sábado, março 28, 2009

Geologia ao vivo e a cores nos Açores

Do Blog Geocrusoe, do amigo geólogo Carlos Faria (que nos dará a honra de nos guiar na visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos...!) publicamos o seguinte post:

A abertura de uma estrada permite descobrir muitas vezes acontecimentos geológicos passados que ficaram cobertos por outros eventos mais recentes.


Na foto observa-se um cone vulcânico de escórias antigo (cinza escuro) perto de Vila Franca do Campo. Este esteve à superfície tempo suficiente para sobre ele se desenvolver um solo antigo (castanho escuro): paleossolo, agora coberto de pedra-pomes (creme-claro) projectada a partir do distante vulcão da Lagoa da Fogo.

O recorte do paleossolo no talude mostra ainda o relevo existente à data da erupção: paleorrelevo, hoje soterrado por uma topografia diferente.

É a partir da relação da sobreposição vertical, distribuição horizontal e modos de contacto das estuturas geológicas e dos vários tipos de rochas, que se torna possível aos olhos dos geólogos fazer a história geológica de um local, região ou mesmo do planeta.

O topo do cone aparece repetido na parte superior do talude apenas porque este possui um patamar e o degrau de cima volta a descobrir uma parte mais elevada da mesma estrutura, situação que permite igualmente determinar a sua forma a 3 dimensões (3D). Tudo isto numa exposição vertical das rochas, corte geológico, em resultado do talude da obra...

1 comentário:

Carlos Faria disse...

dei a localização (aproximada pois não tinha GPS comigo ;) ) no meu blog. cuidado que a estrada ainda não está concluída, eu estava lá em trabalho.