quarta-feira, janeiro 24, 2007

II Curso a distância Moodle/GEOTIC

1. O Moodle

O Moodle (http://www.moodle.org) é um sistema online de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, de utilização livre.

O 2.º Curso de Formação na utilização do Moodle GEOTIC pretende introduzir este sistema de gestão da aprendizagem a educadores ou outros profissionais interessados em usá-lo como plataforma de apoio às aulas presenciais, em actividades de ensino a distância, e/ou de portefólio. O Moodle foi desenhado tendo como modelo orientador uma perspectiva social-construccionista da aprendizagem e será essa a abordagem utilizada neste curso.

O Moodle tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, inclusivamente em Portugal, quer a nível do ensino superior, quer a nível do ensino básico e secundário. A nível de centros de formação, a penetração é também grande.

A unidade de missão do Ministério da Educação responsável pela área das TIC nas Escolas, CRIE, tem dinamizado a oferta Moodle às escolas do país através dos Centros de Competência. Está ainda em fase de pré-projecto um moodle.edu.pt, de cariz nacional, para todas as escolas do país.

No ensino superior, são várias as universidades que optaram pelo Moodle. (Universidade do Algarve, Aberta, Coimbra, Évora, Faculdade de de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Engenharia, Ciências e Medicina da Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Setúbal, Leiria, Porto, etc.)


2. O Curso

O 2.º curso de formação de professores na utilização do Moodle resulta de um primeiro trabalho com professores de várias áreas e níveis de ensino, em Fevereiro de 2006. A experiência, bastante positiva, e o feedback recebido dos participantes levaram a uma reedição do curso, que esperamos ir de encontro às expectativas dos participantes.

Objectivos: Desenvolver competências básicas na utilização do Moodle para actividades lectivas (disponibilização de conteúdos, documentos, imagens, vídeos, áudio, animações), realização de tarefas online (fóruns de discussão, chat, entrega de trabalhos online, testes, inquéritos, glossários, texto em colaboração, etc.) e funcionalidades de avaliação (grelha de classificação de trabalhos).

Formadores:
Paulo Legoinha (Departamento de Ciências da Terra da FCTUNL)

João Fernandes (FCTUNL - Equipa de administração do Moodle@FCTUNL)

Hugo Domingos (FCTUNL - Administrador do site do projecto Ciência na Escola)


Modo de Funcionamento: O curso baseia-se em estudo e realização de tarefas online através do acesso a uma página de trabalho na plataforma Moodle@FCTUNL (com apoio e supervisão dos formadores). Cada formando terá também a sua página de trabalho individual onde poderá desenhar o seu próprio "curso" à medida que for aprendendo a trabalhar com as várias funcionalidades do Moodle na formação. O curso decorre durante 10 dias, podendo os formandos gerir o seu tempo de aprendizagem e de realização das tarefas, tendo sempre disponível o acesso à plataforma de aprendizagem e o apoio dos formadores em modo síncrono e/ou assíncrono. Os formandos poderão continuar a utilizar o sistema após o curso.


Pré-requisitos: Computador com ligação à Internet (de preferência de velocidade igual ou superior a 128 Mbps) e conta de e-mail.


Datas da Formação: 26 de Fevereiro a 8 de Março de 2007

PRÉ-INSCRIÇÃO (até 8 de Fevereiro)

Os eventuais interessados devem efectuar a pré-inscrição até 8 de Fevereiro. Serão depois contactados por e-mail pelos formadores.


INSCRIÇÃO E MODALIDADE DE PAGAMENTO (até 16 de Fevereiro)

Após recepção da segunda circular, confirmando a pré-inscrição, tem a hipótese de fazer o pagamento do curso da seguinte forma:

  1. Por transferência bancária, 35 euros para o NIB 003502980000259893091 , indicando no campo informações o seu e-mail antes da @
  2. Por correio, enviando cheque à ordem de GEOTIC no valor de 35 euros.
Morada para envio do cheque:

GEOTIC /SGP (ao c/ de Prof. Paulo Legoinha)
Departamento de Ciências da Terra
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Quinta da Torre
2829-516 CAPARICA

Para qualquer informação ou esclarecimento adicional contacte João Fernandes (jpsf@fct.unl.pt) ou Paulo Legoinha (pal@fct.unl.pt)

Sem comentários: