domingo, março 22, 2009

Feira de Ciência e Tecnologia de Estremoz


A Feira de Ciência e Tecnologia de Estremoz (FeiCiTEst) pretende ser um evento de âmbito nacional que valorize e promova o potencial científico e tecnológico nacional. Para além de serum amplo espaço de encontro e reflexão da comunidade científica nacional permitirá ao grandepúblico tomar contacto com os últimos avanços da ciência e também com o que vem sendo feitopelos investigadores e instituições portuguesas.

Numa Sociedade em que cada vez mais a Ciência e a Tecnologia desempenham um papel fundamental, mas em que ao mesmo tempo uma especialização cada vez maior obriga a um diálogo constante entre os vários domínios do Saber, a FeiCiTEst assume-se como um espaço único que vem preencher uma lacuna que se fazia sentir a nível nacional.

PROGRAMA

27 Março - 6ªFeira

10:00 Abertura da FeiCiTEst 2009

15:00 Cerimónia inaugural da FeiCiTEst 2009

17:00 Debate subordinado ao tema "Matemática; da investigação ao ensino" - moderado pelo Prof. Filipe Oliveira (Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Fac. Ciências e Tecnologia, Univ. Nova Lisboa)com a participação do Prof. Feliz Minhós (Universidade de Évora) e do Prof. Pedro Amaral (Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz)

19:00 CICLO DE CONFERÊNCIAS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; MITO OU REALIDADE? - 1ª CONFERÊNCIA
"Human impacts on climate" pelo Prof. André Berger (Universidade Católica de Louvain & Instituto de Astronomia e de Geofísica G. Lemaître e Presidente honorário da União Europeia de Geociências) seguido de curto debate moderado pela Prof.ª Ana Maria Silva (Centro Geofísica Évora / Universidade Évora)

21:30 Filme - "Detonação" de Jon Amiel - seguido de curto debate moderado pelo Prof. António Ribeiro (Univ. Lisboa)


27 Março - Sábado

10:00 Manhã infantil com a projecção do filme "Em Busca do Vale Encantado III - a época da grande partilha" de Don Bluth, seguido de conversa com o Prof. Galopim de Carvalho (Universidade de Lisboa)

14:00 Debate subordinado ao tema "Novos materiais; que desafios?" - moderado pelo Prof. Carlos Bernardo (Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho) com a participação da Profª. Maria Celeste do Carmo (Departamento de Física da Universidade de Aveiro) e do Prof. Francisco Brás Fernandes (Departamento de Ciência dos Materiais da FCT / Universidade Nova de Lisboa)

15:45 Filme - "Jurassic Park" de Steven Spielberg - seguido de discussão moderada pelo Prof. ManuelMota (Universidade de Évora)

18:30 Sessão presidida por Sua Ex.ª o Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor José Mariano Gago

19:00 CICLO DE CONFERÊNCIAS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; MITO OU REALIDADE?- 2ª CONFERÊNCIA
"Hydrocarbon depletion" pelo Prof. Kjell Aleklett (Universidade de Uppsala e Presidente Association for the Study of Peak Oil and Gas / ASPO) seguido de curto debate moderado pelo Prof. Namorado Rosa (Centro Geofísica Évora / Universidade Évora)

23:00 Encerramento da FeiCiTEst 2009

Sem comentários: