sábado, janeiro 07, 2006

Galileu - 396 anos depois...

Faz hoje 396 anos que Galileu Galilei se lembrou de apontar a sua fraca luneta para Júpiter e descobrir 3 (mais tarde quatro...) pequenas estrelinhas próximas - tinha descoberto os satélites ditos de Galileu.

Convém não esquecer... até porque faltam 10 dias para a partida da Sonda que irá conhecer finalmente o planeta (ou talvez não) Plutão e seus satélites, bem os Objectos Trans-Neptunianos da Cintura de Kuiper.


Para ajudar, aqui fica cópia do registo original (em cima e em italiano) do grande cientista e foto dos seus satélites (da esquerda para a direita, respectivamente - Io, Europa, Ganimedes e Calisto):


5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog...Só tenho pena que a Ministra da Educação não tenha uma luneta e um cérebro como Galileu para, de uma vez por todas, saber o que quer e deixar de andar a vaguear aleatoriamente, às escuras, pelo espaço escolar.

arctico

Fernando Martins disse...

Obrigado, Árctica... Vou pôr o teu Blog nos nossos favoritos...

Desambientado disse...

E as outras todas?
Calro que aqui faz sentido ter apenas as Galileanas.

Um abraço desde uma zona sísmica activa.

Fernando Martins disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fernando Martins disse...

Hei-de um dia destes fazer um Post sobre todas as outras luas (tenho, mais para trás, um post com referência todas as luas do Sistema Solar, através de um link a um texto meu) em:
http://www.prof2000.pt/users/formdn/PlanetsSatellites2005.doc