sábado, março 28, 2009

Romeiros

Para quem não conhece, aqui fica um pequeno filme sobre os peregrinos da ilha de S. Miguel e uma explicação para esta actividade...

Os Romeiros na ilha de S. Miguel

Os romeiros são uma manifestação religiosa única. Grupos de homens, rezando, percorrem a pé, durante uma semana, toda a ilha.

Denominam-se Romeiros da Ilha de São Miguel os grupos de católicos, que durante uma das semanas da Quaresma, se propõem visitar todas as igrejas e ermidas onde se venera a imagem de Maria, cantando e rezando durante todo o percurso. Esta prática, também se chama Visita às casas de Nossa Senhora, e tem a sua motivação, como reza a tradição, nas calamidades públicas causadas pelos terramotos e erupções vulcânicas ocorridas em 22 de Outubro de 1522 e 25 de Junho de 1563, que arrasaram Vila Franca do Campo e prejudicaram gravemente a Ribeira Grande. Nesses momentos de aflição os micaelenses, para implorarem a misericórdia divina, fizeram preces públicas ao Céu por intermédio de Maria e sentiram tão viva a protecção do Alto, que jamais, desde então até ao presente, deixaram esta piedosa pratica, conservando-a na suas características primitivas.

Os fins das romarias são:
a) fazer penitência pelos pecados próprios alheios;
b) suplicar as bênçãos de Deus para as Terras dos Açores, para Portugal inteiro e todo o mundo.



Sem comentários: