quarta-feira, julho 25, 2007

Revisão sobre o fim-de-semana

Este fim-de-semana foi longo e cheio de actividades, a saber:

1. Percurso pedestre do NEL

O NEL - Núcleo de Espeleologia de Leiria, associação da qual o meu marido é sócio, fez mais um percurso pedestre, desta vez na Bajouca (norte do concelho de Leiria), como se disse em post anterior. Aqui ficam algumas fotos do mesmo, enviadas ao Fernando pelo Pedro Ferreira (arqueólogo da C.M. Leiria e dirigente do NEL):








2. À descoberta da Geologia e Geomorfologia no Geomonumento das Portas de Ródão (Geologia no Verão 2007)

Uma amiga minha (Céu Machado) inscreveu-se, à última hora e por insistência do meu marido, nesta actividade da Geologia no Verão 2007 - ver aqui - realizada pelo Professor Doutor Pedro Manuel R. R. Proença e Cunha, do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Adorou a actividade e as explicações do Doutor Proença e Cunha e pediu-me para publicar estas fotos:

Portas do Ródão

Portas do Ocreza – garganta escavada em quartzitos pelo rio Ocreza


À espera que abrissem o Museu


De partida para o museu de Vila Velha de Ródão


Crista quartzítica - para SE a partir do miradouro do Castelo (torre de vigia)


Tronco silicificado – na Casa de Artes e Cultura do Tejo


3. O meu fim-de-semana no PNSAC

Este week-end a família do meu marido reuniu as tropas numa Casa Abrigo do PNSAC (em Casal de Vale de Ventos, na Serra dos Candeeiros). Com 14 adultos e 8 crianças, realizámos um percurso pedestre, uma actividade de espeleologia, uma observação astronómica (que não houve - estava um frio de rachar...), uma observação de apresentação multimédia em ecrân gigante, uma sardinhada, um churrasco, um pic-nic, uma visita à Pia do Urso e seu Eco Percurso Sensorial e ainda uma ida ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire. Foi fantástico - deixo aqui apenas quatro fotos e a sugestão de lerem mais coisas no Blog GeoLeiria e verem, também lá, as restantes fotos...




2 comentários:

Carlos Faria disse...

Adoro ver como por aí se está a divulgar a geologia... e folgo também em ver que por aí a geologia dá origem a belas paisagens. Por cá, na sequência destes "geoblogs", mostraram-me pela primeira vez interesse em fazer um projecto para se adicionar a componente de informação geológica nos vários trilhos da ilha... boas notícias para as Ciências da Terra.

Adelaide Martins disse...

Isso é que é importante - colocar a Geologia dentro da informação a dar em trilhos, roteiros e percursos...

E nos Açores ainda mais importante é...!