domingo, setembro 06, 2009

Let it be...!

06 Setembro 2009 - 00h30
Quarenta anos depois do último disco
Beatles vendem mais no séc. XXI

Quarenta anos depois da edição de ‘Abbey Road’, o último disco de estúdio, os Beatles voltam a fazer história, por várias razões: entram no lucrativo mundo dos videojogos, com ‘Beatles Rock Band’, vêem reeditada toda a sua obra remasterizada (ver caixa) e, como se não bastasse, afirmam-se como a maior banda da primeira década do século XXI. Pelo menos a julgar pelo número de discos vendidos.


Na verdade, de acordo com a Nielsen/SoundScan, que contabiliza as vendas nos EUA, os ‘Fab Four’ de Liverpool venderam 28 milhões de discos desde o ano 2000. Números surpreendentes numa década em as vendas em formato físico caíram a pique, substituídas pela venda no formato digital. Curiosamente, numa altura em que decorrem negociações para colocar o catálogo do grupo neste formato, os Beatles contabilizam mais discos vendidos nos últimos dez anos do que na década de 1990, quando foram quintos na lista dos mais vendidos.

Entretanto, já na próxima quarta--feira (09-09-09), o grupo moderniza-se e acede ao mundo virtual, com a edição de ‘Beatles Rock Band’. O jogo estará disponível para as consolas PlayStation, X-Box e Wii e recupera 45 canções do grupo. Mais: o jogador pode viver o percurso do grupo, dos concertos no Cavern em Liverpool, passando pela apresentação no Ed Sullivan Show, nos EUA, terminando com a actuação no telhado da editora, em 1969.

DISCOGRAFIA REMASTERIZADA

Assinalando os 40 anos da edição do último disco (a 26 de Setembro de 1969), chega também às lojas a 09-09-09 o catálogo integral dos Beatles, pela primeira vez remasterizado digitalmente. A colecção inclui os 12 álbuns do grupo, em estéreo, com alinhamentose arte gráfica das edições originais, e a ‘Magical Mistery Tour’, que se tornou parte do catálogo-base dos Beatles aquando da primeira edição dos álbuns em CD, em 1987. Mas há mais: as compilações ‘Past Masters, Vol. 1 e Vol. 2’ estão agora reunidas num único álbum (duplo), a que se soma o ‘White Album’, de 1968, também duplo.Para este trabalho, os engenheiros De Abbey Road passaram quatro anos a trabalhar as gravações originais, servindo-se da tecnologia mais sofisticada e das máquinas em que as gravações foram feitas. Cada CD surge ainda com booklets extra, com fotos raras e novos textos acerca do processo de gravação de cada disco.

CANÇÕES ESPERAM POR DIGITALIZAÇÃO

Apesar da entrada no mundo virtual, as canções dos Beatles permanecem fora das lojas de venda digital . Negociações nesse sentido decorrem entre a Apple (dona da loja iTunes), a editorado grupo (EMI) e os representantes da banda, mas o acordo parece ainda distante, a julgar pelas palavras de Paul McCartney. "Nós estamos interessados, mas eles [EMI] querem algo que não estamos preparados para dar."

Sem comentários: