sábado, março 04, 2006

Palestra de João Zilhão em Leiria

Decorreu ontem (03.03.2006) pelas 18.00 horas, no Castelo de Leiria, a última palestra - “O Menino do Lapedo e as origens do Homem Moderno na Europa” - de um ciclo de Conferências em Evolução Humana, organizadas pela Câmara Municipal de Leiria e Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra, conforme por nós aqui anunciado.

Com a presença da Doutora Eugénia Cunha, do Vereador Vitor Lourenço e de bastante público, esta palestra foi muito interessante. De salientar:

1. A confirmação, por parte da Câmara de Leiria, que está para breve a criação de Centro de Interpretação no Vale-Canhão do Lapedo (local, de facto, merecedor de visita...).
2. A presença de Doutora Eugénia Cunha, que tem uma posição divergente do Doutor Zilhão sobre a interpretação do Menino do Lapedo como tendo evidências do cruzamento entre neandertais e humanos anatomicamente modernos.
3. A fraca qualidade das perguntas no final, pois a palestra merecia mais e melhores questões.
4. A presença constante ao longo do Ciclo de Palestras de muitas pessoas, algumas que assistiram a todas as comunicações...
5. A palestra em si, foi portentosa, com uma óptima apresentação multimédia (faltou um ecran gigante...) e com dados novos sobre DNA (mitocondrial e do outro...), datações e escavações em grutas romenas (espeleologia e espeleolomergulho...!).
6. A vontade que algumas pessoas (não concretizada...) de perguntar ao Senhor Vereador sobre eventuais projectos de musealização da Mina da Guimarota (um dos melhores lugares do mundo para encontrar fósseis do Jurássico, desde dinosáurios a mamíferos) e da criação de um Centro Ciência Viva em Leiria. Mas o local não era o adequado - fica para a próxima...

Com os nossos parabéns à organização, fica aqui uma amostra das fotografias por nós feitas:






2 comentários:

Desambientado disse...

Fernando.

Por acaso não tenho e não consegui arranjar em tempo útil.
Se tiver agradecia que enviasse para felix@notes.angra.uac.pt

Um abraço.

Félix

Fernando Martins disse...

Espero que tenha gostado - se quiser mais é só dizer...