segunda-feira, janeiro 23, 2006

Sismos (e mais sismos) em Portugal

Continua agitado o território nacional... Mas dividamos o mal pelas aldeias...!

1. Açores


A crise sísmica na região Fogo/Congro (mais exactamente a Caldeira do Fogo e a Lagoa do Congro, que marcam falha de direcção aproximada N-S) continua. Iniciada a crise a 10 de Maio de 2005, abundantemente relatada em post anteriores, continua a provocar pequenos sismos (04.10.2005, 21.12.2005 e 19.01.2006) e segundo o SIVISA:
"Recomenda-se a toda a população das freguesias da costa sul entre Lagoa e Ponta Garça e da costa norte entre Ribeira Grande e Maia que não permaneça em habitações que não ofereçam resistência à acção sísmica, nem circulem em estradas ou caminhos junto a taludes ou falésias instáveis. Também nas Furnas se torna necessário seguir as mesmas precauções."


2. Alentejo

Depois dos sismos de 29.12.2005, na proximidade de Mora (dois sismos, com magnitude de 4,2 e 4,4) e de um próximo de Arraiolos (2,9 de magnitude) em 26.12.2005, a Terra torna a tremer, agora em Espanha (e alguns portugueses, nomeadamente de Elvas, a sentir).

Texto publicado pelo IM:
"O Instituto de Meteorologia informa que no dia 22 / 01 / 2006 pelas 16 h 27 min (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4,1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 56 km a SW de Mérida (ESP).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas."


3. Banco Josephine e Golfo de Cádiz

O limite entre a Placa Africana e a Placa Euroasiática continua a mexer, embora menos e com menores magnitudes, o que, de facto, é bom (a energia vai-se dissipando pouco a pouco). Continuam os valores díspares entre o IM (Portugal) e o IGN (Espanha) sem que se percebe o porque das diferenças...

Sismo de 19.01.2006, pelas 15:20 horas, a W do Cabo de S. Vicente (que o IM de Portugal não registou e a que o IGN de Espanha deu magnitude 3,6...).

TPC - Sugestões de Leitura:

LIMA, Fernando Vidal Quadros Corte Real (1998) - Introdução à Sismologia, Universidade de Aveiro, 155 p., Aveiro.

LEVY, Matthys & SALVADORI, Mario (2001) - Porque treme a Terra - Terramotos e Vulcões, Editorial Notícias, 247 p., s.l. .

ADENDA:
De um anónimo bem informado (ver comentários) recebemos o seguinte texto:
"A Lagoa do Fogo e a Lagoa do Congro estão inseridas na região sismogénica, não são a região.
O alinhamento da Lagoa do Fogo e da Lagoa do Congro não fazem um alinhamento N-S, mas sim NW-SE."
Os nossos agradecimentos pela leitura do Blog, pelos comentários e pela precisão do mesmo (note-se que o meu objectivo quando falo nas lagos é de situar no mapa os dos pontos de referência e não de restringir a falha ou a zona em risco sísmico e que digo da direcção da falha"aproximada N-S").

4 comentários:

Anónimo disse...

x

Anónimo disse...

Carissímo(a),

A Lagoa do Fogo e a Lagoa do Congro estão inseridas na região sismogénica, não são a região.

O alinhamento da Lagoa do Fogo e da Lagoa do Congro não fazem um alinhamento N-S, mas sim NW-SE.

Fernando Martins disse...

Os nossos agradecimentos ao anónimo pela correcção anterior (note-se que a informação dada era muito simplificada, de modo a ser entendida por leigos).
Vou pôr em adenda ao post inicial o texto-comentário...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.