sexta-feira, setembro 22, 2006

Medalhas na Espeleologia



Da mailing-list espeleo_pt recebemos a seguinte informação:

Medalhas de Bronze para Portugal na 1.ª Competição Internacional de Espeleologia

A Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE) vem por este meio informar que uma comitiva composta por 9 atletas portugueses participou nos Juegos Mundiales de Sevilla, um evento que decorreu de 14 a 17 de Setembro de 2006 na cidade espanhola de Sevilha e que reuniu, pela primeira vez em competição, um conjunto de 22 desportos não olímpicos. A Selecção Portuguesa participou na modalidade de espeleologia desportiva, em três provas distintas: circuito, resistência (120m) e velocidade (30m), tendo trazido para Portugal duas medalhas de bronze.

A prova de circuito consiste na progressão num trajecto em corda, com cerca de 60 metros de extensão, que os atletas têm que percorrer no menor espaço de tempo e cometendo o menor número de faltas possível; as provas de velocidade e resistência consistem na progressão vertical em corda, no menor tempo, das distâncias de 30 e 120 metros, respectivamente.

Na prova de velocidade, Samuel Ribeiro conquistou um brilhante 3º lugar com um tempo de 00:55:86 segundos, tendo a prova sido ganha pelo ucraniano Leksiy Zhdanovych (00:46:38 segundos), seguido do russo Daniel Cheridnichenko (00:51.94 segundos).
Na prova de resistência, Samuel Ribeiro voltou a conquistou o 3º lugar com um tempo de 06:43:88 segundos, tendo a prova sido ganha pelo russo Denis Provalov (05:35:46 segundos), seguido do ucraniano Leksiy Zhdanovych (05:39.85 segundos). De salientar ainda o 6º lugar de Carlos Ferreira que concluiu a prova em 07:26.16 segundos.
Na prova de circuito a medalha de ouro foi para o atleta russo Daniel Cheridnichenko, seguido pelo medalha de prata, o ucraniano Olessiy Zhdanovych e pelo medalha de bronze, o russo Denis Provalov. Os portugueses Luís Costa e Samuel Ribeiro acabaram a prova em 9º e 10º
lugares respectivamente.
Numa competição que foi dominada pelos atletas de leste, a Selecção Portuguesa foi considerada a equipa revelação, ao ter trazido para casa duas medalhas de bronze e ter conseguido excelentes prestações nas diversas provas.

A Selecção Nacional presente em Sevilha foi composta pelos seguintes atletas:

• Samuel Ribeiro – Núcleo de Espeleologia de Condeixa
• Miguel Pessoa – Núcleo de Espeleologia de Condeixa
• Pedro Koch – Núcleo de Espeleologia de Condeixa
• Carlos Ferreira – Grupo Protecção Sicó
• Pedro Dias – Grupo Protecção Sicó
• Miguel Rosa – Grupo de Espeleologia e Montanha de Aveiro
• Luís Costa – Grupo de Espeleologia e Montanha de Aveiro
• José Coelho – Liga para a Protecção da Natureza
• Daniel Araújo – Liga para a Protecção da Natureza

Estão disponíveis algumas imagens do evento em:
http://www.fpe-espeleo.org (menu Press)

Mais informações:
http://www.sevilla2006juegosmundiales.com/espeleologia.htm

PS - Os nossos parabéns ao Samuel Ribeiro, ao Núcleo de Espeleologia de Condeixa, à FPE, aos restantes espéleologos e grupos envolvidos e à comunidade espeleológica nacional...!

Sem comentários: