segunda-feira, maio 12, 2008

Sismo na China - notícia do Público

Falha nas comunicações e noite podem piorar a situação
Sismo na China: último balanço eleva para 8500 número de mortos em Sichuan
12.05.2008 - 16h53 AFP, Reuters

O forte sismo que hoje abalou a China já fez 8533 mortos, só na província de Sichuan, no sudoeste, onde foi o epicentro do abalo, anunciou o governo central, citado pela agência Nova China. Contudo, com o passar das horas, espera-se que este número cresça ainda mais.

Para além de Sichuan, as províncias de Gansu, no noroeste, Yunnan e Chongqinf, no sudoeste, foram também muito afectadas pelo abalo.

Várias fontes referem, ainda, milhares de feridos. Algumas testemunhas locais têm dado conta do desmoronamento de vários edifícios. Só em Beichuan, que conta com 160 mil habitantes, 80 por cento das construções ficaram devastadas.

Além disso, cerca de 900 crianças foram surpreendidas pelo sismo, pelo que ficaram soterradas debaixo de várias escolas que ruíram. A agência Nova China confirma a morte de 50, até ao momento.

Na mesma província, duas fábricas de produtos químicos ficaram destruídas e 80 toneladas de amoníaco foram libertadas. O incidente levou à evacuação de seis mil pessoas, mas algumas estão debaixo dos escombros.

O sismo ocorreu cerca das 14h30 (06h30 em Lisboa), a uma profundidade de dez quilómetros, e foi sentido em várias cidades da China e ainda em Banguecoque, capital da Tailândia, a 3300 quilómetros de distância. O Instituto Americano de Geofísica informou que o sismo atingiu 7,8 de magnitude na escala de Richter, depois de se ter falado em 7,5 e da agência Nova China referir 7,6. O tremor de terra foi sentido a milhares de quilómetros, nomeadamente em Shanghai e em Pequim onde, imediatamente depois da hora de almoço, os funcionários abandonaram os edifícios para regressar a casa com medo de repetições. Os abalos foram, ainda, sentidos em Hong Kong e em Taipei, na ilha de Taiwan.

Antes mesmo de conhecer a amplitude da catástrofe, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, qualificou o sismo como um “desastre”, em entrevista à televisão central.

O aeroporto internacional da cidade, que tem mais de dez milhões de habitantes, está temporariamente encerrado. No entanto, de acordo com um jornalista da televisão chinesa CCTV, os transportes públicos estão a funcionar normalmente e a rede eléctrica também está operacional.

O presidente, Hu Jintao, ordenou a mobilização máxima das equipas de socorro. Assim, o exército foi enviado para auxiliar o “governo local e avaliar a situação” para que possam coordenar as operações da melhor forma, explicou um oficial do exército popular de libertação, Tian Yixiang.

Um novo abalo fez-se sentir cerca das 14h30 (06h30 de Lisboa) em Pequim, mas a magnitude não ultrapassou os 3,9 de magnitude, noticiou a agência Nova China. Neste incidente não se registou nenhuma vítima nem danos materiais. As várias instalações que vão acolher os jogos olímpicos não foram danificadas, de acordo com o comité de organização do evento.

A China é frequentemente afectada por sismos. Um dos mais mortíferos registou-se em 1976 em Tangshan, nordeste, e fez 200 mil mortos, apesar de fontes ocidentais garantirem que esse número chegou aos 700 mil.


in Público - ler notícia

Sem comentários: