sábado, março 07, 2009

Starparty Galáctica - Primavera 2009

Post em estereofonia com o Blog AstroLeiria:


Vai realizar-se, já nos próximos dias 4 e 5 de Abril de 2009, o Starparty Galáctica, em Montargil, Ponte de Sôr.

Montargil, localizado praticamente no centro do País, facilita a que todos os Astrónomos possam de uma forma relativamente fácil possa participar. Está a cerca de 130km de Lisboa, 300km do Porto e 315km de Faro.

Ao contrário da edição de 2008, não haverá edifício de apoio, as actividades vão centrar-se principalmente nas observações. Ou seja, há que ter atenção que poderá não haver no local electricidade, água, casas de banho, etc. - apenas ar livre...!

Paralelamente, estaremos a participar em conjunto com a Astrofesta Global do programa da 100 horas de Astronomia, do Ano Internacional de Astronomia (AIA2009), que centra nos seus objectivos por o máximo de pessoas possível a observar o céu através de um telescópio. A Astrofesta Global será o maior evento de divulgação de Astronomia de todos os tempos.

De qualquer forma:

1. Vai haver no local pelo menos um gerador de energia eléctrica. Com isto há a possibilidade do pessoal mais carente em energia eléctrica para o telescópio ou acessórios estar mais apoiado. De qualquer forma, ninguém deverá ir com o intuito de querer usar apenas o gerador. Levem sempre os vossos recursos energéticos caso necessitem deles. Gerador = Backup.
2. Há a possibilidade de podermos vir a ter o apoio da CM local por forma a ser-nos disponibilizadas algumas ajudas.
3. Também a confirmar a possibilidade de poder haver na Escola EB 2.3 local a disponibilização de uma sala para palestras. Este ponto não estava previsto para esta StarParty, pelo que se houver sala disponível, ainda não se sabe se haverá palestrantes.

Este evento está a ser organizado pelo pessoal do Fórum Galáctica.

Sem comentários: