terça-feira, março 17, 2009

Cegonhas na Net - video em directo

Post roubado ao Blog Ciências Correia Mateus:


O Webcegonhas – Condoninho da Renata resulta de uma parceria entre o jornal Público, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Redes Energéticas Nacionais (REN). É um projecto de divulgação e sensibilização ambiental que pretende dar a conhecer as acções que a REN desenvolve para a conservação da cegonha-branca e que vai permitir o acompanhamento de um ninho da espécie, através da montagem de uma câmara de filmar num apoio de uma linha de muito alta tensão. Imagens que vão poder ser vistas e comentadas em directo num blogue alojado no Público online.

Esta iniciativa faz convergir os objectivos de três projectos já em curso: Programa Público na Escola, Zappiens e Programa Condoninho.
  • No âmbito do Programa Público na Escola, o Público está já a promover três projectos que têm como principal objectivo estimular a conservação da Natureza e a protecção do Ambiente, junto dos alunos das escolas básicas e secundárias: Grifos na WEB, Lagartis e Morcegos na WEB. O projecto Webcegonhas – Condoninho da Renata é o quarto a juntar-se a estas iniciativas pedagógicas.
  • A FCCN tem em curso o Programa Zappiens – um site de agregação e visualização de vídeos e conteúdos multimédia educativos e/ou científicos de qualidade, produzidos em ambiente escolar, preferencialmente em Portugal e em língua portuguesa, que utiliza o multimédia para o conhecimento. No projecto Webcegonhas – Condoninho da Renata, a FCCN fica responsável pelo alojamento e reencaminhamento das imagens para o jornal Público online, bem como pela divulgação da iniciativa através do Zappiens.
  • O Programa Condoninho, que a REN pôs em marcha em 1993, surgiu para realojar um número crescente de famílias de cegonhas-brancas que elegiam os postes de electricidade para construir os seus ninhos. Desde então, a REN já realojou mais de 1700 ninhos, com a instalação de plataformas em locais seguros para a nidificação e pela colocação de campânulas próprias para afastar as cegonhas das zonas perigosas.
O Webcegonhas – Condoninho da Renata não implica a captura nem a manipulação de indivíduos de cegonha-branca, mas apenas a filmagem de um ninho da espécie que vive em estado selvagem.


Sem comentários: