quinta-feira, novembro 24, 2005

Fosfatos... Ciência colorida!

Adivinha da semana :)


A propósito da Mineralogia… colorida… hoje é dia de vermelho, amarelo e verde!

Qual é o elemento metálico... pesado... que é comum aos minerais desta gaveta?

Colóquio: "Promoção da Cultura Científica"

Conforme por nós aqui divulgado realizou-se hoje, 24.11.2005, o Dia Nacional da Cultura Científica, em Leiria, entre as 14.00 e as 17.45 horas, no Anfiteatro 1 da Escola Superior de Educação de Leiria (ESEL/IPL) o Colóquio Promoção da Cultura Científica - Perspectivas e testemunhos, com a presença do Professor Doutor Nuno Crato (ISEG) e da Engenheira Sara Sá (Revista Visão).


No site do Instituto Politécnico de Leiria o evento é assim referido:

"A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria vai assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, no auditório 1, com dois eventos dedicados a essa temática.
Assim, pelas 14 horas, terá lugar o colóquio ‘Promoção da Cultura Científica. Perspectivas e Testemunhos’ que integra dois painéis. O primeiro subordinado ao tema ‘Desafios da Educação e Desafios da Divulgação Científica’, que será apresentado pelo professor doutor Nuno Crato, que desempenha, actualmente, funções de docente no ISEG, em Lisboa. O seu trabalho incide sobre séries temporais e previsão. É presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e divulgador científico, colaborando regularmente no Expresso e nos programas de televisão ‘2010’ e ‘4xCiência’. Recebeu em 2003 o primeiro prémio da Sociedade Europeia de Matemática pelo seu trabalho de divulgação.
O segundo painel, apresentado por Sara Sá, incidirá sobre o tema ‘A Ciência e os Media: uma relação difícil?’. A oradora é licenciada em engenharia aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico e frequentou o curso de Jornalismo e Ciência no CENJOR. É jornalista da Visão, onde tem a seu cargo os temas de Ciência e Saúde.
Após o colóquio, pelas 16.30 horas será ainda apresentado o livro ‘Ciência a Brincar – Descobre o Céu!’, pelo co-autor, professor doutor Nuno Crato, que já publicou e participou em diversos livros, como ‘Eclipses’ e ‘Trânsitos de Vénus’. O livro que apresenta na ESE é um guia destinado a alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico."


De salientar a presença de dezenas de alunos da ESEL e de outras pessoas que encheram por completo a Sala (que ultrapassou todos os limites previstos), bem como a qualidade do novo livro do Doutor Nuno Crato, meu conhecido de outras andanças e que, com os Doutores Carlos Fiolhais, Constânça Providência e Manuel Paiva, fez um excelente livro para crianças.
A título pessoal, fiquei contente por ter estado com o ex-colega de Coimbra e Geólogo, Mário Acácio Oliveira, docente da ESEL/IPL, e, a presidir à sessão, ter encontrado uma ex-colega da Escola Secundária Infanta D. Maria (de Coimbra) a Professora Doutora Isabel Sofia Godinho Silva Rebelo, docente da ESEL/IPL, filha do antigo Magnífico Reitor da nossa Universidade de Coimbra, Professor Doutor Fernando Rebelo, conhecido docente das Geografias e especialista em Geografia Física...


António Rómulo Gedeão de Carvalho...

O último Alquimista

Era uma vez um Cientista com alma de Poeta.

Era um Senhor (muito sério) com uma vontade juvenil de escrever.
Era um Professor (um Mestre) que era trocista sem saber.
Era um Anarquista com regras e vontades...

Obrigado, Rómulo, por teres sido outro pai fundador,
agora do saber científico que não te merecia,
escritor de manuais escolares e livros científicos,
que o meu avó e o meu pai e eu (e um dia meu filho) leram.
Saciaste a nosso sede de saber e tudo fizeste para combater a ignorância.

Mas, acima de tudo, António, é a ti que estamos mais agradecidos.
A tua Poesia, clara e científica mas bela e que chegava ao coração,
fez mais por nós do que tu podias pensar.
A tua Poesia é bela como a Física (e a Química, e a Astronomia, e a Biologia...).
Escreveste como um Pintor renascentista pintaria este Mundo.
O teu sarcasmo tudo mostrava, singelo e único, sem artifícios.
E, sendo quem eras, soubeste partilhar connosco as tuas Letras.

Obrigado Rómulo.
Obrigado António...

quarta-feira, novembro 23, 2005

A divulgação científica em Portugal - Painel

Realizou-se em Leiria, conforme aqui anunciado e no âmbito das Comemorações do Ano Internacional da Física, um Painel sobre A divulgação científica em Portugal, na Escola Superior de Educação de Leiria (ESEL), no dia 22.11.2005 (3ª-feira), entre as 18.30 e as 20.30 horas.

Como previsto, os participantes foram: o Prof. Doutor António Manuel Baptista (comunicador com programas na Rádio e RTP1), o Dr. Leonel Silva (programa Megaciência - SIC) e Dr. Máximo Ferreira (Museu da Ciência, comunicador na televisão e rádio), tendo faltado o Dr. Guilherme Valente (Gradiva Editores). Estiveram ainda na mesa a Dr.ª Ana Mercedes (Casa-Museu João Soares) e a Dr.ª Maria Adelaide Pinho (Presidente da Comissão de Leiria das Comorações do Ano Internacional da Física), estando ainda presentes S.ª Ex.ª Reverendíssima Bispo de Fátima-Leiria, D. Serafim Ferreira e Silva e o Vereador Vítor Lourenço, Vice-Presidente da CML, bem como vários docentes do IPL e das Escolas de Leiria.

A sessão foi excelente, pese embora o facto de o número de assistentes na sala ser reduzido, pois a qualidade das apresentações orais e das respostas às questões foi muito boa e merecia outro enquadramento humano na Sala.

Aqui ficam algumas fotos do evento:





terça-feira, novembro 22, 2005

XI Feira de Minerais de Coimbra


Vai realizar-se, em Coimbra, no nosso Departamento de Ciências da Terra, de 25 a 27 de Novembro de 2005 (6ª a Domingo), das 10.00 às 20.00 horas todos os dias, a tradicional Feira de Minerais (XI Feira Internacional de Minerais de Coimbra), organizada pelo Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra (com o apoio do Núcleo de Estudantes de Geociências da F.C.T.U.C.).
Citando o texto de apresentação:
"Exposição e venda de minerais, fósseis e rochas de todo o mundo, com a participação de algumas dezenas de expositores nacionais e estrangeiros. Trata-se de um dos maiores acontecimentos do género a serem realizados em Portugal. Decorre em estreita ligação com o Museu Mineralógico e Geológico, que durante o evento, abre os seus espaços de exposição ao público visitante."
Será, como sempre, um ponto de encontro de geólogos, amadores da geologia e interessados nas geociências, sem necessidade de inscrição prévia. Apelamos à vossa participação neste interessante evento...

domingo, novembro 20, 2005

Semana da Ciência e Tecnologia - VIII

Publicámos neste espaço uma longa listagem de Actividades (que podem incluir Oficinas, WorkShops, Portas Abertas, Visitas a Laboratórios, Exposições, Documentários, Filmes, Ficção Cientifica, Internet, Colóquios, Palestras, Conferências, Visitas Guiadas a Museus, Tertúlias, Passeios Científicos e Cafés de Ciência) inseridas na Semana da Ciência e Tecnologia (21 a 27 de Novembro de 2005) e Dia Nacional da Cultura Científica (24 de Novembro de 2005). Nela procurámos pôr ênfase nas Actividades da Geologia e outras ciências da sua cercania, em 8 Posts divididos por Distritos (alguns distritos pouco ou nada têm, daí a sua ausência da listagem).

O site Ciência Viva onde a listagem completa se encontra é:
http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2005/

Mas é bom ver tanta actividade de Geologia...!

Em Leiria, pela minha parte, vai ser realizada uma Palestra (estão todos convidados...) sobre "Novos avanços no conhecimento do Sistema Solar". Um pequeno contributo, à semelhança de anos anteriores, mas com dados novos interessantes (que não irei publicar na Internet dado o tamanho do trabalho PowerPoint).

Aproveitem o máximo...

Palestra "Novos avanços no conhecimento do Sistema Solar"

Data Início:

24-11-2005 15:00

Data Fim:

24-11-2005 16:45

Entidade Responsavel:

Núcleo de Astronomia Galileu Galilei

Tipo de Evento:

Colóquios / Palestras / Conferências

Público Alvo:

Jovens

Descrição:

Palestra multimédia (com computador portátil e videoprojector, em ecrã gigante) intitulada "Novos avanços no conhecimento do Sistema Solar" para alunos e professores da Escola EB 2.3 Dr. Correia Mateus (aberta à participação de pessoas exteriores à Escola mediante inscrição prévia). Poderá ser cedida cópia da mesma aos interessados.

Local:

Escola EB 2.3 Dr. Correia Mateus
Rua Paulo VI
Leiria

Número máximo de participantes:

30

Necessária Inscrição Prévia:

Sim

Email para inscrição:

fjfom(arroba)hotmail.com

Telefone para inscrição:

244824316

Local para inscrição:

Escola

Nome de Contacto:

Fernando João Fernandes Oliveira Martins

Telefone:

244834505

Morada:

Rua Paulo VI - Leiria

Observações:

Só as pessoas exteriores à Escola EB 2.3 Dr. Correia Mateus precisarão de se inscrever.
Esta actividade irá decorrer na Sala 10 (Sala da Internet).

Semana da Ciência e Tecnologia - VII

Actividades interessantes no Distrito do Porto

Visita ao Museu de História Natural da Faculdade de Ciências do Porto

Data Início:

21-11-2005 10:00

Data Fim:

25-11-2005 16:30

Entidade Responsavel:

Museu de História Natural da FCUP

Tipo de Evento:

Portas Abertas / Visitas a laboratórios

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Visita gratuita às Salas de Arqueologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia.

Local:

Museu de História Natural da Faculdade de Ciências do Porto
Praça Gomes Teixeira
Porto

Nome de Contacto:

Maria José Cunha

Telefone:

223401529

Morada:

Praça Gomes Teixeira - Porto

Visita guiada às Salas de Arqueologia e de Mineralogia do Museu de História Natural da Faculdade de Ciências do Porto

Data Início:

21-11-2005 15:00

Data Fim:

21-11-2005 17:00

Entidade Responsavel:

Museu de História Natural da FCUP

Tipo de Evento:

Visita Guiada a Museu

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Visita guiada às Salas de Arqueologia e de Mineralogia, onde o público poderá apreciar espólio nacional e estrangeiro.

Local:

Museu de História Nacional da Faculdade de Ciências do Porto
Praça Gomes Teixeira
Porto

Número máximo de participantes:

20

Necessária Inscrição Prévia:

Sim

Inscrição Online:

Inscreva-se

Email para inscrição:

mhn(arroba)fc.up.pt

Telefone para inscrição:

223401400

Local para inscrição:

Museu de História Natural da Fac Ciências do Porto

Nome de Contacto:

Maria José Cunha

Telefone:

223401529

Morada:

Praça Gomes Teixeira - Porto

Visita guiada às Salas de Paleontologia e Zoologia do Museu de História Natural da Faculdade de Ciências do Porto

Data Início:

22-11-2005 15:00

Data Fim:

22-11-2005 17:00

Entidade Responsavel:

Museu de História Natural da FCUP

Tipo de Evento:

Visita Guiada a Museu

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Visita guiada às Salas de Paleontologia (flora e fauna extintas) e Zoologia (espécimenes de fauna actual).

Local:

Museu de História Natural da Faculdade de Ciências do Porto
Praça Gomes Teixeira
Porto

Número máximo de participantes:

20

Necessária Inscrição Prévia:

Sim

Inscrição Online:

Inscreva-se

Email para inscrição:

mhn(arroba)fc.up.pt

Telefone para inscrição:

223401400

Local para inscrição:

Museu de História Natural da Fac Ciências do Porto

Nome de Contacto:

Teresa Santos

Telefone:

223401527

Morada:

Praça Gomes Teixeira - Porto

Minerais da Mina da Panasqueira - Histórias que os minerais contam

Data Início:

23-11-2005 15:00

Data Fim:

23-11-2005 17:00

Entidade Responsavel:

Museu de História Natural da FCUP

Tipo de Evento:

Tertúlias

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Convite a visitar o Museu de Mineralogia Montenegro de Andrade onde se encontram magníficas peças provenientes do Jazigo da Panasqueira em simultâneo de uma palestra interactiva onde se explicará de que modo os minerais podem registar algumas das páginas da evolução do planeta terra ao longo de muitos milhões de anos.

Local:

Museu de História Nacional da Faculdade de Ciências do Porto/ Museu de Mineralogia Montenegro de Andrade
Praça Gomes Teixeira
Porto

Número máximo de participantes:

15

Necessária Inscrição Prévia:

Sim

Inscrição Online:

Inscreva-se

Email para inscrição:

mhn(arroba)fc.ul.pt

Telefone para inscrição:

223401400

Nome de Contacto:

Alexandre Lourenço

Telefone:

22340400

Morada:

Praça Gomes Teixeira - Porto

Histórias da Terra e da Vida

Data Início:

24-11-2005 14:30

Data Fim:

24-11-2005 16:00

Entidade Responsavel:

Museu de História Natural da FCUP

Tipo de Evento:

Tertúlias

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Tectónica de placas e alterações climáticas, Sismos, Vulcões, Tsunamis Glaciações, Impactos meteoríticos, Evolução da Vida, Extinções em massa.
Histórias
que podemos ler nas rochas e nos fósseis

Local:

Sala de Exposições temporárias do Museu de História Natural da FCUP
Praça Gomes Teixeira
Porto

Número máximo de participantes:

15

Necessária Inscrição Prévia:

Sim

Inscrição Online:

Inscreva-se

Email para inscrição:

hcouto(arroba)fc.up.pt

Telefone para inscrição:

223401400

Nome de Contacto:

Helena Couto

Telefone:

22340400

Morada:

Praça Gomes Teixeira - Porto

Semana da Ciência e Tecnologia - VI

Actividades interessantes no Distrito de Lisboa

Laboratório de Paleontologia de Portas Abertas

Data Início:

21-11-2005 9:00

Data Fim:

25-11-2005 17:30

Entidade Responsavel:

Museu da Lourinhã

Tipo de Evento:

Portas Abertas / Visitas a laboratórios

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Visita às instalações do Laboratório de Paleontologia do Museu da Lourinhã. Possibilidade de experimentar as técnicas da preparação mecânica e química de fósseis, bem como de aprender as técnicas de necessárias à realização de moldes e réplicas de fósseis de dinossauros.

Local:

Museu da Lourinhã
Rua João Luis de Moura, 2530-157 Lourinhã
Lourinhã

Nome de Contacto:

Octávio Mateus & Alexandra Tomás

Telefone:

261413995

Morada:

Rua João Luis de Moura, 2530-157 Lourinhã - Lourinhã

Observações:

Os vulcões: janelas para o interior da Terra

Data Início:

21-11-2005 9:00

Data Fim:

25-11-2005 17:30

Entidade Responsavel:

Instituto de Investigação Científica Tropical - IICT

Tipo de Evento:

Colóquios / Palestras / Conferências

Público Alvo:

Jovens

Descrição:

Palestra, acompanhada de projecção de vídeo e diapositivos, sobre a erupção de Abril de 1995 no vulcão da Ilha do Fogo, Cabo Verde.

Local:

Auditório do Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, nº 30
Lisboa

Necessária Inscrição Prévia:

Sim

Inscrição Online: :

Inscreva-se

Nome de Contacto:

Doutora Maria Ondina Figueiredo

Telefone:

21 847 65 96

Morada:

Rua da Junqueira, nº 30 - Lisboa

Observações:

Esta actividade é destinada a alunos do 9º ao 11º ano, podendo ser realizada em escolas, em caso de solicitação.
A sua duração dependerá da disponibilidade das escolas interessadas.

Um dia no Museu Geológico

Data Início:

22-11-2005 9:00

Data Fim:

22-11-2005 17:00

Entidade Responsavel:

INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, I.P.

Tipo de Evento:

Visita Guiada a Museu

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Dia de Portas Abertas no Museu Geológico, com presença permanente de um guia educativo, e de uma visita guiada ao Museu pelo seu Coordenador Prof. Miguel Magalhães Ramalho, às 15.oo horas.

Local:

Museu Geológico
Rua da Academia das Ciências, 19-2º
Lisboa

Número máximo de participantes:

100

Email para inscrição:

museugeol(arroba)ineti.pt

Telefone para inscrição:

213463915

Local para inscrição:

Museu Geológico

Nome de Contacto:

Graça Proença

Telefone:

210924634

URL:

www.ineti.pt

Morada:

Rua da Academia das Ciências, 19-2º - Lisboa

Pés na Terra, Olhos no Céu

Data Início:

22-11-2005 10:00

Data Fim:

25-11-2005 12:00

Entidade Responsavel:

Centro Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento

Tipo de Evento:

Oficinas / WorkShops

Público Alvo:

Crianças

Descrição:

A Videoteca de Lisboa e o Pavilhão do Conhecimento-Ciencia Viva prepararam um ciclo de filmes e actividades inteiramente dedicado às ciências da natureza e à divulgação científica. Uma viagem pelo sistema solar, observar a força destruidora dos furacões e a lava incandescente dos vulcões, são algumas das actividades propostas.

Local:

Videoteca Municipal de Lisboa
Largo do Calvário, 2
Lisboa

Necessária Inscrição Prévia:

Sim

Email para inscrição:

geral(arroba)videotecalisboa.org

Telefone para inscrição:

213610220

Nome de Contacto:

Manuela Sousa

Telefone:

213610220

Morada:

Largo do Calvário, 2 - Lisboa

Observações:

Actividade dirigida em especial para crianças do 1º ciclo.

Os Recursos Geológicos e o Desenvolvimento Sustentável

Data Início:

22-11-2005 10:30

Data Fim:

22-11-2005 13:00

Entidade Responsavel:

Departamento de Engª Minas e Georrecursos, Instituto Superior Técnico

Tipo de Evento:

Portas Abertas / Visitas a laboratórios

Público Alvo:

Jovens

Descrição:

A reciclagem de resíduos sólidos, a reconstrução de património e recuperação e integração de antigas explorações mineiras são exemplos de inovação e adaptação de tradicionais técnicas e conhecimentos dos engenheiros ligados às da Terra a problemas actuais directamente ligados ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, o Departamento de Engenharia de Minas e Georrecursos do Instituto Superior Técnico organizará uma acção onde serão abordados aspectos como os recursos geológicos e a sua exploração, as utilizações dos georrecursos, a intervenção das geociências na recuperação do património cultural construído em pedra assim como na reabilitação de áreas mineiras abandonadas e a indispensabilidade da reciclagem dos materiais. A acção com duração de 2h30min consistirá numa exposição que incluirá trabalhos experimentais onde se prevê a participação dos grupos, palestras e uma visita guiada ao Museu Alfredo Bensaúde (museu de mineralogia).Os participantes terão ainda oportunidade de contactar com trabalhos de investigação em curso.

Local:

Departamento de Engª Minas e Georrecursos do Instituto Superior Técnico
Av. Rovisco Pais
Lisboa

Número máximo de participantes:

40

Inscrição Online: :

Inscreva-se

Nome de Contacto:

Amélia Dionísio

Telefone:

218400806

Morada:

Av. Rovisco Pais - Lisboa

Observações:

A participação neste evento obriga à realização de uma inscrição prévia dos grupos escolares, até 8 de Novembro de 2005.
Caso existam vários grupos escolares interessados na acção poder-se-á efectuar nova acção no mesmo dia no período da tarde.

“A Faixa Piritosa Ibérica e a educação para a geocidadania”

Data Início:

23-11-2005 18:00

Data Fim:

23-11-2005 19:00

Entidade Responsavel:

Museu Nacional de História Natural

Tipo de Evento:

Colóquios / Palestras / Conferências

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

“A Faixa Piritosa Ibérica e a educação para a geocidadania” é uma conferência proferida pelo Prof. Doutor Jorge Relvas do Dep Geologia da FCUL, no âmbito das exposições Fotógrafos da Natureza e Arte Fóssil patentes ao público no Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa

Local:

Anfiteatro da Botânica - Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica 58
1250-102 Lisboa

Número máximo de participantes:

80

Nome de Contacto:

Fernando Barriga

Telefone:

213921848

URL:

http://www.mnhn.ul.pt

Morada:

Rua da Escola Politécnica 58 - 1250-102 Lisboa

Fotógrafos da Natureza e Arte Fóssil

Data Início:

24-11-2005 10:00

Data Fim:

24-11-2005 17:00

Entidade Responsavel:

Museu Nacional de História Natural

Tipo de Evento:

Exposições

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Fotógrafos da Natureza e Arte Fóssil são duas exposições patentes ao público no Museu Nacional de História Natural que neste dia 24, Dia Nacional da Cultura Científica estão abertas ao público e onde serão distribuidos, pelas 16h, os prémios e as menções honrosas do concurso Flash da Natureza.

Local:

Museu Nacional de História Natural
Rua da Escola Politécnica 58
1250-102 Lisboa

Nome de Contacto:

Maria Amélia Martins-Loução

Telefone:

213921890

URL:

http://www.mnhn.ul.pt

Morada:

Rua da Escola Politécnica 58 - 1250-102 Lisboa

PLANETÁRIO - O Céu de Portugal

Data Início:

24-11-2005 11:00

Data Fim:

24-11-2005 16:00

Entidade Responsavel:

Museu de Ciência da Universidade de Lisboa

Tipo de Evento:

Oficinas / WorkShops

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

As sessões de planetário terão o seguinte horário: 11h, 12h, 15h.e 16h.
Simulação do céu observável em Novembro, em Portugal. Descrição das principais constelações e alterações do céu ao longo da noite. Simulação da translação da Terra e a consequente alteração do céu ao longo do ano.
O céu de outras latitudes.

Local:

Lisboa
Rua da Escola Politecnica
Lisboa

Número máximo de participantes:

38

Necessária Inscrição Prévia:

Sim

Email para inscrição:

gdcultural(arroba)fc.ul.pt

Telefone para inscrição:

213921808

Local para inscrição:

Gabinete de Extensão Cultural

Nome de Contacto:

Teresa Caissotti

Telefone:

213921881

URL:

www.museu-de-ciencia.ul.pt

Morada:

Rua da Escola Politecnica - Lisboa

Observações:

A entrada é gratuita.

Volcanoes of the deep sea

Data Início:

24-11-2005 17:00

Data Fim:

24-11-2005 18:00

Entidade Responsavel:

Museu Nacional de História Natural

Tipo de Evento:

Documentários / Filmes / Ficção Cientifica

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Volcanoes of the deep sea é um filme de divulgação organizado no âmbito das exposições Fotógrafos da Natureza e Arte Fóssil patentes ao público no Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, comentado por Prof Dr. Fernando Barriga e Prof. Adolf Seilacher

Local:

Anfiteatro da Botânica - Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica 58
1250-102 Lisboa

Número máximo de participantes:

80

Nome de Contacto:

Maria Amélia Martins-Loução

Telefone:

213921890

URL:

http://www.mnhn.ul.pt

Morada:

Rua da Escola Politécnica 58 - 1250-102 Lisboa

Discovering an ancient sea through trilobite burrows

Data Início:

24-11-2005 18:00

Data Fim:

24-11-2005 19:00

Entidade Responsavel:

Museu Nacional de História Natural

Tipo de Evento:

Colóquios / Palestras / Conferências

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Discovering an ancient sea through trilobite burrows é uma conferência proferida por Prof. Doutor Adolf Seilacher da Universidade de Tübingen, Alemanha, e da Universidade de Yale, EUA no âmbito das exposições Fotógrafos da Natureza e Arte Fóssil patentes no Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa

Local:

Anfiteatro da Botânica - Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa
rua da Escola Politécnica 58
1250-102 Lisboa

Número máximo de participantes:

80

Nome de Contacto:

Fernando Barriga

Telefone:

213921848

URL:

http://www.mnhn.ul.pt

Morada:

rua da Escola Politécnica 58 - 1250-102 Lisboa

Homenagem a José Fernando Monteiro

Data Início:

25-11-2005 14:30

Data Fim:

25-11-2005 19:00

Entidade Responsavel:

Museu Nacional de História Natural

Tipo de Evento:

Colóquios / Palestras / Conferências

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Homenageia-se José Fernando Monteiro, geólogo do Dept Geologia da FCUL, falecido este ano, através dum ciclo de conferências sobre meteoritos, tema que lhe era muito caro e sobre o qual dedicou a sua investigação.

Local:

Auditório Manuel Valadares - Museu Ciência
Rua da Escola Politécnica 58
1250-102 Lisboa

Número máximo de participantes:

120

Nome de Contacto:

Fernando Barriga

Telefone:

213921848

URL:

http://www.mnhn.ul.pt

Morada:

Rua da Escola Politécnica 58 - 1250-102 Lisboa

Lançamento do livro Descobre o Céu!

Data Início:

26-11-2005 16:00

Data Fim:

26-11-2005 16:30

Entidade Responsavel:

Centro Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento

Tipo de Evento:

Oficinas / WorkShops

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Lançamento do livro "Descobre o Céu!", de Constança Providência, Nuno Crato, Manuel Paiva, e Carlos Fiolhais (Editora Bizâncio), inserido na colecção Ciência a Brincar.

Local:

Auditório do Pavilhão do Conhecimento
Parque das Nações-Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01
Lisboa

Nome de Contacto:

Pavilhão do Conhecimento

Telefone:

218917100

Morada:

Parque das Nações-Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01 - Lisboa

Lançamento da versão portuguesa do livro Hubble, 15 anos de Descoberta

Data Início:

26-11-2005 16:30

Data Fim:

26-11-2005 17:00

Entidade Responsavel:

Centro Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento

Tipo de Evento:

Oficinas / WorkShops

Público Alvo:

Público em Geral

Descrição:

Lançamento da versão portuguesa do livro Hubble, 15 anos de Descoberta, de Lars Lindberg Christien e Bob Fosbury, da Agência Espacial Europeia (tradução revista por António Pedrosa e Pedro Russo, da Fundação Navegar, Espinho).

Local:

Auditório do Pavilhão do Conhecimento
Parque das Nações - Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01
Lisboa

Nome de Contacto:

Pavilhão do Conhecimento

Telefone:

218917100

Morada:

Parque das Nações - Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01 - Lisboa