quarta-feira, agosto 08, 2007

Português procura dinossauros na Mongólia

Do Blog GeoLeiria publicamos o seguinte post, retirado de uma notícia do CM:


Octávio Mateus é o único representante europeu


O paleontólogo Octávio Mateus estará a partir do dia 20 no deserto de Gobi, na Mongólia, e vai tornar-se no primeiro português a seguir as pistas de Roy Chapman Andrews.

Integrado numa equipa de 15 especialistas, entre norte-americanos, japoneses, sul-coreanos, canadianos e mongóis, o investigador do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa será o único europeu na missão de 34 dias.

Após ter participado em várias expedições em zonas de África, Laos, Cambodja, Brasil ou Estados Unidos, o investigador desloca-se pela primeira vez à Mongólia, um dos cinco grandes países quanto à existência de fósseis de dinossauros. Este top é ainda composto pelos EUA, Argentina, China e Canadá.

“Queremos encontrar novos esqueletos de espécies conhecidas, mas melhor seria encontrar uma nova espécie. Tenho esperança de encontrar um esqueleto relativamente completo e uma novidade, mas é sempre promissor trabalhar num deserto muito rico em fósseis”, disse Octávio Mateus. Roy Chapman Andrews ficou conhecido com as expedições que levou a cabo no deserto de Gobi, entre 1922 e 1930, onde descobriu os primeiros ninhos de ovos de dinossauros.

in Correio da Manhã - ler notícia

ADENDA: Quando, depois de almoço, estava ler no Café o jornal, fui alertado pelo meu filho para a foto do Octávio Mateus, do qual ele é um fervoroso admirador - para prová-lo aqui fica a foto tirada no Museu do GEAL na Lourinhã... De salientar que o Doutor Octávio Mateus é membro participante do Blog GeoLeiria.

Sem comentários: