar no estádio do Restelo foi o mais difícil
Mais de 30 mil aplaudem Xutos

Uma explosão de fogo-de-artifício às 22h30, 30 minutos depois da hora prevista, deu início a um concerto em que os Xutos & Pontapés tiveram à sua frente mais de 30 mil fãs no Estádio do Restelo, em Lisboa. Após atravessarem o recinto, protegidos por um cordão de segurança, os músicos arrancaram ao som de ‘Quem é Quem’, primeiro entre três dezenas de êxitos ouvidos ao longo da noite.

A promessa deixada pela banda de impressionar com som e luz foi cumprida: o espectáculo esteve ao nível das grandes produções internacionais. No entanto, muito do êxito desta banda que já tem 30 anos deve-se à carismática presença dos músicos e à relação de proximidade com um público que os idolatra, conhece as suas músicas de cor e assobia-as incessantemente.

O mais difícil foi mesmo entrar no Restelo. À hora marcada para o início da actuação dos Xutos, milhares ainda esperavam numa fila que dava voltas ao estádio. 'Parece que os seguranças estão a ser muito meticulosos a revistar as pessoas', ouvia-se. 'Os Xutos não começam o concerto até toda a gente estar lá dentro', garantiam da bilheteira. Mais agentes policiais foram mobilizados para a entrada e a turba começou finalmente a fluir

A actuação da banda de Zé Pedro e Tim começou com meia hora de atraso mas nem a falta de organização conseguiu estragar uma festa que começara horas antes, com actuações das bandas nacionais Os Pontos Negros e Tara Perdida.

Aliciante extra de um espectáculo irrepreensível foram, também, as prestações dos convidados. Pacman cantou uma versão meia falada de "Sangue da Cidade" enquanto Camané deu a "Homem do Leme" um levíssimo tom de fado que muito agradou aos presentes.

De resto, as quase 40 mil pessoas que encheram o Restelo vão ter muito para recordar. Num espectáculo perfeito, que primou pelos muitos efeitos especiais e que terminou com um belíssimo show de fogo de artifício, houve de tudo um pouco - e até direito a dois ‘encores'. Para quem não pôde lá estar, não há motivo para tristezas: o concerto foi gravado e o DVD não deve tardar a estar disponível no mercado.

in CM - ler notícia completa aqui

ADENDA: para celebrar a data, em que o país vai mudar de homem do leme, uma música dos Xutos & Pontapés:


This Is The Day

Eu já votei - já contribuí para fechar uma página negra na história da III República...

Uma canção para um dia histórico:


sábado, setembro 26, 2009

Música dos anos noventa para Geopedrados



És cruel
Meteste a tua filha num bordel
Enforcaste o teu caniche a um cordel
És cruel

És tarado
Pintaste o sexo cor de rebuçado
No circo tu serias um achado
És tarado

És um porco imundo,
Quando queres vais até ao fundo
Não sei onde vais parar

És ignóbil
Não sei qual é que é o teu móbil
És um reciclado de Chernobil
És ignóbil

És vaidoso
Meteste uma pompom na tua franja
Sabes que ainda o dia é uma criança
És vaidoso

És um porco imundo
Quando queres vais até ao fundo
Não sei onde vais parar

És obtuso
Lavas a tua tromba com água do Luso
O teu nariz é como um parafuso
És tarado

És obsceno
Os teus olhos diz que ele é um veneno
Encharcas-te com vinho do Reno
És cruel

És um porco imundo
Quando queres vais até ao fundo
Não sei onde vais parar

És um porco imundo
Quando queres vais até ao fundo
Não sei onde vais parar

Não sei onde vais parar

Para memória futura

Enquanto não muda a Direcção do Público e esta notícia não é apagada (vide a actual confraternização do José com a nova TVI...) aqui fica apenas um pedacinho do historial de "engenheiro" do nosso PM:



PS - se quiserem recordar as 23 maravilhas feitas sobre direcção artística de José Sócrates, eis o link:

Poesia dedicada ao acto cívico de amanhã



E agora José?


E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?

Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, proptesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,

a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia

e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,

seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;

quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.

José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você consasse,
se você morresse....

Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!

José, para onde?


Carlos Drummond de Andrade

Música para um sábado calmo

Como este dia reflexão se parece com o shabbat judaico, aqui fica um post do Blog O Cachimbo de Magritte com música evocativa do dia:



Esta canção de Avishai Cohen, aqui na sua faceta mais pop, tem por base uma oração que todos os judeus fazem quando chegam a casa, sexta-feira, depois do primeiro serviço religioso à entrada do Shabbat.

Deixo aqui a minha transliteração para caracteres latinos e a minha tradução do hebraico, de Shalom Alechem: que a paz esteja convosco.


Nota: o "ch" tem uma pronúncia gutural, um pouco mais acentuada do que em Bach, em alemão.

Shalom alechem,
Mal’achê hashalom,
Boachem leshalom,
Mal’ache hashalom,
Barechuni leshalom,
Mal’achê elion,
Betsetchem leshalom,
Mal’ache hashalom.

A paz esteja convosco,
Anjos da paz,
Vinde em paz,
Anjos da paz,
Abençoai-me com a paz,
Anjos do altíssimo,
Ide em paz,
Anjos da paz.

Uma canção de Natal (esta data é quando um homem quiser...)



Chegou a crise
Não há razão para temer
É que nesta crise
O Teixeira dos Santos vai-nos proteger

Mas neste Mundo injusto
O dinheiro está garantido
Para o pobre, o remediado
E o sem-abrigo

Mas pensa naqueles,
Os multimilionários
Ficaram sem bancos
E sem chorudos salários

E sem direito a indemnizações
Têm de pedir o aval
À sopa dos pobres dos ricos
O Banco de Portugal

O desespero tomou conta
De toda a Quinta da Marinha
Em vez de lavagante
Comem lambujinha

E vão ter de abandonar
O Conselho de Estado
O quadro do Miró
Foi penhorado

Porque esse Portugal
Já não é neo-liberal
Saberão que estamos no Natal!

O suprime limpou-lhes muitos milhões
A polícia trata-os como aldrabões
Saberão que estamos no Natal!

Salvem os ricos
Salvem os ricos
Salvem os ricos
Ajudem os milionários

Salvem os ricos
Ajudem os milionários

Hoje há concerto dos Xutos

Uma canção dos Xutos adequada ao momento, para recordar os 30 anos da Banda, hoje que fazem um concerto em Lisboa:



Sem eira nem beira

Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um passou-bem

Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar/Despedir
E ainda se ficam a rir
Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter
Uma vida bem melhor

Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir/Encontrar
Mais força para lutar...

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer

É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir
Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar/A enganar
o povo que acreditou

Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar...

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a f...

Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão


PS - outra versão da mesma canção, de uma TV portuguesa antes de ser manietada e silenciada:




PS 2: ainda outra versão, também bastante divertida:


sexta-feira, setembro 25, 2009

Umas breves palavras antes do dia de reflexão pré-eleitoral

A campanha está acabar - uma campanha miserável como nunca tinha visto. A máquina de propaganda do governo, mais a sua famosa Central de Informações, controlou quase tudo o que havia para controlar e conseguiu uma barreira de fumo sobre o que não lhe interessava. Nada se debateu verdadeiramente sobre Educação, Política Externa ou Deficit... Pouco se falou de segurança, medo, finanças públicas ou daquelas coisas que é normal que discutam nestas alturas.

Depois, o medo, que nos dominou quase cinquenta anos, levou muitos a dizerem desde já que, na segunda-feira, guardam a viola - o respeitinho é uma coisa muito séria e quem se mete com um certo partido leva...

Eu não quero acreditar nas sondagens - foi o que se viu há uns tempos... Mas que tenho medo, tenho. Se um povo escolher livremente, depois da miséria de quatro anos e meio, um pseudo-engenheiro para os continuar a guiar, então mereceremos tudo (recordemos que Hitler também foi sufragado democraticamente por aqueles a quem serviu de carrasco...). Até a reedição da Ministra da Educação, do Ministro da Agricultura, dos corninhos de Mário Lino, dos insultos de Valter Lemos, do compadrio nos cargos públicos e nas empresas de confiança, da máscara para período eleitoral de José Sócrates, das chafurdices do Freeport e de todas as trapalhadas pessoais do moço de Vilar de Maçada.

Ainda há esperança - domingo é dia de votar e de acreditar: desde que a maioria absoluta se esfumace, é natural que o castelo de cartas em que se baseia o projecto pessoal de poder de Sócrates também desapareça. É só acreditar e colocar a cruzinha à frente de um partido (um qualquer...) que roube deputados ao nosso simulacro de Salazar pseudo-socialista...!

Professores Unidos - Tantos e tão poucos...

Este vídeo é parte de um trabalho que está a ser desenvolvido no sentido de trazer para primeira página a questão das reformas destruidoras promovidas pelo Ministério da Educação.


O objectivo é conseguir o maior número de visualizações possível, de forma a que o vídeo passe a ter destaque na página principal do Sapo Vídeos. Quem sabe se não conseguimos mais uma atenção nos media nacionais.

O vídeo que se segue já esteve no YouTube mas (estranhamente) foi bloqueado.


Basta um clique no link que se segue para o voto contar.



Para quem o quiser já ver, aqui fica:

quinta-feira, setembro 24, 2009

Música de requiem para político em vias de marchar




ADENDA: originalmente esta música era para um outro PM que fugiu para Bruxelas - mas a referência ao fascista tem, agora, a ver com o conteúdo este post...

E, no domingo, Deus nos ajude...

Para um político já não é quem era e não sabe quem é


Observação Astronómica em Pombal

Do Blog AstroLeiria publicamos o seguinte post:


No dia 28.09.2009 (segunda-feira) iremos até Pombal, à Escola Básica Marquês de Pombal, fazer uma Observação Astronómica, das 21.00 às 24.00 horas, inserida nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia.


Para além da Observação Astronómica (a cargo do professores Fernando Martins e Paulo Simões) iremos divulgar o livro infantil "O Mistério da Estrelinha Curiosa", levando para tal a sua autora, a educadora Leonor Lourenço.



Para quem não sabe a localização da Escola onde se realiza a actividade, ela aqui fica:





PS - há mais um geopedrado presente - é a Escola do Luís Costa, o organizador oficial do evento...

quarta-feira, setembro 23, 2009

Música para dizer adeus a um inginheiro...




Adeus que me vou embora
Adeus que me vou embora

Adeus que me embora vou
Adeus que me embora vou

(E já vais com quatro anos e meio de atraso...)


Vou daqui para a minha terra
Vou daqui para a minha terra

Que eu desta terra não sou
Que eu desta terra não sou

(E há alguma terra que queira tal aldrabão...?!?)


Tenho minha mãe à espera
Tenho minha mãe à espera

Cansada de me esperar
Cansada de me esperar

(Pode ser que vá para a seita da mãe ou para a loja de pedreiros livres do ex-sogro...)


Naquela encosta da serra
Naquela encosta da serra

Vamos ser dois a chorar
Vamos ser dois a chorar

(E vão três - eu vou chorar de alegria...)


À espera tenho o meu pai
À espera tenho o meu pai

Aos anos que não vejo
Aos anos que não vejo

(Pode ser que os dois acabem finalmente o mamarracho projectado pelo pai, sempre inacabado, que polui as vistas da Covilhã ou redesenhem as aberrações da Guarda...)


O tempo que vai durar
O tempo que vai durar

O meu abraço, o meu beijo
O meu abraço, o meu beijo

(Foge, Cância, que ele pode pensar que é a sério...)


Vim solteiro e vou solteiro
Vim solteiro e vou solteiro

Vou livre de corações
Vou livre de corações

(A segunda reencarnação de Narciso só precisa de um espelho e de votações na Internet...)


Se alguém me quiser prender
Se alguém me quiser prender

Já não vou dizer que não
Já não vou dizer que não

(Pois, que as aldrabices da licenciatura, das bombas de gasolina, dos mamarrachos da Guarda e Covilhã, do Freeport e outros assim obrigam...)


Adeus que me vou embora
Adeus que me vou embora

Adeus que me embora vou
Adeus que me embora vou.

(Vai - e não tornes a pecar...)

Para recordar - X

ps-impostos

Novilíngua - versão socrática

NOVA DEFINIÇÃO:

Faxismo (como o povo diz e escreve)



Faxismo: regime político no qual é possível obter licenciaturas por fax (de preferência a um domingo).


NOTA: recebida (por e-mail...) dos Açores, de um (pouco) anónimo geopedrado, que se assina RMM...

terça-feira, setembro 22, 2009

Poesia alusiva à época

Paráfrase

"Antes ser na terra escravo de um escravo
Do que ser no outro mundo rei de todas as sombras"
Odisseia - Homero

Antes ser sob a terra abolição e cinza
Do que ser neste mundo rei de todas as sombras.

in O nome das coisas - Sophia de Mello Breyner Andresen

Equinócio

Celebremos, com música electrónica (e que na altura em que foi lançada era bastante arrojada...) a data em que o dia é igual à noite, em que começa o Outono e o Sol nasce exactamente a Este e põe-se exactamente a Oeste...



Para recordar - IX

Há campanhas que podem ser em poesia, mas governar é em prosa

[José Sócrates em entrevista à SIC]

Equinócio do Outono




Águas passadas do rio
Meu sono vazio
Não vão acordar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar

Rios que vão dar ao mar
Deixem meus olhos secar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar

Águas do rio correndo
Poentes morrendo
P'rás bandas do mar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar

Rios que vão dar ao mar
Deixem meus olhos secar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar


NOTA: filmado no último concerto de Zeca Afonso, em 29 de Janeiro de 1983, no Coliseu dos Recreios de Lisboa...

Dia Europeu Sem Carros e Semana Europeia da Mobilidade

Hoje é o Dia Europeu Sem Carros, incluído na Semana Europeia da Mobilidade. Embora seja uma comemoração a brincar, aqui fica uma nova versão de uma célebre música para a celebrar...


A queda da máscara

socrates-mascara-cor-de-rosa

As pessoas afivelam uma máscara, e ao cabo de alguns anos acreditam piamente que é ela o seu verdadeiro rosto. E quando a gente lha arranca, ficam em carne viva, doridas e desesperadas, incapazes de compreender que o gesto violento foi a melhor prova de respeito que poderíamos dar.

Miguel Torga

Talvez o pior de sempre...

SÓCRATES O PIOR PM DESDE 1985!


O Expresso on line anuncia, em sondagem da Exame, aquilo que já sabíamos. Aliás, que todos sabem, menos aqueles que, sabendo, fingem que não sabem por causa dos tachos, mordomias e outras sinecuras que este Poder lhes traz!

********

Então vamos lá ao corpo da notícia:

José Sócrates é apontado pelos portugueses como o pior primeiro-ministro desde que Portugal entrou na União Europeia. A sondagem exclusiva da Exame/Gemeo-IPAM indica também que Cavaco Silva é o chefe do Governo mais acarinhado dos cinco políticos que governaram Portugal a partir de 1985.

Leia o resto da notícia aqui e, Domingo, corra com o pior PM dos últimos 25 anos.
Post de

Música adequada ao momento


segunda-feira, setembro 21, 2009

Este país

"Um problema difícil" - Cartoon de João Abel Manta

Esta gente


Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco

Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis

Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre

Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome

E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada

Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
E de um tempo justo

in Geografia (1962) - Sophia de Mello Breyner Andresen

Para recordar - VIII

Há campanhas que podem ser em poesia, mas governar é em prosa

[José Sócrates em entrevista à SIC]

domingo, setembro 20, 2009

Para recordar - VII

sábado, setembro 19, 2009

Para recordar - VI

sexta-feira, setembro 18, 2009

Para recordar - V

Poema para entendedores

Para ser grande, sê inteiro

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

Ricardo Reis

Etimologia dos dinossauros portugueses

Do Blog GeoLeiria publicamos o seguinte post, de autoria do Doutor Octávio Mateus:

Etimologia (origem e significado do nome) dos dinossauros portugueses:



Allosaurus europaeus: Largarto diferente, europeu
Alocodon kuehnei: Dente com ranhuras; dedicado a Kühne
Apatosaurus: lagarto enganador
Archaeopteryx: Asa primitiva
Aviatyrannis jurassica: Do latim, Avia = avó; tyrannis forma do genitivo tyrannus, tirano; jurassica refere a idade
Ceratosaurus: Lagarto de cornos
Compsognathus: Mandíbula elegante
Dacentrurus armatus: Cauda de muitos espinhos, armada
Dinheirosaurus lourinhanensis: Lagarto de [Praia de Porto] Dinheiro, Lourinhã
Draconyx loureiroi: Dragão de garras; [dedicado a João de] Loureiro
Dracopelta zbyszewskii: Dragão com escudo; [dedicado a Georges] Zbyszewski
Euronychodon portucalensis: "Paronychodon" europeu, português
Hypsilophodon: Dente de Hypsilophus
Iguanodon: Dente de Iguana
Lourinhanosaurus antunesi: Lagarto da Lourinhã [antiga Lourinhan]; dedicado a [Miguel Telles] Antunes
Lourinhasaurus alenquerensis: Lagarto da Lourinhã, e de Alenquer
Lusitanosaurus liasicus: Lagarto lusitano, do Liásico [Jurássico Inferior]
Lusotitan atalaiensis: Titã lusitano, da Atalaia [Lourinhã]
Miragaia longicollum: Miragaia [aldeia do concelho da Lourinhã, onde foi descoberto], mas também significa "bela Gaia" [deusa da Terra], de pescoço longo.
Paronychodon: Dente quase em forma de garra
Phyllodon henkeli: Dente como folha; dedicado a [Siegfried] Henkel
Pleurocoelus: pleuro= lateral, costela + coelus = abertura, orifício, buraco
Stegosaurus: telhas + lagarto
Taveirosaurus costai: Lagarto de Taveiro; dedicado a [J. Carrington da] Costa
Torvosaurus tanneri: Lagarto selvagem, [dedicado a] Tanner.
Trimucrodon cuneatus: Dente de três pontas, triangular

Notícia sobre dinossáurio

O animal tinha apenas três metros de comprimento
Havia um tiranossauro em miniatura na China
17.09.2009 - 22h01 Teresa Firmino

O paleontólogo Paul Sereno e o novo tiranossauro, o Raptorex

Um tiranossauro que se preze tem de ter um tamanho considerável, um crânio grande e patas dianteiras pequeninas. Certo? Errado. A descoberta de um fóssil na China, com 125 milhões de anos, veio mostrar que havia tiranossauros em miniatura muito tempo antes de ter aparecido o membro mais famoso desde grupo, o Tyrannosaurus rex, ou simplesmente T-rex.Itálico
O Raptorex kriegsteini é apresentado hoje ao mundo, num artigo publicado on-line na revista “Science”. A história da sua descoberta é um pouco obscura. Sabe-se que um coleccionador privado de fósseis, de nome Henry Kriegstein, comprou o Raptorex quase completo a um vendedor de fósseis e que o foi mostrar ao paleontólogo norte-americano Paul Sereno, da Universidade de Chicago.

A equipa de Sereno examinou-o com todo o cuidado, e concluiu estar perante um género e espécies novos para a ciência. O mais curioso é que determinadas características morfológicas que o T-rex viria a apresentar, há 90 milhões de anos, já existiam no esqueleto do Raptorex, há 125 milhões de anos. É como estar a olhar para um T-rex em ponto pequeno, que se ficava pelos três metros de comprimento. E não era bebé; era um jovem adulto, que teria cinco ou seis anos na altura da sua morte.

Todas as características necessárias à predação já estavam presentes no esqueleto: um crânio enorme, com dentes potentes; patas dianteiras pequenas; e patas traseiras bem musculadas, como faz jeito a qualquer bicho que tenha de correr atrás das suas presas. Portanto, estas características não foram surgindo à medida que os tiranossauros foram aumentando de tamanho, até se chegar aos 12 metros do T-rex.

“Isto é bastante surpreendente, porque não me lembro de nenhum outro exemplo de um animal que tenha sido tão bem desenhado com 100 vezes menos a massa que viria a ter”, diz Paul Sereno, citado num comunicado da sua universidade.

“Fizemos a melhor preparação possível do exemplar. Depois, fizemos moldes dos ossos do crânio, que montámos e enviámos para fazer uma TAC no hospital da Universidade de Chicago”, acrescenta Sereno. “Finalmente, cortei uma pequena secção de um osso do fémur, para ser examinada ao microscópio, o que permitiu determinar que o indivíduo viveu até aos cinco ou seis anos.”

Quando a equipa do paleontólogo terminar os estudos, o fóssil do tiranossauro regressará à China. Irá para um museu na Mongólia Interior, onde foi escavado de forma ilegal.

quinta-feira, setembro 17, 2009

Poesia adequada ao momento


Será possível

Será possível que nada se cumprisse?
Que o roseiral a brisa as folhas de hera
Fossem como palavras sem sentido
– Que nada sejam senão seu rosto ido
Sem regresso nem resposta - só perdido?

in O nome das coisas (1977) - Sophia de Mello Breyner Andresen

A message to you, José



Stop your messin' around
Better think of your future
Time you straightened right out
Creatin' problems in town
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Stop your foolin' around
Time you straightened right out
Better think of your future
Or else you'll wind up in jail
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Stop your messin' around
Better think of your future
Time you straightened right out
Creatin' problems in town
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Stop your messin' around
Better think of your future
Time you straightened right out
Creatin' problems in town
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Rudy a message to you
Rudy.

Visitar Lisboa subterrânea - cancelamento

Por razões técnicas
Cancelada abertura das galerias romanas na Rua da Prata
17.09.2009 - 11h57 - PÚBLICO

Apenas uma vez por ano é permitido descer até às estruturas romanas

A abertura das galerias romanas na Rua da Prata, em Lisboa, prevista para os próximos dias 25, 26 e 27, foi cancelada informou hoje, em comunicado, o Departamento de Património Cultural, Divisão de Museus e Palácios.

Na nota é indicado que o cancelamento se deveu a razões técnicas, sem que sejam adiantados mais pormenores. O PÚBLICO tentou obter mais esclarecimentos junto da Direcção Municipal de Cultura, mas até ao momento não foi possível conseguir qualquer resposta.

Apenas uma vez por ano é permitido descer até às estruturas romanas, já que, como explica o Museu da Cidade de Lisboa, estas “encontram-se com um nível de água elevado cuja bombagem é um processo moroso e que levantaria problemas de conservação do próprio edifício e dos edifícios pombalinos anexos se retirada mais amiúde”.

O Departamento de Património Cultural, Divisão de Museus e Palácios indica na mesma nota que poderá ser anunciada uma nova data para a abertura do monumento ao público.

As galerias foram descobertas após o terramoto de 1755 em Lisboa e só em 1909 começaram a realizar-se visitas, mas apenas por motivos jornalísticos ou de investigação. A partir dos anos 80, a Câmara de Lisboa cria condições de acesso às galerias no subsolo da Rua da Prata.

Música divertida




PS - ao ver e ouvir este pequeno filme, não pude deixar de pensar como é divertido comparar o que aqui se vê com as actuações pré-eleitorais de alguns políticos - os truques de magia, o transformismo mal enjorcado, as coreografias mal ensaiadas, o virar de casacas e muito mais...

Para recordar - IV

quarta-feira, setembro 16, 2009

Poesia adequada a um certo político


Com fúria e raiva

Com fúria e raiva acuso o demagogo
E o seu capitalismo das palavras

Pois é preciso saber que a palavra é sagrada
Que de longe muito longe um povo a trouxe
E nela pôs sua alma confiada

De longe muito longe desde o início
O homem soube de si pela palavra
E nomeou a pedra a flor a água
E tudo emergiu porque ele disse

Com fúria e raiva acuso o demagogo
Que se promove à sombra da palavra
E da palavra faz poder e jogo
E transforma as palavras em moeda
Como se fez com o trigo e com a terra


in O nome das coisas (1977) - Sophia de Mello Breyner Andresen

1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia


1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia

3ªs Jornadas de Energia Cascais 2009


Centro de Congressos do Estoril

20 a 22 de Setembro de 2009


A Sustentabilidade local é o desafio global do século. Consideramos que a construção de comunidades sustentáveis, ou seja, comunidades com uma economia local forte e viável; socialmente justas, inclusivas, ecologicamente eficientes, com uma boa governação e em paz, constitui a resposta aos graves problemas sócio-ambientais que afectam de uma forma global as populações locais.

A sustentabilidade energética é um pilar decisivo neste desafio. Fenómenos como as alterações climáticas e a escalada do preço do petróleo e seus sucedâneos que estão afectar determinantemente o ambiente (particularmente a atmosfera) trazem a energia para a ordem do dia, tornando urgente a reflexão e, sobretudo, a acção.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Agência Cascais Energia, participada pela Câmara Municipal de Cascais, organizam o “1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia” e as “3ªs Jornadas de Energia Cascais 2009”, a decorrer entre 20 e 22 de Setembro no Centro de Congressos do Estoril em Cascais e que pretendem constituir um fórum de encontro e discussão em torno de temas relacionados com as questões do ambiente e energia que interessam aos países lusófonos, envolvendo técnicos, universitários, ONGA’s e decisores políticos.


Deformações do Espaço-Tempo em Vila Nova de Paiva

Post roubado ao Blog De Rerum Natura, via Blog AstroLeiria:


Informação recebida da organização nacional do Ano Internacional da Astronomia (na foto Fráguas, Vila Nova de Paiva, Viseu):

Como é que os povos pré-históricos do ocidente da Península Ibérica se relacionavam com a Astronomia? E quais os desafios que enfrentamos no estudo das deformações do espaço-tempo? Os investigadores Luís Tirapicos, especialista em Arqueoastronomia, e Carlos Herdeiro, estudioso das supercordas, vão a Vila Nova de Paiva, no interior profundo de Portugal, para revelar o lado menos conhecido do estudo dos corpos celestes em Portugal.

São dois lados menos conhecidos da Astronomia, mas vão ganhar agora um novo relevo. A Arqueoastronomia e a Teoria das Supercordas constituem dois dos temas em destaque no IV Festival de Astronomia, que reunirá em Vila Nova de Paiva alguns dos mais prestigiados investigadores portugueses da área. A iniciativa decorre de 18 a 20 de Setembro no Auditório Municipal Carlos Paredes. A entrada é livre.

No dia 18 de Setembro (sexta-feira) às 18.45 horas, logo após a sessão de abertura, terá lugar um dos pontos altos do festival, com uma palestra dedicada às Supercordas. O investigador Carlos Herdeiro, vencedor do Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação Científica (2004), vai revelar a especialistas e curiosos os últimos avanços e desafios em matéria das deformações no espaço-tempo, explicando ainda que estudos estão em curso em Portugal. Doutor em Física-Matemática pela Universidade de Cambridge e com pós-doutoramento em Stanford (EUA), Carlos Herdeiro é investigador auxiliar no Centro de Física do Porto.

Em pleno Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), o festival dá também especial destaque à Arqueoastronomia. Como é que os povos pré-históricos que habitavam o ocidente da Península Ibérica praticavam Astronomia? Que vestígios chegaram aos nossos dias e como é que estão a ser explorados? O investigador Luís Tirapicos, do Centro Inter-Universitário da História das Ciências e da Tecnologia, vai apresentar em Vila Nova de Paiva as últimas novidades de uma área de estudo menos conhecida em Portugal. A palestra “Arqueoastronomia no ocidente da Península Ibérica”, um dos pontos altos do IV Festival, terá lugar no dia 19 de Setembro (sábado) às 17.00 horas.

São vários os temas e investigadores de renome presentes em Vila Nova de Paiva. No primeiro dia, para além de Carlos Herdeiro, subirá ainda ao palco do Auditório Municipal Carlos Paredes o historiador espacial Rui Barbosa. Colaborador do NASASpaceflight (sítio de notícias da NASA dedicado à exploração espacial), onde tem publicado textos sobre os lançamentos orbitais da China, Rui Barbosa estará em Vila Nova de Paiva para falar do passado, presente e futuro da exploração lunar. A palestra terá início às 21 horas.

No dia 19 de Setembro e a par de Luís Tirapicos, o público terá a oportunidade de conhecer o trabalho do investigador Domingos Barbosa, do Instituto de Telecomunicações, na área da Rádio-Astronomia. Doutorado em Astrofísica e Técnicas Espaciais pela Universidade de Paris VII, Domingos Barbosa trabalhou, entre outras instituições de relevo, no Grupo de Astrofísica e Cosmologia Observacional do Prof. George Smoot (Prémio Nobel da Física 2006) e é actualmente investigador associado da missão espacial Planck Surveyor.

Ainda no sábado, a partir das 21.45 horas, estará em Vila Nova de Paiva o coordenador nacional do Ano Internacional da Astronomia 2009, João Fernandes, que conversará com o público sobre o Universo e sobre o Sistema Solar. No mesmo dia, professores de todos os graus de ensino poderão aprender com Rosa Doran, do “Galileo Teacher Training Programme” (projecto de formação do AIA2009), dicas para introduzir a Astronomia nas salas de aula.

No dia 20 (domingo) às 09.30 horas, Rosa Doran volta a falar com os professores sobre a Astronomia na escola, na oficina "Telescópios Robóticos, observar o Universo em sala de aula". Depois, é a vez do astrónomo Rui Azevedo andar com o público pelo "Berçário de estrelas". Às 17.00 horas, Alexandre Aibéo, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e coordenador científico do festival, vai falar sobre o "Universo a banhos".

Para além das palestras e oficinas, crianças e adultos poderão ainda, entre muitas outras actividades, passear pelo céu num planetário insuflável e espreitar o sol por telescópios especializados (sexta-feira a partir das 14h30), experimentar a Rádio-Astronomia (sábado às 15.00 horas), desfrutar de uma visita guiada ao Parque Botânico Arbutus do Demo (domingo às 15.50 horas) e assistir à peça de teatro jovem "Eppur si muove", que aborda a contribuição de Galileu para a ciência como a conhecemos hoje (domingo às 18.30 horas).

O IV Festival de Astronomia é organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva.

Música para um político de partida




PS - para os interessados, a letra da canção (muito actual...) é esta:

"Bernie Rhodes,know’s don't argue."
Why must you record my phone calls?
Are you planning a bootleg L.P?
Said you've been threatened by gangsters
Now it's you that’s threatening me.

Can't fight corruption with con tricks
They use the law to commit crime?
I dread, dread to think what the future will bring
When we’re living in gangster times.

"Don't call me Scarface!"

Don't interrupt while I'm talking
Or they'll confiscate all your guitars.
A catch - 22 says if I sing the truth
They won't make me an overnight star.

Don't offer us legal protection
They use the law to commit crime.
I dread to think what the future will bring
When we're living in real gangster times.
"Bernie Rhodes knows, don't argue."

Sábado há manif dos professorzecos...

19setembro CARTAZ OFICIAL

Para recordar - III

terça-feira, setembro 15, 2009

Música para um político que vem hoje à minha cidade




PS - embora me apeteça, acho que não se deve ir em provocações - se ninguém se rir o palhaço perde a graça...

Visitar Lisboa subterrânea da civitas romana

Entre os dias 25 e 27
Galerias romanas da Rua da Prata abertas ao público na próxima semana
15.09.2009 - 12h44 - PÚBLICO

Durante os três dias, as galerias estão abertas entre as 10h00 e as 18h00

As galerias romanas da Rua da Prata, em Lisboa, vão abrir ao público nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, naquela que será a única vez que estarão acessíveis a todos este ano.

Durante os três dias, as galerias estão abertas entre as 10h00 e as 18h00 e a entrada é gratuita. As visitas vão ser acompanhadas por técnicos do Museu da Cidade. A abertura das galerias surge no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.

As galerias foram descobertas após o terramoto de 1755 em Lisboa e só em 1909 começaram a realizar-se visitas, mas apenas por motivos jornalísticos ou de investigação. A partir dos anos 80, a Câmara de Lisboa cria condições de acesso às galerias no subsolo da Rua da Prata.

Apenas uma vez por ano é permitido descer até às estruturas romanas, já que, como explica o Museu da Cidade de Lisboa, estas “encontram-se com um nível de água elevado cuja bombagem é um processo moroso e que levantaria problemas de conservação do próprio edifício e dos edifícios pombalinos anexos se retirada mais amiúde”.


Curso original


Informa-se que se realizará, na próxima quarta- feira (16.09.2009), das 16.00 às 19.00 horas, no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, um Curso de Condução de Bicicleta.


Centro de Interpretação Ambiental
Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos
Câmara Municipal de Leiria
Telefone: 244 845 651 Fax: 244 839 556 Extensão: 694

Para recordar - II

Poesia alusiva à época

DITADURA

Data

Tempo de solidão e de incerteza
Tempo de medo e tempo de traição
Tempo de injustiça e de vileza
Tempo de negação

Tempo de covardia e tempo de ira
Tempo de mascarada e de mentira
Tempo de escravidão

Tempo dos coniventes sem cadastro
Tempo de silêncio e de mordaça
Tempo onde o sangue não tem rasto
Tempo da ameaça

in Livro Sexto (1962), Sophia de Mello Breyner Andresen

De Espanha...

MFL: No me gustan los españoles metidos en la política portuguesa.

JS: A ti no te gustan, pero a mi me encantan!

in Blog 31 da Armada - post de Vasco Campilho



PS: ... nem bom vento, nem bom casamento...

ADENDA: ordens são ordens - manda quem pode (e no dia 27 lá estaremos também para combater uma España Imperial...)

segunda-feira, setembro 14, 2009

Carolina strikes again


A mandatária da juventude do PS

Carolina Patrocínio deu hoje uma entrevista ao "i", toda ela cheia de conteúdo programático do Partido Socialista. Terá sido a tentativa do PS em compor um pouco a imagem à sua mandatária da Juventude. Mas algo falhou nessa entrevista. A dada altura, Patrocínio diz: "para as legislativas votei sempre PS". Nada de anormal teria esta resposta não fosse o caso dela ter nascido a 27 de Maio de 1987, e as últimas eleições legislativas terem sido a 20 de Fevereiro de 2005, quando ela apenas tinha 17 anos. Terá sido um lapso da parte dela ou quem lhe elaborou o guião esqueceu-se desse pequeno pormenor?

A erudição dos políticos - II


Como referimos outro dia, há uma aura de intelectual, pregada a cuspo por assessores na cabecinha de um pseudo-engenheiro, que debita umas pérolas fantásticas (volta, Santana, estás perdoado...). Eis mais um exemplo, no debate entre José Sócrates Manuela Ferreira Leite, que os media deixaram passar em branco mais uma vez:

A certa altura, Sócrates citou uma frase de Abel Salazar, que está no pórtico da Faculdade de Medicina do Porto: «Um médico que só saiba de medicina não é bom médico». Há só uns detalhezinhos a apontar:

1) a frase não está no pórtico, mas sim no átrio;

2) não está na Faculdade de Medicina, mas sim no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar;

3) a frase correcta é «Um médico que só saiba de medicina nem de medicina sabe».

Mas, vá lá, acertou no nome.

(José Carlos Santos)

in Blog Abrupto

Para recordar...

Conferência sobre Sismologia nos Açores

Açores
Especialistas de 12 países estudam influência da actividade tectónica e vulcânica na previsão de erupções
12.09.2009 - 15h58 Lusa

Cientistas de mais de uma dezena de países, incluindo alguns com vulcões muito activos, estão nos Açores para estudar a forma como a actividade tectónica e vulcânica pode influir nas previsões de erupções.

A Conferência Anual da Comissão Europeia de Sismologia vai decorrer durante a próxima semana no Convento de S. Pedro de Alcântara, no Pico, com a presença de 35 cientistas de 12 países.

"A presença de cientistas de países com vulcões altamente activos, com larga experiência na sua monitorização, é uma garantia da importância deste encontro", salientou Zilda França, da Universidade dos Açores, em declarações à Lusa.

Para esta especialista, a reunião deverá permitir aos participantes beneficiar da experiência adquirida por alguns dos cientistas presentes na "interpretação de dados, na avaliação de riscos sísmicos associados a fenómenos vulcânicos e na gestão de crises vulcânicas".

A Conferência Anual da Comissão Europeia de Sismologia vai reunir no Pico especialistas Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Estónia e Irlanda.

Estarão ainda presentes cientistas provenientes do Reino Unido, Trinidade e Tobago, México, Chile e Japão.

Durante sete dias, os cientistas vão fazer do arquipélago açoriano a sua sala de estudo, aproveitando o facto dos Açores serem considerados internacionalmente como um 'laboratório vivo' no campo da vulcanologia e da sismologia.

A alta sismicidade e o vulcanismo activo são duas características importantes do arquipélago açoriano, que também beneficia do facto de se encontrar numa zona de confluência de três placas tectónicas (a americana, a euro-asiática e a africana).

Esta importante reunião científica internacional conta com o apoio da Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra (IAVCEI) e da Associação Internacional de Sismologia e Física do Interior da Terra (IASPEI), duas das mais prestigiadas instituições nesta área.

A anteceder o início da conferência, alguns dos cientistas já se encontram nos Açores em visitas de trabalho às ilhas Terceira e S. Jorge, estando também previstas para o final da próxima semana deslocações de estudo no Pico e ao Faial.