sábado, junho 14, 2008

Sismo no Japão - notícia no Público

Japão: três mortos, 65 feridos e 12 desaparecidos em sismo de 7.2 na escala de Richter
14.06.2008 - 11h06 AFP

Um violento sismo que atingiu os 7.2 na escala de Richter abalou hoje o norte do Japão matando pelo menos três pessoas e causando ferimentos a 65. Pelo menos outras 12 pessoas estão desaparecidas. O abalo provocou ainda deslizamentos de terra, o desabamento de alguns edifícios e a destruição de estradas.

O sismo ocorreu às 08h43 locais (00h43 em Lisboa), a dez quilómetros de profundidade, atingindo as zonas de Iwate e de Miyagi (nordeste), a cerca de 500 quilómetros de Tóquio, onde também foi sentido.

O primeiro balanço oficial dá conta de três mortos: um pescador de 55 anos, arrastado por um deslizamento de terras, um sexagenário atropelado por um camião e um trabalhador de 48 anos que ficou esmagado debaixo de pedras nas obras de um estaleiro.

Cerca de 12 pessoas continuam desaparecidas em Kurihara (prefeitura de Miyagi): três trabalhadores, nos escombros de um estaleiro e nove pessoas num hotel termal atingido por um deslizamento de terras.

A agência nacional de desastres já fez igualmente saber que o número de feridos chega aos 65, ao passo que os media japoneses indicam que poderão ser mais de cem.

Cerca de 30 mil casas em redor do epicentro do sismo ficaram sem electricidade.

O último abalo sísmico ocorrido no Japão ocorreu a 16 de Julho de 2007 em Niigata (centro), com uma magnitude de 6.8, provocando a morte a 11 pessoas e ferimentos a perto de mil.


in Público - ler notícia

Sem comentários: