sábado, dezembro 20, 2008

Um grande ano...

2008 tem "Segundo Intercalar"

O International Earth Rotation Service (IERS) que estuda com rigor a rotação do planeta Terra em relação a referenciais astronómicos e à escala de Tempo Atómico Internacional (TAI), constatou ser necessária a introdução de um "segundo intercalar" no final de Dezembro de 2008, na escala do Tempo Universal Coordenado (UTC=TAI-34s) que define a Hora Legal civil.

A necessidade de coordenação entre as escalas de Tempo Atómico ligado ao padrão definido pelos relógios atómicos e do tempo astronómico (escala UT1 definida pela rotação real da Terra) conduz ocasionalmente à introdução de "segundos intercalares" no Tempo Universal Coordenado (UTC), para que a diferença entre ambas (UT1-UTC) permaneça inferior a 1 segundo.

Esta necessidade provém da duração do "segundo" no Sistema Internacional de Unidades (ligado à escala TAI) ser mais curta do que a duração actual do "segundo UT1" na rotação da Terra. Ou seja, a rotação completa da Terra dura cada vez mais tempo na escala TAI. Apesar disso, não o faz de uma maneira perfeitamente uniforme.

Assim, estes "acertos" quando necessários, são efectuados no final dos meses de Junho ou de Dezembro. Este ano tal "acerto" será necessário.

A sequência de datas UTC no final deste ano será:

2008 Dezembro 31, 23h 59m 59s
2008 Dezembro 31, 23h 59m 60s
2009 Janeiro 1, 00h 00m 00s

Pode consultar mais informação sobre este assunto na página do OAL sobre a hora UTC.

O OAL como entidade responsável pela manutenção da Hora Legal em Portugal encontra-se equipado para dar resposta, de forma transparente para o utilizador final, a este "Segundo Intercalar". Consulte a página Como Acertar? para descobrir como manter certa a hora do seu computador.

Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa

Sem comentários: