quarta-feira, julho 25, 2007

Relatório da actividade do fim de semana no PNSAC

Como referimos anteriormente, este fim de semana foi excelente - até houve gente que sugeriu que na próxima deve ser uma actividade de três dias e duas noites...! Mas vamos ver como correram as diversas componentes da actividade:

1. Ante chegada

Como sempre, a maioria da malta atrasou-se (com duas excepções...). Em Leiria houve que esperar pela malta de Viana e pela Lai. A Paula, pais e respectivas crianças tiveram dificuldades no final do roteiro e o Mário e Rosa foram traídos pelo GPS. Assim, às 13.00, começamos os preparativos do Almoço e às 14.00 estávamos todos a comer, furiosamente, as sardinhas, bola de carne e outros petiscos, bem como as sobremesas...


2. Actividade da tarde

Com 45 minutos de atraso demos início ao percursos guiado pelos Cov'Altas, na Serra de Santo António (zona das Milheiriças). Começámos junto à Pizzaria, passámos pela Lapa da Cerejeira, fomos a uma gruta que não recordo o nome (perto da Cova da Lapa) e terminámos no início do Vale da Canada (perto do Algar do Ladoeiro, que fica para outra altura...). Os Cov'Altas estiveram à altura e foram excelentes, em todos os aspectos - até porque houve diversas iniciações à Espeleologia, incluindo o meu Pai...!
Como já era tarde optámos por não fazer o percurso da Fórnea nem ir à Cova da Velha, que fica para a próxima actividade...


3. Jantar e noite

Picanha, salsichas, entremeada e outros petiscos, grelhados na brasa, bem regados (vinho caseiro de Vila Franca das Naves e Cerejo, Quinta de Santo António, cerveja - incluindo Kronenborg 1664 e Guiness...) acompanhados de saladas, massa e batatas refogadas de sobra do almoço, seguidas de jogatana das crianças (Monopólio) e filmes (apresentação de Blogues, visualização de filmes e de fotografias) em ecrân gigante, tudo amenizou o frio da noite, que impediu a utilização do Telescópio.


4. Alvorada e partida das casas

Depois do toque de alvorada (bastante tardio) tomámos o pequeno almoço e limpámos as casas. Depois fomos tomar a matinal bica, ao Café de Vale de Ventos, entregando aí as chaves. Aproveitámos para mirar/fotografar o gigantesco caracol (de chousos - muros de pedra calcária) que enfeita a Serra da Lua. Depois fomos à Ecoteca, em Porto de Mós, para os recuerdos (e levantar dinheiro no Multibanco). Em seguida partimos para Pia do Urso, a sul de S. Mamede, onde visitámos o Ecoparque Sensorial, a aldeia e fizemos o pic-nic final.


5. Pedreira do Galinha

Finalmente fomos até ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire, tendo visto filme (eu só ainda vi umas 30 vezes...), feito percurso, sendo eu o guia, e partindo em seguida rumo a nossas casas. E, como se subentende, logo que possível há outra actividade destas...!

Sem comentários: