terça-feira, março 14, 2006

Os Açores e o Dia da Terra

Recebemos o pedido de divulgação desta actividade, através do Professor Doutor Victor Hugo Forjaz, do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores.


No dia 22 de Abril comemora-se o dia da Terra, da nossa Mãe Gaia, do planeta que habitamos e que estamos a destruir bocadinho a bocadinho.

Por isso é importante comemorá-lo, recordá-lo, incrementá-lo, fortalece-lo. Mas pouco se faz em cada ano que passa. Os Dia do Pai, o Dia do ETC são mais comerciais …

Este ano o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, numa operação quase suicida (quantos irão participar, quantos irão acreditar?) bateu à porta do Município da LAGOA, na ilha de S. Miguel, arrebanhou mais umas associações e vai organizar uma SEMANA DA TERRA iniciando a aventura …no dia 22, naturalmente.

Assim, eis o protoprograma, gratuito para os participantes:

Dia 22, pelas 15 horas, no anfiteatro do Município da Lagoa, uma bela lição, sem termos “caros” e “difíceis” do Dr. Rui Galopim de Carvalho, geólogo, pedagogo, Amante dos Açores e do Observatório, embaixador português junto de instituições internacionais, sobre MINERAIS, JÓIAS E VULCANISMO, lição essa profusamente ilustrada.

Dia 22, pelas 16h30, visita á exposição mineralógica do Observatório, na Avenida Vulcanológica, Atalhada, Lagoa, constituída por peças patrocinadas pelo Governo Regional dos Açores e pelo programa comunitário VULCMAC-InterregIII.B. O Município colocará um autocarro entre a sede e a avenida Vulcanológica (com regresso às 18h30). Visita guiada pelo Prof. Victor Hugo Forjaz.

Dia 22, pelas 18h30, inauguração da expo VAMOS PINTAR VULCÕES, em 2005 generosamente patrocinada pela Direcção Regional da Juventude, pela SATA e pelo Grupo Bensaúde. Visita guiada pelo artista plástico Emanuel Carreiro e restante Júri. Possivelmente estarão presentes alguns dos premiados.

DIA 23, PELAS 09H30, partida da Avenida marginal de Ponta Delgada de um autocarro cedido pelo Município da Lagoa, em excursão intitulada SAFARI GEOLÓGICO NO VULCÃO DO FOGO, com paragens na Ribeira Grande, no campo geotérmico, nos miradouros da Lagoa do Fogo, em sítios da Caloura e regresso a Ponta Delgada, via vulcão submarino de Rosto de Cão, um monumento geológico esquecido.

DIAS 24 A 26 – Visitas diárias, DE ESCOLAS E ASSOCIAÇÕES, com marcação prévia, aos 2 pavilhões exposicionais do OVGA, na Avenida Vulcanológica.

O OVGA está a solicitar patrocínios, para poder editar um pequeno guia, quer do safari, quer das exposições.

Sem comentários: