segunda-feira, junho 05, 2006

Património Geológico - Congresso


VII CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PATRIMÓNIO GEOLÓGICO E MINEIRO
XI SESSÃO CIENTÍFICA DA SEDPGYM
PUERTOLLANO (Ciudad Real - Espanha)
22-24 de Setembro de 2006

1ª CIRCULAR
A Sociedade Espanhola para a Defesa do Património Geológico e Mineiro convoca uma vez mais todos os interessados nesta temática para participarem activamente no VII Congresso Internacional de Património Geológico e Mineiro, que se constituirá, durante alguns dias, em ponto de encontro para estudiosos e interessados na recuperação da história e cultura mineiras. É nossa intenção sensibilizar a opinião pública para a recuperação e salvaguarda das nossas raízes mineiras através do fomento da investigação e da difusão dos temas relacionados com a mineração e a sua história. Para isso, o cenário onde se desenvolverá o Congresso conta com uma ampla tradição de mineração que, no caso específico do carvão, remonta a mais de 100 anos atrás, mas que vai até à pré-história no caso de outras substâncias como o cinábrio. O Congresso inclui visitas a vários pontos de interesse geológico-mineiro, como Almadén, a Bacia carbonífera de Puertollano, o Vale de Alcudia ou os vulcões do Campo de Calatrava.

LUGAR E DATAS DE REALIZAÇÃO
Centro de Estudios Universitarios de Puertollano (Ciudad Real - España) 22 a 24 de Setembro de 2006

TEMÁTICA
Os trabalhos versarão distintos aspectos relacionados com a conservação e gestão do Património Geológico e Mineiro-Metalúrgico. Para a apresentação das comunicações, diferenciam-se cinco sessões, que são: 1.- Património Geológico. 2.- Património e Paisagem Mineiros. 3.- Arqueologia e História Mineiras. 4.- Património Geológico e Mineiro intangível 5.- Museus, Parques Geológicos e Mineiros. Projecção Turística.

LÍNGUAS DAS SESSÕES
As línguas das sessões serão o castelhano, o português e o inglês. Os textos das comunicações podem ser apresentados em qualquer delas.

INSCRIÇÃO
A inscrição dará direito a receber a documentação do Congresso, incluindo o livro de Actas após a sua publicação, assim como a assistir às Sessões e excursões. Os custos de inscrição são os seguintes:
  • Membros das entidades organizadoras, colaboradoras e patrocinadoras: 60 EUR
  • Não membros: 150 EUR
  • Estudantes (comprovação prévia): 45 EUR
Mais informações em: http://www.sedpgym.org/

Sem comentários: