sexta-feira, setembro 11, 2009

Colóquio Prospecção Electromagnética ao Serviço do Ambiente em Leiria


No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2009 será realizado, no dia próximo dia 17 de Setembro de 2009, quinta-feira, pelas 15.00 horas, no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, o Colóquio “Prospecção Electromagnética ao Serviço do Ambiente” e que está aberto a todos, sem pré-inscrição.

Programa


14.30 – Recepção dos participantes

15.00 – Sessão de abertura - Drª Neusa Magalhães, Vereadora do Pelouro da Acção Social, Ambiente, Desenvolvimento Económico, Espaços Verdes e Turismo.


15.15 – “Estudo de plumas de contaminação provocados por cemitérios – Estudos de casos” - Mestre Carlos Cubano

Aferição da formação de plumas de contaminação condutivas provocadas pela proximidade dos cemitérios das freguesias de Fonte de Angeão, Murtede e Ega, para averiguar se a decomposição de corpos resulta em risco ambiental, designadamente para os recursos hídricos subterrâneos desses locais.


15.45 – “Caracterização da Hidrodinâmica da Lagoa da Ervedeira e sua relação com o Aquífero Superior” - Mestre Rui Andrade

Caracterização e interpretação da hidrodinâmica da Lagoa da Ervedeira e determinação da sua relação com o Aquífero Superior Não Confinado (AqSNC), de forma a auxiliar na promoção da preservação e desenvolvimento sustentável da Lagoa.


16.15 – “O método electromagnético de prospecção aplicado ao estudo da pluma de contaminação da “lixeira de Tábua" - Mestre Ana Sousa

Determinação da possível contaminação gerada pelo volume de resíduos depositados na área envolvente da lixeira selada do concelho de Tábua, enquanto lixeira a céu aberto e após a sua selagem.


16.45 – Debate


17.15 – Encerramento dos trabalhos



A organização entregará, no final do Colóquio, certificados de participação aos interessados.

Sem comentários: