sábado, março 28, 2009

"100 Horas de Astronomia"

Do Blog AstroLeiria publicamos o seguinte post:


Portugal pronto para “maratona astronómica” mundial

Projecto-Chave do Ano Internacional da Astronomia já conta com diversas iniciativas em território nacional

O Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) promove entre dois e cinco de Abril um dos mais ambiciosos projectos do ano, as "100 horas de Astronomia". O objectivo é simples e o desafio estimulante: fazer com que, pelo mundo inteiro e ininterruptamente durante 100 horas, as pessoas possam observar o Universo através de um telescópio, assistir a uma palestra sobre um tema de astronomia, ver uma sessão de planetário ou descobrir na Internet como trabalham os investigadores. Em Portugal, os astrónomos profissionais e amadores mobilizam-se para proporcionar ao público quatro dias e noites de festa astronómica. Com 28 eventos organizados de Norte a Sul do país, Portugal figura entre os países mais dinâmicos da Europa. E as iniciativas prometem multiplicar-se até ao início das celebrações.

Com mais de 1500 eventos programados em perto de centena e meia de países, as “100 Horas de Astronomia” afiguram-se como o maior evento científico de sempre aberto ao público. Cerca de um milhão de pessoas, nos cinco continentes, devem participar na iniciativa. Essa maratona astronómica, nunca antes realizada, também vai acontecer em Portugal. A organização nacional do AIA2009 convida os portugueses a fazer parte desse projecto recorde, ao deslocar-se até um dos pontos de actividades para espreitar através dum telescópio e descobrir a beleza do céu.

Mas não só. Inspirando-se das três principais iniciativas que vão animar as “100 horas de Astronomia” à escala global (“Around the World in 80 Telescopes”, “Global Star Party” e “Sun-day”), Portugal, que segue de perto países como a Suíça, a Alemanha e a França na organização do projecto, vai entre 2 e 5 de Abril realizar diversas actividades originais, abertas a todos, de Trás-os-Montes ao Algarve (http://www.astro.up.pt/caup/eventos/aia2009/100horas/where.php).


ACTIVIDADES NOS CENTROS, NAS RUAS OU A PARTIR DE CASA

Para celebrar a Astronomia, será por exemplo possível aderir às “astrofestas” que vão ter lugar entre Lagoa e o Carvoeiro ou em Ponte de Sor ou, mais simplesmente, participar nas noites de sexta-feira (3 de Abril) e de Sábado (4) numa das sessões do “E Agora eu Sou Galileu” (em Lisboa, Espinho, São Pedro do Estoril, Constância, Mira, Coimbra, Faro, etc...), outro projecto promovido a nível nacional pelo AIA2009 que se associa às “100 Horas de Astronomia”. Nesse âmbito, qualquer astrónomo amador que tenha à disposição um telescópio é convidado a disponibilizar os seus meios de observação em locais públicos, de modo a que possa partilhar o céu nocturno com o maior número de pessoas possível.

Os interessados poderão também acompanhar a partir de um ponto de retransmissão ou em casa, pela Internet, “A Volta ao Mundo em 80 Telescópios”, um webcast vídeo de 24 horas com ligações em directo aos mais importantes observatórios astronómicos do mundo. Com início marcado dia 3 às 10 horas da manhã (hora portuguesa) no Havai, e até ao dia seguinte à mesma hora, essa transmissão feita pela Ustream.tv pretende abrir pela primeira vez as portas desses centros e mostrar como trabalham os astrónomos profissionais dos observatórios mais avançados do planeta, no Chile, nas Canárias e na África do Sul, entre outros, permitindo ainda ao público questionar os especialistas através do envio de mensagens electrónicas.

As “100 Horas de Astronomia” portuguesas contam também com momentos únicos. O Centro Multimeios de Espinho propõe assim às famílias um serão inédito no Sábado 4 de Abril: de saco-cama às costas, pais e filhos irão experimentar passar uma noite ao “relento”, dentro do Planetário. O “Acampar no Planetário” propõe ao longo da noite diversas actividades pedagógicas em que os mais novos serão familiarizados com alguns conceitos do Universo e irão descobrir diferentes constelações. Em Paços de Ferreira, as crianças irão também pernoitar sob as estrelas. A pensar nos mais crescidos, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) promove a difusão de um filme promocional sobre as “100 horas de Astronomia” nos comboios e estações do Metro do Porto.

A Escola Secundária Domingos Rebelo (Ponta Delgada) organiza ainda o I Congresso Internacional de Astronomia nos Açores (O Universo nos Açores: http://www.angra.uac.pt/aia2009/The%20Universe%20in%20the%20Azores.pdf) aberto a professores, alunos, astrónomos amadores e a todos os interessados em Astronomia. Durante os 3 dias das "100 Horas de Astronomia", vai igualmente decorrer no NUCLIO (São Pedro do Estoril) uma maratona de outro género: os promotores do Galileo Teacher Training Programme (http://www.astronomy2009.org/globalprojects/cornerstones/galileoteachertraning/) de 40 países diferentes vão encontrar-se online e comunicar via Internet para mostrar o que estão a desenvolver no seu país no âmbito do programa.

No domingo 5 de Abril, o Sun-day, ou Dia do Sol, encerra as celebrações das “100 Horas de Astronomia” com propostas dedicadas à estrela. Em Portugal, à semelhança do que aconteceu na "Alvorada do AIA2009" a 1 de Janeiro, a organização solicita a comparência de todas as pessoas com capacidade de observar o Sol em segurança para dar a conhecer a estrela a amigos, vizinhos, ou mesmo a desconhecidos que passam na rua.

O Ano Internacional de Astronomia é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, o Ciência Viva e a European Astronomical Society (EAS).

Imagens:

Eventos em Portugal:


Projectos globais no mundo:

- Opening Event: A VIP event at the Franklin Institute in Philadelphia will feature one of Galileo's telescopes. The Director of the Institute and Museum of the History of Science in Florence, which holds the two remaining Galileo telescopes, will speak on the importance of Galileo's telescopes and the discoveries he made with them.

- Live Science Centres Webcast: Select science centres will participate in a live webcast featuring discussions on current topics in astronomy on 2 April. Live observations will be made by visitors to select science centres using telescopes operated remotely over the Internet. Science centres worldwide will feature enhanced outreach programmes, many with the participation of amateur astronomy groups holding public observing sessions.

- Around the World in 80 Telescopes, 24-hour Research Observatory Webcasts: Astronomers at professional research observatories around the world will take viewers inside their telescope domes and control rooms during a live 24-hour webcast on 3 April.

- 24-hour Global Star Party: For 24 hours on 4 April, telescopes (including solar telescopes) will be made available for public viewing by astronomy clubs and observing groups free of charge. The goal is to allow as many people as possible to have a chance to look through a telescope.

- Sun Day: 5 April, sunrise local time and organised by the Solar Physics Task Group. We all owe our existence to our closest stellar neighbour, the Sun. Without it, all life on earth would perish. The last day of 100 Hours of Astronomy (Sunday) has been set aside to highlight and celebrate the Sun.

- 100HA Junior: This is a collaboration between 100 Hours of Astronomy and Universe Awareness (also an IYA global cornerstone project) to connect amateur and professional astronomers with young children around the world during (and perhaps after) 100 Hours of Astronomy.

Mais informações:

Sem comentários: