sábado, agosto 02, 2008

Lourinhã - notícia no Público

Museu da Lourinhã apresenta hoje crânio do maior dinossauro do Jurássico
02.08.2008 - 09h07 Lusa

O Museu da Lourinhã apresenta hoje o crânio de um dinossauro Torvosaurus, considerado o maior carnívoro terrestre do Jurássico (com aproximadamente 150 milhões de anos), construído a partir do fóssil de um osso original encontrado no concelho.

O fóssil pertence ao maxilar e conserva ainda os dentes cortantes em forma de faca, com 13 centímetros, adaptados para cortar as presas, disse o especialista em dinossauros do Museu da Lourinhã, Octávio Mateus.

A partir deste achado e de descobertas de outros animais idênticos nos Estados Unidos da América, os especialistas do Museu da Lourinhã construíram uma réplica do crânio que será hoje mostrada pela primeira vez ao público.

O Torvosaurus, espécie que significa 'lagarto selvagem' foi o maior predador terrestre do período do Jurássico.

"Os achados de ossos do crânio são extremamente raros porque são muito finos e separam-se entre si com muita facilidade", explicou o paleontólogo. "É uma descoberta extraordinária", considerou Octávio Mateus.

O Museu da Lourinhã estuda e expõe espécies de dinossauros desde 1984 e tornou-se conhecido pelos achados de ovos de carnívoro que receberam o nome de Lourinhanosaurus.

O museu alberga ainda vários esqueletos e pegadas de outros dinossauros herbívoros e carnívoros descobertos na Lourinhã e que têm sido alvo de estudos científicos por equipas locais e da Universidade Nova de Lisboa.

Hoje, os especialistas do museu - Octávio Mateus e Miguel Telles Antunes - apresentam o novo crânio numa sessão pública que vai decorrer no auditório municipal da vila da Lourinhã, pelas 15h00.

O primeiro Torvosaurus foi descoberto em 1972 no Colorado (Estados Unidos) e descrito por Peter Galton e James Jensen, em 1979, como o maior dinossauro carnívoro do Jurássico até então conhecido.

O espécime português, encontrado na Lourinhã, e que teria um comprimento de 14 metros, tinha um crânio que media cerca de metro e meio, dimensões que excedem ligeiramente as do norte-americano e, por isso, "é o maior do período Jurássico actualmente conhecido", concluiu Octávio Mateus.

O achado foi encontrado a 27 de Julho de 2003 por uma criança de 10 anos que passeava com o pai e o entregou ao Museu da Lourinhã.


in Público - ler notícia

Sem comentários: