quinta-feira, outubro 08, 2009

Uma expedição oceanográfica açoreana na blogosfera



Azul Profundo é um blogue que acompanha um cruzeiro científico do robô submarino português Luso ao mar dos Açores. Em vez de robô submarino, os cientistas chamam-lhe apenas ROV, a sigla inglesa de veículo operado remotamente, uma vez que é controlado à distância, através de um cabo ligado a um navio.

O cruzeiro é da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), um grupo científico incumbido pelo Ministério da Defesa de alargar o solo e o subsolo português para lá das 200 milhas naúticas em torno de Portugal continental e das ilhas.

Estamos a bordo do navio oceanográfico "Almirante Gago Coutinho", da Marinha portuguesa, que estava atracado no cais militar da Praia da Vitória, na ilha Terceira. Acaba de sair para o mar, para mais uma parte desta missão, que começou a 7 de Setembro e acabará 26 de Outubro.





Eu, Professora de Biologia e Geologia, a leccionar na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, fui convidada pela EMEPC a participar no projecto piloto – “Professores a bordo“, na Campanha Luso2009. Este projecto tem como principais objectivos: Promover a participação dos professores em campanhas oceanográficas, trabalhando lado a lado com cientistas, permitindo adquirir em “in situ” novos conhecimentos, métodos e técnicas; Facultar resultados científicos, úteis como material didáctico, enriquecendo o material didáctico e o Know-how dos professores; Promover a disseminação do conhecimento adquirido pelos professores a bordo, aos restantes colegas da área das ciências e Facultar aos alunos dados científicos da campanha, passíveis de serem trabalhados em diferentes áreas disciplinares.



Sem comentários: