segunda-feira, setembro 14, 2009

O voto útil nas Legislativas de 2009

Recebi o seguinte e-mail, que passo a reproduzir, enviado pelo colega Jorge Martins, professor de Geografia da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e mestrando em Ciência Política na Universidade Nova de Lisboa:

Face às medidas tomadas pelo governo de José Sócrates contra os professores, conjugadas com as ofensas constantes da sinistra ministra da Educação e seus maquiavélicos secretários de Estado, urge, da parte dos docentes portugueses e seus familiares a tomada de uma posição radical nas eleições legislativas de 27 de Setembro: não votar no PS.

Com efeito, independentemente da ideologia de cada um de nós, existem, à direita e à esquerda, várias alternativas à actual maioria socretina. Contudo, face ao sistema eleitoral português, nem todos os votos contribuem para eleger deputados, em especial nos círculos mais pequenos.

Por esse motivo, é importante que o nosso voto, em 27 de Setembro, seja o mais eficaz para derrotar o PS nos 22 círculos eleitorais (20 no território nacional e 2 da emigração).

Com esse objectivo, analisei os resultados das eleições legislativas de 2005 e das europeias de 2009: as primeiras por serem as anteriores eleições da mesma natureza; as segundas, por serem bastante recentes.

A parte teórica do estudo encontra-se no documento Word anexo, enquanto que a análise dos resultados eleitorais se encontra na folha de Excel anexa. No final de ambos, existe uma tabela onde, com base nessa análise, se mostram, em cada círculo eleitoral, o(s) partido(s) da actual oposição que pode(m) eleger deputados e com que grau de probabilidade.

Claro que cada um é livre de votar da forma que entender: por convicção ou de forma estratégica. Este estudo destina-se apenas a fornecer informação sobre os efeitos mecânicos do seu voto (ou seja, aqueles que estão ligados à mecânica do sistema eleitoral) a todos aqueles que desejem votar com o objectivo supremo de derrotar Sócrates, Milú & Cª.

Por mim, desde que não votem no PS, tudo bem!

Agradeço que reenviem para os vossos contactos. E também poderão imprimi-los para todos os antisocretinos indecisos. Já agora, é óbvio que isto não se destina apenas a professores mas a todos que queiram enterrar, de vez, o (des)governo socretino.


o_ze_não_faz_falta2

Cartaz do João Francisco, roubado ao Blog A Educação do meu Umbigo.

Sem comentários: