quarta-feira, julho 23, 2008

Novo sismo no Japão

Intensidade de 6,8 na escala de Richter
Japão: balanço provisório de feridos no sismo sobre para 43
23.07.2008 - 21h40 Agências

O violento sismo de 6,8 na escala de Richter que abalou o Japão na noite de quarta para quinta-feira (hora local do país) fez pelo menos 43 feridos e elevados danos materiais de acordo com um balanço provisório. No mês de Junho a mesma zona tinha já sofrido um tremor de terra que chegou aos 7,2.

O abalo aconteceu às 00h26 (16h26 de Lisboa) e o seu epicentro foi localizado a 120 quilómetros de profundidade na região de Iwate, na cidade de Hachinohe, segundo dados da agência meteorológica japonesa, que indicou não ter sido accionado um alerta para tsunami.

As televisões japonesas mostraram imagens de pessoas apavoradas nas ruas, objectos a cair e alguns pequenos focos de incêndio. Os prédios de Tóquio, 500 km ao sul do epicentro, também balançaram.

Por sua vez, a estação de televisão Asahi, citada pela Reuters, adiantou que pelo menos três carros ficaram soterrados após um aluimento de terras provocado pelo sismo, cuja intensidade causou ainda o corte do abastecimento de electricidade de perto de dez mil casas. Ainda segundo os media japoneses, várias instalações atómicas situadas na região de Aomori, nomeadamente o complexo de reciclagem de combustível nuclear de Rokkasho, não sofreram qualquer dano aparente.

Situado na confluência de quatro placas tectónicas, o Japão regista 20 por cento dos terramotos do planeta.


in Público - ler notícia

Sem comentários: