sábado, março 28, 2009

Seminário em Lisboa


SEMINÁRIOS

DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA MARINHA/ INETI

(Alfragide)




Terça-Feira, 31 de Março de2009 às 14.00 horas





Eng. Pedro Patinha & Eng.ª Cristina Antunes

(Centro de Informação Científica e Técnica do INETI)



TITLE:


“OneGeology” O primeiro mapa geológico digital do planeta disponível na Internet


ABSTRACT:

No âmbito das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, o LNEG participa, juntamente com os serviços geológicos de outros 96 países, no projecto de elaboração do primeiro mapa geológico digital do mundo.


O OneGeology é apoiado pela UNESCO e seis outros organismos internacionais, constituindo o projecto emblemático da ONU para o Ano Internacional do Planeta Terra 2008. Os principais resultados deste projecto são os seguintes:

1. Disponibilização de Mapas Geológicos de todo o mundo acessíveis na Internet (inicialmente à escala 1:1 000 000, sendo também possível a integração de escalas de maior pormenor);

2. Desenvolvimento de uma nova linguagem Web para a geologia, que permita a partilha de dados entre nações e com o público (GeoSciML);

3. Partilha de know-how entre todas as nações, independentemente do seu estatuto de desenvolvimento, para que todos possam participar e beneficiar.

Ao explicar a importância e o significado deste projecto, Ian Jackson, coordenador do OneGeology, afirmou: "Os mapas geológicos são instrumentos essenciais na identificação dos recursos naturais, por exemplo, água, hidrocarbonetos e minerais, bem como no planeamento da minimização de riscos geológicos tais como, sismos, vulcões e radioactividade natural. Os recursos naturais são uma fonte fundamental de riqueza para todas as nações, especialmente para aqueles que precisam de desenvolver e construir as suas economias. A identificação de riscos geológicos é muitas vezes uma questão de vida ou morte. Outros desafios que todas as nações têm de enfrentar no século XXI incluem a subida do nível do mar, a gestão de resíduos (nucleares ou domésticos) e o armazenamento de carbono. O conhecimento das rochas, das quais todos dependemos, tornou-se cada vez mais importante e o conhecimento e a partilha num momento de mudanças ambientais globais é crucial".

Infelizmente, a informação sobre a geologia nem sempre está actualizada, inter-relacionada, e em algumas partes do mundo, nem sequer está disponível! Este é o desafio a que o projecto OneGeology se propõe.


Pessoas a contactar para os seminários do DGM/INETI:

Pedro Ferreira
E-mail: pedro.ferreira@ineti.pt
Telefone: 214 705 516

Mário Mil-Homens
E-mail: mario.milhomens@ineti.pt
Telefone: 214 705 516

Sem comentários: