quinta-feira, junho 29, 2006

As Trilobites gigantes portuguesas


Inauguração do Centro de Interpretação Geológica de Canelas

Vai ser inaugurado no próximo sábado (1 de Julho), pelas 10.00 horas, o Centro de Interpretação Geológica de Canelas, em Arouca.

Localizado na exploração de ardósias da empresa Valério & Figueiredo, L.da, esta infra-estrutura alberga um raro e valioso Património Geológico, resgatado durante os últimos 15 anos e formado por fósseis de invertebrados do Ordovícico Médio (cerca de 465 milhões de anos). Entre estes destacam-se algumas das maiores, mais raras e até únicas espécies de trilobites do mundo, razão pela qual esta jazida fossilífera é referenciada internacionalmente.

A recuperação e protecção deste património geológico de inegável valor, são hoje consideradas unanimemente pela comunidade científica um novo paradigma de cooperação entre a indústria extractiva e a ciência, sendo a informação cientifica entretanto obtida disponibilizada agora à população estudantil e ao grande público, através do novo Centro de Interpretação Geológica de Canelas (CIGC).

Na cerimónia de abertura será apresentado o livro “Trilobites gigantes das ardósias de Canelas (Arouca)”, coordenado pelos professores Artur Abreu Sá (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Juan Carlos Gutiérrez Marco (CSIC – Universidade Complutense de Madrid), que constitui um catálogo descritivo dos fósseis recolhidos na pedreira. Em continuidade, será apresentada a página web do CIGC, da autoria da Dra. Daniela Rocha (aluna do Mestrado em Património Geológico e Geoconservação da Universidade do Minho) e o percurso pedestre interpretativo “Rota do Paleozóico”, que permitirá ao caminheiro fazer uma “viagem no tempo”, através de rochas com idades compreendidas entre os 520 e os 300 milhões de anos, em pouco mais de uma hora.

Estão todos os interessados convidados a participar nesta inauguração e a conhecerem este novo centro de divulgação do conhecimento e património geológicos.


Exposição sobre Trilobites de Arouca

Irá decorrer, entre 28 de Julho e 28 Novembro de 2006, no Museu Geológico de Lisboa uma Exposição sobre Trilobites de Arouca (Canelas).

A partir de dia 1 de Julho de 2006 o Museu Geológico passará a estar aberto ao público de Terça Feira a Sábado entre as 10.00 e as 17.00 horas.

CONTACTOS
Museu Geológico
Rua Academia das Ciências, Nº 19
1200-003 Lisboa
Tel: 21 346 39 15
Fax: 21 342 46 09
museugeol@ineti.pt

HORÁRIO
Aberto de Terça feira a Sábado, das 10.00 h às 17.00 h.
Encerra Domingos, Segundas feiras e feriados oficiais.

ENTRADAS
Adultos - 2,50 €
Estudantes e Reformados - 1,25 €
Crianças (menores de 10 anos) - grátis

Nota: Foto pessoal, tirada no Museu Mineralógico e Geológico (Secção do Museu de História Natural da F.C.T.U.C.) numa visita minha com alunos de Engenharia da Energia e do Ambiente do ISLA de Leiria, em 2001.

Sem comentários: