quarta-feira, março 25, 2009

Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa


V Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa


De 30 de Setembro a 2 de Outubro de 2009

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Itajaí – Santa Catarina - Brasil


Mais informação:
http://www.coastgis.com.br/czcpp/


Existem diferentes realidades entre os Países de Expressão Portuguesa, entre regiões, e entre locais e comunidades. Essas diferenças são de natureza geográfica, cultural, social, económico, institucional e ambiental. Os desafios, no entanto são os mesmos, pois são reconhecidos nestes países problemas comuns nas zonas costeiras associados à existência de vastas áreas marítimas, às ocupações e actividades urbanas e turísticas, à exploração de recursos vivos e não vivos, às pressões sobre os ecossistemas, à necessidade de melhorar infra-estruturas, à organização institucional, ao desenvolvimento científico e tecnológico, ao controle de riscos, e uma premente necessidade de uma gestão costeira integrada por meio de acções contínuas e dinâmicas.

Neste sentido, o V Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa pretende ser o palco adequado para divulgar e debater a temática das zonas costeiras junto de técnicos, gestores, investigadores e responsáveis que exercem a sua actividade nesta área. No âmbito da sua organização prevê-se a realização de debates, mesas redondas e comunicações técnicas e científicas com a colaboração de oradores convidados e autores de comunicações livres.

Participarão deste Congresso países com uma dimensão quase continental, como é o caso Brasil; os pequenos países, com características insulares como é o caso de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe e Timor Leste, assim como os países costeiros como Angola, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.

Tendo como temática: Os Instrumentos Técnicos Aplicados à Gestão Costeira Integrada, é objectivado neste encontro um maior intercâmbio de propostas entre os diferentes países de forma que as assimetrias técnicas possam ser reduzidas, e desta forma um maior intercâmbio técnico-científico e institucional possa definitivamente ser estabelecido entre os países membros da CPLP.

São objectivos gerais do V Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos países de Expressão Portuguesa:

  • Promover o intercâmbio de ideias e experiências em domínios da zona costeira, entre as comunidades técnica e científica dos países de expressão portuguesa;
  • Estabelecer acordos técnico-científicos para ampliar o conhecimento dos processos naturais, antrópicos e as acções mitigadoras em ambientes costeiros; e,
  • Estimular acções de formação, de investigação e de desenvolvimento de interesse comum.
  • Com o intuito de tentar integrar o Congresso com o COSTALGIS, é também objectivo identificar os avanços da ciência e da tecnologia aplicáveis à gestão sustentável das zonas costeiras e avaliar a viabilidade da sua aplicação nos países da CPLP.



    Datas importantes:
    Termino da submissão de resumos: 30 de Abril de 2009;
    Notificação do aceite: 30 de Maio de 2009;
    Pré-inscrições: 30 de Junho de 2009;
    Inscrição para os autores: 30 de Agosto 2009;
    Submissão de trabalhos completos: 30 de Setembro de 2009.


    Submissão Electrónica de Resumos:
    http://www.coastgis.com.br/czcpp/chamada_trabalho.php


    Submissão Electrónica de Inscrições:
    http://www.coastgis.com.br/czcpp/chamada_trabalho.php

    Sem comentários: