segunda-feira, julho 27, 2009

Fim-de-semana em Coimbra


Com início na tarde de 6ª, foi mais fantástico fim-de-semana como há muito já fazia... Começou com uma ida ao Centro Comercial Dolce Vita, para jantar e comprar uns livros. Depois uma ida ao Museu da Ciência, onde havia uma actividade Ciência Viva no Verão que era, simultaneamente, Geologia no Verão e Astronomia no Verão: Um pezinho na Lua, por nós aqui já duplamente anunciada. Com a presença das minhas antigas professoras, as Doutoras Elsa Gomes e Celeste Gomes, foi excelente...! Os lançamentos de foguetes, os filmes das missões Apollo, a Exposição sobre Darwin, a exposição permanente, o modelo interactivos, vulgo bola gigante, dos planetas principais do Sistema Solar (mai-la Lua e Sol...), o microscópio petrográfico, as amostras de mão de rochas vulcânicas e a simpatia de todos, tudo valeu a pena.

Depois, uma noite bem dormida, na antiga casa onde vive durante 10 anos em Coimbra e estava pronto para outra Geologia no Verão: Os percursos da água na Coimbra subterrânea. A presença da Doutora Lídia Catarino e dos Doutores Fernando Figueiredo e José Manuel Azevedo (isto para além de um engenheiro geólogo que trabalha na Reitoria e do qual não sei o nome...) foi fantástica. Depois a visita a uma Cisterna no antigo edifício dos Hospitais da Universidade, a ida à Mina que abastece o Jardim Botânico, na zona da Escola Secundária José Falcão e ainda o túnel de Ribela, na zona da Praça da República e Jardim da Sereia, acompanhadas de excelentes explicações e animado convívio, valeram bem a pena! O meu garoto adorou aparecer na notícia do Calinas...!

À tarde, ida ao Fórum Coimbra (depois do banho em casa, um almoço no centro comercial, com aquelas porcarias que só fazem mal mas sabem tão bem...), mais umas compras, seguidas de um frugal jantar chez moi. A seguir, para o puto ficar contente, uma ida à ponte pedonal de Pedro e Inês (que tristeza estar tão vandalizada...), uma visita à zona circundante (a movida chegou a Coimbra...!) e mais uma dormida na antiga casa.

No dia a seguir, uma ida ao Convento de Santa Clara-a-Velha (que, ao domingo de manhã, é de graça....!) , com a curiosidade de lá estar a mulher e o filho de um geopedrado, colega e amigo (o Luís Costa - que ficou, de castigo, em casa, a fazer o almoço) e em seguida o regresso a Leiria.

O Fernando, a Adelaide e o João Martins, mais a tia Céu Machado, agradecem a todos os que lhe proporcionaram três dias tão perfeitos...

Em breve colocaremos mais material (fotos, textos de jornais, etc.) sobre este assunto...


ADENDA: o engenheiro geólogo referido no texto chama-se Paulo Morgado (os nossos agradecimentos à Doutora Lídia pela informação...) e, sendo nosso leitor, há que lhe agradecer aqui as suas simpáticas palavras e dar os parabéns pelo trabalho e por tudo o que fez nesta Acção...

2 comentários:

jonas disse...

OK, o que é isso do meu afilhado no Calinas?! Podes mostrar, por favor? Estava penteado e educado? A tia/madrinha quer saber tudo!!!
Beijos.
Jão

Fernando Martins disse...

Na foto o João está às riscas horizontais - mas há outra com cara, só na versão papel do jornal, que irei publicar mais tarde...