terça-feira, outubro 13, 2009

...and the winner is...

'Ranking'
Universidade de Coimbra é a melhor do País
por LUSA13 Outubro 2009

É a única instituição portuguesa na lista dos 400 melhores estabelecimentos de ensino superior do mundo do jornal britânico The Times. Subiu 11 lugares para a 366.ª posição

A Universidade de Coimbra (UC) foi considerada, pelo quarto ano consecutivo, a melhor instituição de ensino superior portuguesa no ranking do jornal britânico The Times.

A instituição subiu no ranking relativo a 2009 e, tal como no ano passado, "continua a ser a única portuguesa" entre as 400 melhores universidades mundiais, diz a UC em comunicado

"Apesar da queda das instituições portuguesas neste ranking nos últimos três anos, que aconteceu em paralelo com o desinvestimento do Estado no sistema de ensino superior, a Universidade de Coimbra consegue, em 2009, contrariar esta tendência: sobe do 387.º para o 366.º lugar, a nível mundial, e do 169.º para o 166.º, a nível europeu", salienta o comunicado da instituição de Coimbra.

O ranking publicado pelo suplemento sobre ensino superior do jornal britânico - que elege a Universidade de Harvard (EUA) como a melhor do mundo - considera ainda a UC como a terceira melhor universidade do espaço lusófono (a seguir às universidades de São Paulo e de Campinas, no Brasil) e a sexta melhor da Península Ibérica.

"É motivo de orgulho. Devemos considerar estes resultados como bastante encorajadores. O que me parece ser importante é que há uma clara tendência crescente de melhoria, que contraria o que tem acontecido com outras instituições", defende o vice-reitor da UC, Henrique Madeira. Entre as causas apontadas para a classificação no ranking estão "o envolvimento com a comunidade, a cooperação internacional, particularmente com os países lusófonos, e o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições portuguesas e estrangeiras".

in DN - ler notícia

Sem comentários: