quinta-feira, março 16, 2006

Portáteis para as Escolas Portuguesas

Fui hoje a uma Reunião, em representação da minha Escola, ao Centro de Competências "Entre Mar e Serra", na Batalha.O objectivo da mega-reunião era receber dicas para o Concurso para Escolas intitulado Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis, do CRIE. Esta reunião foi proveitosa e vai levar-me a modificar alguns aspectos do Projecto (que estou a elaborar) da minha Escola - Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus - Leiria.

Citando: " Será objecto desta iniciativa o apetrechamento das escolas com computadores portáteis, equipamentos de acesso sem-fios (“wireless”) e equipamentos de projecção de vídeo que, enquanto recursos TIC da escola, passem a ficar afectos, de acordo com as finalidades da presente iniciativa:
a) à utilização individual e profissional por professores;
b) à utilização por professores, com os seus alunos, em ambiente de sala de aula e em actividades de apoio a alunos em situações curriculares e extra-curriculares;
Prevê-se o fornecimento de um número médio de 10 computadores portáteis, por escola, para utilização de acordo com o ponto 3.a) deste edital e de 14 computadores portáteis, por escola, para utilização de acordo com o ponto 3.b) deste edital, acrescidos de um projector de vídeo e de um ponto de acesso sem-fios, por escola, sem prejuízo da flexibilidade enquadrada em sede de análise técnica da candidatura."

Para quem não sabe este concurso destina-se a apetrechar Escolas Oficiais com 2º e 3º Ciclos e/ou Ensino Secundário, tendo como prazo limite 31 de Março de 2006.

Vamos ver o que isto dá (esperemos que dê 1 ponto de acesso sem-fios, 1 videoprojector e 24 portáteis novinhos em folha para minha Escola...) e que resultados terá nas Escolas portuguesas e na prática lectiva de muitos professores. Para mim, será ouro sobre azul, para muitos dos meus projectos...!

Se alguém quiser sugestões, é só apitar...!

4 comentários:

Desambientado disse...

Fernando.

Quanta actividade! Estou espantado. Bastou ficar uns diazinhos sem passas aqui e parece que o mundo foi totalmente transformado.
Tanta iniciativa, tanto entusiasmo.
Curiosamente também apresentamos um projecto à ciência Viva, que foi aprovado com muito mais dinheiro do que aquele que mencionas abaixo, e recusamos, porque tinhamos pedido muito mais, seria assim impossível cumprir com o que nos propunhamos.
Vocês também sofreram um drástica redução? Se sim, é de louvar o vosso espírito de sacrifício.


Um abraço.

Fernando Martins disse...

o nosso projecto Ciência Viva pedia 8.900 € e recebeu 5.000... Vamos ter de fazer uns ajustes, mas aceitámos.

Desambientado disse...

O nosso foi pior. Pedíamos muito e ficou reduzido a 20 000.

Fernando Martins disse...

E não tentaram "negociar" mais alguma coisa ou reduzir as possíveis actividades...?
Eu, quando fiz o projecto, incluí algumas coisas caras e dispensáveis para assegurar o essencial...
Se quiser ver o nosso Projecto, eu mando-lho por e-mail.