terça-feira, janeiro 10, 2006

Sismo(s) em Portugal II


Na sequência do Sismo de ontem, sentido com Intensidade III em Lisboa, na Escala de Mercalli Modificada, esta noite (dia 10.01.2006, pelas 01.09 horas da madrugada) tornou a ocorrer um novo sismo quase no mesmo local, desta vez sentido em Lisboa com a intensidade de II/III e magnitude de 5,0 (segundo o IM) ou 5,4 (USGS).
Mais uma vez vamos ver o que escrevem os jornalistas...

4 comentários:

Fernando Martins disse...

O USGS aletrou a posteriori o valor para 5,6...
Eu confio nos nossos Sismólogos, até porque os sismógrafos portugueses estão mais perto e assim medem com menos erro...

De aqui a pouco vou actualizar a informação.

Anónimo disse...

Carríssimo,

o cálculo da magnitude feita pela USGG e pelos "Sismólogos portugueses" usa metedologias diferentes, essa é a verdadeira razão para os valores de mag. sejam tão diferentes.

Quanto à frase: os sismógrafos portugueses estão mais perto e assim medem com menos erro...
Óhhh meu amigo isso pode não querer dizer nada !!

Fernando Martins disse...

Caro RM:
Veja o post a seguir a este comente também...
"Quanto à frase: os sismógrafos portugueses estão mais perto e assim medem com menos erro..." concordo que foi um argumento pouco válido - agora que os espanhóis coloquem valores de magnitude com 1,0 e até 1,5 de diferença para os mesmos sismos, nesta pequena crise sísmica, faz-me alguma espécie...

Fernando Martins disse...

Já agora, caro RM, sabe onde estão os sismógrafos americanos e as suas curvas de calibração...? Como sabe a amplitude da ondas registadas no sismograma é que permite calcular o valor da magnitude; ora maior distância implica menor tamanho e logo maior possibilidade erro...

Também gostaria de saber se tem explicação para, nesta pequena crise, os valores da magnitude do IM - Portugal e IGN - Espanha terem, quando os sismos são mais próximos de Portugal, valores baixos para o IM e altos para o IGN, e vice-versa quando os sismo são mais próximos de Espanha (Golfo de Cadiz).